Candidatos a novos cooperados fazem curso no Cremego

Processo seletivo abriu 48 vagas em diversas especialidades médicas

Uma turma de 415 candidatos a cooperados da Unimed Goiânia participaram do Curso de Admissão realizado nos dias 3 e 4 de agosto, no auditório do Conselho Regional de Medicina de Goiás (Cremego).

O processo seletivo abriu 48 vagas em diversas especialidades médicas. Na ocasião, médicos e médicas receberam as boas-vindas do diretor do Conselho Técnico, Júlio Resplande.

O presidente da Unimed Goiânia, Breno de Faria, ministrou a primeira palestra da programação, abordando as características do Sistema Unimed, o Código de Conduta e o Comitê de Ética, e fez questão de chamar a atenção dos candidatos para a natureza cooperativista da Unimed Goiânia.

Breno de Faria

“Ser admitido na Unimed Goiânia não é um movimento de se credenciar a uma rede mercantil, a um simples convênio de saúde. A Cooperativa está selecionando novos sócios, que oferecerão seu trabalho e dividirão responsabilidades e direitos. Aqui, vocês participarão como proprietários. Nas outras empresas, vocês não escolhem o quadro de diretores, não podem pertencer a nenhum quadro, não podem participar politicamente.

A programação foi conduzida pelos diretores da Unimed Goiânia, que abordaram os seguintes temas relacionados às suas diretorias:

- Histórico da Unimed Goiânia e organograma: Selma Trad, diretora de Planejamento e Controle.

- Operadoras de planos de saúde e órgão regulamentador (ANS): Tatiana Accioly Fayad, gerente Jurídica.

- Aspectos financeiros da Cooperativa e capital social: Sizenando da Silva Campos Jr, diretor financeiro.

- Diretoria Administrativa: João Damasceno Porto, diretor Administrativo.

- Diretoria Médica – assembleias e eleições: Adriano Auad, diretor-médico.

- Diretoria de Auditoria e Câmaras Técnicas: Lueiz Amorim Canêdo, diretor de Auditoria.

- Conselho Fiscal: Luciano Carvalho Vitorino, conselheiro Fiscal.

- Recursos e Serviços Próprios I: Washington Rios, diretor de RSP I.

- Recursos e Serviços Próprios II: José Garcia, diretor de RSP II.

- Mercado: Sérgio Baiocchi Carneiro, diretor de Mercado.

- Judicialização da saúde: Tatiana Accioly Fayad, gerente Jurídica.

- Cooperativismo I e II: José da Paz Cury, Fundação Unimed.

- Conselho de Especialidades: Frederico Moraes Xavier, coordenador do Consesp.

- Cooperativismo e as Entidades Médicas: Leonardo Mariano Reis, presidente do Cremego.

- Ouvidoria: Clausmir Zanetti Jacomini, ouvidor.

- Conselho Técnico – Código Técnico-Administrativo: Júlio Resplande, diretor do Conselho Técnico e da comissão organizadora.

- Direitos e benefícios dos cooperados: Raquel Costa, diretora do Conselho Técnico e da comissão organizadora.

Candidatos e candidatas elogiaram a estrutura do curso e o conteúdo. Wolney Valente Jr., neurocirurgião, considerou a atividade bem organizada e com uma divisão equilibrada do tempo das palestras. “Estou otimista”, disse ele.

Renata Cavalcante, também neurocirurgiã, teve a mesma opinião. “Gostei muito, não foi cansativo, conteúdo bem abordado e didático”, falou.

“Para quem está começando o consultório, ingressar na Unimed Goiânia ajuda muito a ter muitas oportunidades de trabalho”, garantiu Carolina Borges Basílio Guimarães, da especialidade de clínica médica.

Jenis de Souza, da medicina nuclear, destacou a natureza cooperativista da Unimed Goiânia. “Quase ninguém tem essa noção de como funciona o cooperativismo e suas vantagens. A gente acaba sempre pensando que é bem parecido com um vínculo empregatício, mas é totalmente diferente, uma visão nova, um novo leque de possibilidades de trabalho”, afirmou.

Para concluir o processo seletivo, o candidato ainda deverá fazer uma prova sobre as palestras ministradas no curso, o Estatuto Social, o Código Técnico-Administrativo da Unimed Goiânia e a apostila de Cooperativismo da OCB-Goiás.

A prova será realizada no dia 26 de agosto, das 8h às 11h, no Colégio Santo Agostinho, conterá 50 questões objetivas com 4 opções de múltipla escolha, valendo 300 pontos, e terá caráter eliminatório. Para ser aprovado, o candidato deve ter no mínimo 50% de acertos.