PAS convida cooperados para participar do Curso para Gestantes como palestrantes

Para cada palestra ministrada, o (a) cooperado (a) recebe uma remuneração no valor de quatro consultas médicas

O Programa de Atenção à Saúde da Unimed Goiânia convida médicos e médicas cooperados das especialidades de obstetrícia, ginecologia e pediatria para participarem do Curso para Gestantes como palestrantes. A atividade faz parte do Programa de Apoio à Gestante e ao Recém-Nascido, que orienta e informa as futuras mães beneficiárias sobre desenvolvimento da gestação, parto, pós-parto, amamentação e cuidados com o bebê.

Para cada palestra ministrada, o cooperado ou a cooperada recebe uma remuneração no valor de quatro consultas médicas. Os principais temas abordados são relacionados ao desenvolvimento da gravidez e suas diversas fases, dúvidas sobre parto e pós-parto, amamentação e cuidados com o bebê.

O programa teve início em maio de 2004 e foi posteriormente ampliado com a inclusão de outras ações, tais como o acompanhamento nutricional do Programa de Reeducação Alimentar para Gestantes; treinamento físico para o parto natural; distribuição de cartilhas da gestante (com informações sobre pré-natal, parto, pós-parto, amamentação e cuidados com bebê) para aproximadamente 80% das gestantes e puérperas; cursos para enfermeiras dos hospitais conveniados sobre apoio na amamentação e no parto; oficinas Bebê Canguru, que promovem mais contato entre mãe e filho; rodas de conversa para dar apoio no período da amamentação; workshop de alimentação complementar para bebês de seis meses a um ano; oficinas de Shantala, massagem para bebês de trinta dias a seis meses de idade; e ainda a entrega de uma lembrancinha especial para o bebê nascido de parto natural.

José Garcia

“Queremos fazer o rodízio de médicos e médicas cooperados palestrantes nas várias edições do curso para que todos tenham oportunidade de participação. A abordagem do Curso para Gestantes é multidisciplinar e inclui a participação fundamental de especialistas de obstetrícia, ginecologia e pediatria, além de profissionais das áreas de assistência social, psicologia, educação física, enfermagem, fonoaudiologia, nutrição. Convidamos nossos médicos cooperados e cooperadas, obstetras, ginecologistas e pediatras, para contribuir com seu conhecimento e participar da iniciativa”, convida o diretor de Recursos e Serviços Próprios II, José Garcia.

Os interessados devem entrar em contato com Programa de Atenção à Saúde pelo telefone (62) 3524-6864.

O diretor acrescenta que a Cooperativa aderiu ao Projeto Parto Adequado da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que trabalha pela redução do número de cesarianas desnecessárias. A iniciativa também é monitorada pela ANS por meio do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), uma ferramenta utilizada para avaliar a qualidade das operadoras de planos de saúde anualmente no critério "Qualidade da Atenção à Saúde: cuidado à saúde daqueles que contratam planos de saúde".

Cooperados e cooperadas que já atuam como palestrantes no Curso para Gestantes fazem uma avaliação positiva sobre a iniciativa.

“É um curso bem completo, com conteúdo bem abordado e de grande interesse por parte das participantes”, conta a pediatra Luciana Nabuth.

O obstetra Augusto Cortizo disse gostar muito de participar e ajudar as gestantes. “Sempre que me convidam, vou com prazer ministrar as palestras. As gestantes são participativas. O esclarecimento de dúvidas importantes ajuda bastante no consultório do obstetra, pois elas já vão sabendo das coisas”, explica.

Outro obstetra que participa do curso há muito tempo é Ary Wanderley de Carvalho. “A iniciativa é muito importante para uma boa gravidez. As mulheres recebem muitas instruções e conhecem protocolos importantes de todas as etapas da gestação. Acredito que elas ficam mais encorajadas e motivadas”, diz o cooperado.