Unimed Goiânia realiza a primeira Oficina de Shantala para bebês até seis meses de idade

Shantala é uma técnica indiana de massagem que aprofunda o vínculo entre mãe e filho, melhora o sistema imunológico e, ao trabalhar as articulações e a musculatura do bebê, alivia as dores de cólicas. Cooperados podem indicar suas pacientes.

O Programa de Atenção à Saúde realizará a primeira oficina de Shantala no dia 1˚ de setembro, das 10h às 11h30, no Espaço Sinta-se Bem, para bebês beneficiários de 30 dias a 6 meses. Pais também podem participar.

O toque na pele transmite amor, conforto e confiança, elementos que permitem que o bebê se desenvolva de maneira plena.

Origem

Embora não se saiba exatamente quem deu à técnica essa vertente direcionada a bebês e crianças, a Shantala tem origem na Medicina Ayurvédica, que é exercida há mais de 7.000 anos na Índia. A palavra Ayurveda, em sânscrito, significa ciência da vida.

José Garcia

“Quem trouxe a Shantala para o Ocidente foi o obstetra humanista Frédérick Leboyer. Em uma viagem à Índia, no final da década de 1970, o médico viu uma mulher massageando um bebê na rua. Embora para ela aquele fosse um ato comum, Leboyer se encantou com a relação de extremo afeto entre mãe e filho. O obstetra fotografou e filmou mãe e filho por vários dias consecutivos, e seus registros deram origem ao livro Shantala: uma arte tradicional - massagem para bebês, informa José Garcia, diretor de Recursos e Serviços Próprios II.