Como o cooperativismo pode melhorar a saúde dos brasileiros?

A cerimônia de abertura do Simpósio Unimed 2018, realizado pelas Federações Espírito Santo e Minas Gerais, ocorreu no dia 15 de agosto. Com a presença de quase mil profissionais, o evento tratou de discussões sobre a prestação de serviços em saúde e o caminho a ser percorrido para garantir soluções eficientes e inovadoras aos beneficiários do Sistema Unimed. O evento teve a participação do presidente da Unimed Goiânia, Breno de Faria, e do diretor-financeiro da Cooperativa e diretor Comercial e de Marketing da CNU, Sizenando da Silva Campos Jr.

O presidente da Unimed do Brasil, Orestes Pullin, discursou na abertura do encontro, ressaltando a importância do simpósio e a representatividade de suas regiões de abrangência (Espírito Santo e Minas Gerais), com cerca de 21% das cooperativas Unimed, mais de 3,5 milhões de beneficiários e aproximadamente 21 mil médicos cooperados.

Orestes Pullin

“Tenho sido enfático, nestes últimos tempos, em mostrar para toda a sociedade e reforçar, junto à comunidade unimediana, o nosso DNA. Hoje, 18 milhões de brasileiros depositam em nós a sua esperança de ter o melhor cuidado em saúde. Por isso, estamos reunidos para buscar maneiras de não os decepcionar”, enfatizou.

O Simpósio, um evento tradicional no Sistema Unimed que tem como público de interesse líderes da alta gestão e executivos das cooperativas de trabalho médicoaconteceu em Vitória (ES) e encerrou-se em 17 de agosto. O tema desse ano foi “Inovar – conectar – superar: o futuro da saúde”.

Entre os temas discutidos, estão “Visão de futuro do cooperativismo na Saúde Suplementar”,

“Os desafios das OPS em face da regulação da ANS”, “Saúde e Tecnologia – duas realidades em um único cenário”, “Uma breve análise da medicina contemporânea”, “O que nos espera, Atenção Primária à Saúde: desafios na implantação”, “Avanços em ‘Telessaúde’", “A importância da transparência nos sistemas de integridade empresariais”.

Breno de Faria

Para Breno de Faria, reunir os principais dirigentes do Sistema Unimed da região Sudeste e de outras Unimeds do Brasil é “de grande importância para o cooperativismo médico e demonstra a versatilidade do Sistema Nacional Unimed em se adaptar ao dinamismo da conjuntura do setor brasileiro de saúde para garantir soluções personalizadas de gestão e atendimento”.

Sizenando da Silva Campos Jr.

Sizenando da Silva Campos Jr. destacou tratar-se de “uma grande oportunidade estratégica também para negócios por meio da realização de uma feira, além da troca de experiências e conhecimento durante palestras, debates e apresentações de cases de sucesso”.