Fórum define medidas para fortalecer a Saúde Suplementar

A Federação Nacional da Saúde Suplementar (FenaSaúde) realizou recentemente o 4º Fórum da Saúde Suplementar, que aconteceu no Rio de Janeiro e trouxe especialistas nacionais e internacionais para fomentar e aprofundar os debates no setor sobre diferentes áreas. Com o tema “O desafio da eficiência em saúde: um debate inclusivo”, o evento contou com a presença dos ministros de Estado da Saúde e da Justiça, Gilberto Occhi e Torquato Jardim, respectivamente, além de autoridades do setor. Apresentando experiências estrangeiras, o Fórum contou com a participação de Robert Pearl, diretor Executivo e CEO do The Permanente Medical Group e professor de medicina e administração em saúde da Universidade de Stanford, entre outros.

Durante a coletiva de imprensa no 4º Fórum da Saúde Suplementar, no Rio, a presidente da federação, Solange Beatriz Palheiro Mendes, o diretor Executivo, José Cechin e o superintendente de Regulação, Sandro Leal, fizeram uma apresentação para a imprensa com 11 medidas para fortalecer o ramo. Entre os temas, alguns podem ser destacados: Atenção Primária à Saúde e rede hierarquizada; novas regras de formação de preços e reajuste; mudanças de regras para incorporação de novas tecnologias; combate a fraudes com tipificação de crimes; mudança de modelo de remuneração; Análise de Impacto Regulatório; e criação de produtos de previdência e poupança vinculados à saúde.


Breno de Faria

“Algumas das propostas apontadas já são implementadas pela Unimed Goiânia, como Atenção Primária à Saúde, medidas de compliance, discussão de novos modelos de remuneração e novos produtos. Quanto mais espaços para o debate de ideias tivermos, melhor para o desenvolvimento do setor de saúde suplementar”, afirma o presidente da Cooperativa, Breno de Faria.

Confira as propostas da instituição:

1. Atenção Primária à Saúde (APS)

2. Regulação dos prestadores e fornecedores

3. Novas regras de reajuste dos planos individuais

4. Mudanças das regras para incorporação de novas tecnologias

5. Combate às fraudes – tipificação de crimes

6. Mudança do modelo de remuneração

7. Análise de Impacto Regulatório (AIR) e de revisões sistemáticas de regras (ex-posts)

8. Governança regulatória (Consu)

9. Admissão de hospitais públicos na rede credenciada

10. Novos produtos de previdência e poupança vinculados à saúde

11. Mecanismos financeiros de regulação – coparticipação e franquia

Fonte: IESS.