Palestra do Grupo da Melhor Idade aborda tabagismo e doenças cardíacas

A palestra “Tabagismo e doenças cardíacas: oriente uma pessoa da sua família a parar de fumar”, realizada para o Grupo da Melhor Idade da Unimed Goiânia, aconteceu no dia 9 de novembro, às 8h, no auditório do Espaço Sinta-se Bem. O médico de família e nefrologista Heitor Godinho abordou os males do tabagismo e as melhores formas de dar o primeiro passo para parar de fumar e incentivar aqueles perto de você.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o tabagismo é a primeira causa isolada evitável de mortes precoces no mundo. Cerca de 7 milhões de pessoas ainda fumam. Já foram identificadas 4720 substâncias em 15 funções químicas na fumaça do cigarro, das quais mais de 60 apresentam atividade cancerígena.

O cigarro é um dos maiores agressores do endotélio, que é a parede de células que recobre os vasos sanguíneos, isso interfere na produção de uma substância protetora conhecida como óxido nítrico e faz como que as artérias fiquem mais vulneráveis ao acúmulo de gordura. Há também uma interferência no mecanismo de contração e relaxamento, o que resulta numa dificuldade maior para o sangue circular.

Heitor Godinho

O médico alertou ainda que é preciso ter força de vontade para parar de fumar e, quase sempre, ajuda especializada para maior eficácia. “Mesmo assim, o fumante tenta de três a quatro vezes antes de conseguir parar completamente. Todos, inclusive a própria pessoa, têm que ter paciência para continuar tentando até largar o vício”, explica Heitor.

Manoel Severino

Manoel Severino é participante ativo do Grupo da Melhor Idade e conta que fumou por 30 anos, já tendo mais 30 que parou de forma natural. “Um dia tive uma infecção urinária e tive que ficar internado no hospital, desde esse dia eu falei ‘não vou fumar mais’ e nunca mais coloquei um cigarro na boca”, conta alegre.

Fátima Barbalho

Amiga de Manoel há mais de 20 anos e frequentadora assídua do Grupo da Melhor Idade, Fátima Barbalho elogiou a palestra e disse que sempre participa porque os conteúdos são muito interessantes. “Eu gosto bastante de vir e aprender sempre uma coisa nova. Esse grupo promove a integração também. Nós conhecemos pessoas, viramos amigos. É muito bom”, elogia.