Unimed Goiânia apoia o Projeto Hemocentro Itinerante

Nos dias 20 e 22 de novembro, a unidade móvel do Hemocentro esteve na porta do prédio da Administração da Unimed Goiânia, na Praça Gilson Alves, como parte da campanha do Projeto Hemocentro Itinerante para estimular a doação de sangue. A ação comemora o Dia do Doador Voluntário de Sangue, celebrado no dia 25 de novembro.

A unidade móvel permaneceu das 8h às 16h realizando cadastros de doadores e fazendo a coleta de sangue. Atualmente, o Hemocentro está com um estoque baixo de apenas 100 bolsas sangue, enquanto sua capacidade é de 800. “Precisamos aumentar nosso estoque. Com a chegada do período de férias em que as pessoas vão para as estradas durante o período chuvoso, aumenta a probabilidade de acidentes, não podemos ficar com déficits de bolsas para ajudar todos que precisam”, diz a Kamilla Leles, coordenadora do setor de Capacitação do Hemocentro.

Ana Flávia Martins

Ana Flávia Martins é estudante de medicina e sabe da importância da doação de sangue. “Eu sempre quis doar, mas por falta de tempo acabava deixando pra lá. Agora, com a unidade móvel aqui pertinho, facilitou. A gente estuda e sabe que em acidentes graves a pessoa perde muito sangue. Uma bolsa pode realmente salvar uma vida” conta.

Dados do Ministério da Saúde mostram que, atualmente, 1,6% da população brasileira doa sangue, ou seja, são 16 doadores para cada grupo de mil habitantes. Jovens com idade entre 18 e 29 anos são maioria - correspondem a 42% do total de doações registradas no País. Em 2017, 3,3 milhões de pessoas doaram sangue e 2,8 milhões fizeram transfusão sanguínea. Do total de doadores, 60% são homens.

Cleomar Torentino

O motorista Cleomar Torentino enquadra-se na estatística. Ele é doador assíduo e também, por falta de tempo, não havia doado este ano ainda. Aproveitou uma viagem de passageiro próxima à praça e fez sua doação. “Eu sei que é muito importante. Não dói, não atrapalha em nada e ainda salva muitas vidas. Eu sou doador de tudo, de sangue, de órgãos”, diz ele empolgado.

Wenis Vieira

O colaborador da Unimed Goiânia, Wenis Vieira, também aproveitou a presença da unidade móvel na porta do seu local de trabalho para fazer uma boa ação. “Vim no horário do lanche porque eu acho muito importante esse tipo de ação, tanto o de facilitar a doação trazendo a unidade móvel para perto, quanto o ato de doar”, comenta.

“Doar sangue é um processo fácil, rápido, seguro e solidário. Com uma única doação é possível salvar até quatro vidas. A meta do Ministério da Saúde é aumentar o número de doadores no País, e nós, como Cooperativa de Trabalho Médico, apoiamos esta causa”, declara o Conselho de Administração da Unimed Goiânia.

Ouça e compartilhe o spot de rádio produzido para a campanha de doação de sangue, clique aqui.