Gestão da qualidade coloca a Unimed Goiânia entre as mais modernas do Brasil
As práticas de gestão da qualidade têm como foco resultados organizacionais que evidenciem o alto desempenho e a eficiência na alocação e utilização de recursos que garantam a melhoria contínua da assistência à saúde e a completa satisfação de beneficiários e beneficiárias.
Para manter e amadurecer o Sistema de Gestão da Qualidade, a Unimed Goiânia tem realizado vários projetos nos últimos anos, entre os quais se destacam:
Programa de Melhoria da Qualidade – RN nº 277
Em 2013, o Programa de Melhoria da Qualidade (PMQ) foi implantado em todas as áreas da Cooperativa, com base em diretrizes e procedimentos que orientam o atendimento ao Programa de Acreditação de Operadoras de Planos Privados de Assistência à Saúde, conforme instituído na Resolução Normativa (RN) nº 277 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). São sete dimensões: Programa de Melhoria da Qualidade; Dinâmica da Qualidade e Desempenho da Rede Prestadora; Sistemáticas de Gerenciamento das Ações dos Serviços de Saúde; Satisfação dos Beneficiários; Programas de Gerenciamento de Doenças e Promoção da Saúde; Estrutura e Operação; e Gestão.
A Unimed Goiânia está acreditada pela RN nº 277 desde 2015 com classificação no Nível I – Ouro (nível máximo), com validade de três anos. Em 2018, além de ser reacreditada no mesmo nível, melhorou sua nota de 92 para 98, alterando a validade do selo para quatro anos.
Escritório da Qualidade
Criado em 2017, o Escritório da Qualidade é voltado para os Recursos e Serviços Próprios e conta com apoio do Programa Qualifica da Unimed do Brasil no processo de implantação e consolidação do Sistema de Gestão da Qualidade, além de dar suporte às áreas para cumprimento de requisitos do Manual Brasileiro de Acreditação, com foco na segurança de pacientes. Em razão disso, nos últimos dois anos, a Cooperativa recebeu a certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA) em três de suas unidades de atendimento: Serviço de Atendimento Unimed, Centro de Diagnósticos Unimed e Centro Clínico Unimed.
Qualidade dos Processos
Em 2019, a Cooperativa revisou seus processos fundamentada no conceito de Business Process Manegement, ou Gerenciamento de Processos de Negócio, para aprimorar o Sistema de Gestão da Qualidade. O BPM é um conjunto de práticas e princípios de gestão conhecido mundialmente e desenvolvido com a finalidade de sistematizar e facilitar processos organizacionais, possibilitando grande visibilidade de resultados, procedimentos e estratégias. A revisão foi realizada para apoiar as equipes na implantação da normativa da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT NBR ISO 9001:2015), prevista para 2020, e implantar melhorias no Programa de Melhoria da Qualidade.
“A melhoria contínua proporcionada pela adoção desse conjunto de práticas permite mais eficiência, assertividade e capacidade de mudanças”, garante Breno de Faria, presidente da Unimed Goiânia.