Lançamento do livro “Unimed Goiânia - 40 anos” reúne comunidade médica

O lançamento do livro “Unimed Goiânia - 40 anos” foi realizado no dia 19 de dezembro, às 20h, no Maison Florency.
Estiveram presentes a presidente do Sindicato dos Médicos de Goiás (Simego), Pabline Marçal; o presidente do Conselho Regional de Medicina de Goiás (Cremego), Leonardo Mariano Reis; o presidente da Associação dos Hospitais de Goiás (Aheg), Adelvânio Morato; o presidente da Associação Médica de Goiás (AMG), José Umberto Vaz de Siqueira. Também prestigiaram a ocasião os ex-presidentes da Unimed Goiânia, José Abel Ximenes (1990-1995); Humberto Ribeiro Neto (1982-1983 e 1988-1989) e Sizenando da Silva Campos (2002-2016), que também é o atual diretor-financeiro da Cooperativa; e os membros da atual gestão da Unimed Goiânia: o diretor-presidente, Breno de Faria; o diretor de Mercado, Sérgio Baiocchi Carneiro; a diretora de Planejamento e Controle, Selma Trad; o diretor de Auditoria, Lueiz Amorim; os diretores do Conselho Técnico, Raquel Coelho e Júlio Resplande; os diretores de Recursos e Serviços Próprios I e II, Washington Rios e José Garcia; e o diretor Administrativo, João Damasceno.

Na abertura do lançamento, Breno de Faria agradeceu a presença de todos e fez um breve retrospecto da história da Unimed Goiânia. "Dez anos após a criação da primeira cooperativa de trabalho médico do País, a Unimed Santos, um grupo de médicos goianos começou a planejar a criação da nossa cooperativa. O objetivo era contrapor a então vigente e única relação de trabalho entre a medicina de grupo e o médico, fundamentada em princípios mercantis e propor uma alternativa para a geração de mais trabalho e melhor renda para a classe, a partir do exercício pleno da medicina e pautada por princípios coletivos e na gestão compartilhada. Este livro registra o caminho que se seguiu ao sonho de 49 médicos goianos que, reunidos em assembleia na sede da Associação Médica de Goiás, em 21 de fevereiro de 1978, criaram esta, que, graças à dedicação e ao esforço dos seus cooperados e cooperadas, tornou-se a maior cooperativa de trabalho médico da região Centro-Oeste e uma referência de boas práticas no sistema nacional Unimed," disse o presidente.

Ele manifestou sua curiosidade em saber se aqueles médicos tinham ideia da dimensão que seu ato assumiria e comparou a Unimed Goiânia com uma mulher madura. “A Cooperativa cresceu e hoje é uma mulher de 40 anos, que está pensando no futuro. Somos nós os responsáveis por assegurar este futuro. Fico me perguntando se os fundadores da Cooperativa imaginavam que ela alcançaria essa idade, que prosperaria tanto. Vivemos em um mercado complexo, cheio de ameaças e desafios. Para enfrentá-los, criamos várias defesas como o nosso Código de Conduta, o Comitê de Ética, o setor de Compliance”, que nos amparam no caminho da sustentabilidade e da retidão”, disse.
O presidente ainda reforçou a visão moderna e futurista da atual gestão, que percebeu o movimento evolutivo do modelo de atenção à saúde. “Percebemos que não funcionava mais o modelo de saúde curativo e então começamos a projetar uma importante e necessária mudança: a implantação do modelo de Atenção Integral à Saúde (AIS)”, afirma.

Ubirajara Galli

O autor do livro, escritor goiano e membro da Academia Goiana de Letras, Ubirajara Galli, conta que o trabalho de pesquisa e escrita demorou um ano e meio e começou ainda na gestão de Sizenando da Silva Campos Jr. “Nós nos empenhamos em encontrar documentos antigos e reconstruir a história da Cooperativa desde sua fundação. Foi uma honra produzir essa obra”, garantiu ele. Cada convidado recebeu um livro, que foi autografado.

Da esquerda para direita: Breno de Faria, Sizenando da Silva Campos Jr., Humberto Ribeiro Neto e José Abel Ximenes

Sizenando da Silva Campos Jr.

“A história da Unimed Goiânia confunde-se com a própria história da medicina em Goiás. Essa foi uma das mais importantes ações desenvolvidas para as futuras gerações, garantir que elas tenham acesso à nossa memória, que conheçam a nossa identidade. E assim preservamos também nossos patrimônios imateriais.” Sizenando da Silva Campos Jr., ex-presidente da Unimed Goiânia e diretor de Mercado e Comunicação da Central Nacional Unimed (CNU).

Pabline Marçal

“É um registro muito importante para a comunidade médica goiana, é uma história importante.” Pabline Marçal, presidente do Simego.

Adelvânio Morato

“É uma honra poder fazer parte deste momento. Fui um dos primeiros cooperados da Unimed Goiânia, e é importante contar essa história.” Adelvânio Morato, presidente da Aheg.

José Abel Ximenes

“Sinto muito orgulho do que a Cooperativa se tornou, de como ela cresceu e amadureceu. É gratificante fazer parte dos primórdios de algo tão importante.” José Abel Ximenes, ex-presidente Unimed Goiânia.

Humberto Ribeiro Neto

“Saber que nós plantamos a sementinha da prosperidade que fez germinar essa cooperativa grande e de sucesso é muito gratificante.” Humberto Ribeiro Neto, ex-presidente da Unimed Goiânia.

Leonardo Mariano Reis

“Um livro que conta uma história muito bonita e importante para a comunidade médica tem de ser enaltecido e reconhecido.” Leonardo Mariano Reis, presidente do Cremego.

José Umberto Vaz

“Nós podemos ver aqui a trajetória de uma cooperativa inovadora e pioneira no estado de Goiás, que se tornou uma das mais importantes no Brasil.” José Umberto Vaz, presidente da AMG.