Unimed Goiânia participa do III Encontro Nacional do DRG Brasil

Com o tema “Inovações do DRG Brasil para a transformação do sistema de saúde do Brasil”, o III Encontro Nacional do DRG Brasil discutiu o Projeto Nacional de Mudança do Modelo Remuneratório e Assistencial doSistema de Saúde Brasileiro. O presidente da Unimed Goiânia apresentou o Caso Unimed GoiâniaBundles (pacotes) DRG Brasil como metodologia de precificação e negociação com a rede, no dia 29 de novembro.

O presidente iniciou sua exposição apresentando a dimensão da Unimed Goiânia e sua inserção no mercado de saúde suplementar. “Para nós, é muito claro que o DRG Brasil é uma ferramenta tecnológica que nos entrega diversas informações, e o resultado só chegará com a redução dos desperdícios”, disse ele, que mostrou a perspectiva econômica baseada no desempenho da Cooperativa analisado de 1º de outubro de 2017 a 30 de setembro de 2018.

A metodologia do Grupo de Diagnósticos Relacionados (DRG) categoriza e mede a complexidade, a criticidade e o nível da segurança assistencial de cada paciente internado. Também mensura e compara o desempenho – assistencial e econômico – de médicos, equipes, clínicas e hospitais com referenciais internos e externos nacionais. Com isso, é possível reduzir internações hospitalares potencialmente evitáveis, o tempo de permanência hospitalar ao essencial para o tratamento e as readmissões hospitalares; aumentar a segurança do paciente; e controlar os desperdícios, garantindo sustentabilidade econômica através da qualidade assistencial.

O DRG está sendo implantado na Unimed Goiânia desde 2013, quando teve início a codificação em 100% de quatro hospitais piloto e o restante de forma aleatória. Em 2014, começou também a qualificação da Rede Prestadora pelo Programa Quali Pres com mudança de modelo remuneratório.

A integração da gestão de custos DRG Brasil ocorreu em 2016. E nos dois anos seguintes foi implementado o Projeto Alta Segura, a partir do DRG Brasil, e realizado um estudo estatístico de cinco grupos de DRGs cirúrgicos de baixa complexidade, composição de bundle (pacote) e aprovação por comitê interno.

Um bundle é uma forma estruturada de melhorar os processos e os resultados dos cuidados com o paciente: um conjunto pequeno e simples de práticas baseadas em evidências (em geral de 3 a 5) que, quando executadas coletivamente e de forma confiável, melhora os resultados para os pacientes.

Foram definidos mais grupos de DRGs para composição dos bundles de acordo com a frequência de grupos cirúrgicos de baixa complexidade, totalizando 25 bundles DRG Brasil, e iniciou-se a negociação do pagamento Bundle DRG Brasil e Alta Segura para todos os hospitais da rede prestadora.

Breno de Faria

“Nosso maior desafio é a redução das internações sensíveis à atenção primária e das readmissões, que, juntas, representam 82,46%, que resolvidas nos faria chegar à meta econômica estabelecida e nos permitirá reduzir o desperdício hospitalar e economizar recursos que podem ser investidos de forma inteligente em outras áreas”, afirma Breno de Faria.

Segundo ele, entre os principais desafios para implantação dos bundles DRG, estão a contratação de equipe para auditorias das contas por parte da operadora e dos hospitais. Os objetivos da mudança do modelo remuneratório com o pagamento por Bundle DRG Brasil são: maior previsibilidade dos custos por parte da operadora, maior controle da assistência por parte do hospital, eliminação do tempo de autorização, redução do tempo de processamento de contas, pagamento da conta hospitalar sem auditoria da operadora (exceto nos casos considerados regras de exceção), redução dos custos transacionais, aumento da qualidade e eficiência assistencial.

O projeto DRG Brasil é operacionalizado pela Diretoria de Auditoria com apoio dos diretores de relacionamento com a rede prestadora e da Diretoria de Recursos e Serviços Próprios. “Estamos codificando hoje 80% dos hospitais da rede prestadora e 100% do DRG admissional e alta nos hospitais piloto. Seguiremos brevemente com a codificação de 100% dos hospitais”, explica o presidente.