Unimed Goiânia celebra Dia do Médico com o humor da Noite de Improviso

No dia 18 de outubro é celebrado nacionalmente o Dia do Médico. A data tem origem cristã em homenagem a São Lucas, que também foi médico e é considerado patrono dos profissionais de medicina pelos católicos. Para comemorar este dia, a Unimed Goiânia preparou uma noite especial para cooperados e familiares no Teatro Rio Vermelho do Centro de Cultura e Convenções de Goiânia. Também prestigiaram o evento diversas autoridades políticas e cooperativistas.

A celebração foi prestigiada pelo Conselho de Administração: Breno de Faria (Presidente), Sérgio Baiocchi (Mercado), Lueiz Amorim Canêdo (Auditoria), Selma Trad (Planejamento e Controle), Júlio Resplande (Conselho Técnico), Raquel Coelho (Conselho Técnico e Núcleo de Desenvolvimento Humano), José Garcia (Recursos e Serviços Próprios II), Adriano Auad (Médico), Washington Rios (Recursos e Serviços Próprios I), João Damasceno (Administrativo), Sizenando da Silva Campos Jr. (Financeiro).

Raquel Coelho

A abertura do evento foi feita pela diretora do Conselho Técnico, Raquel Coelho, que deu boas-vindas a todos eapresentou novidades do Departamento de Relacionamento com o Cooperado (DRCooperado). “A Cooperativa personalizou o atendimento para valorizar o relacionamento. Agora, temos atendentes por especialidades, e o atendimento ficará mais ágil. Procure saber quem é o profissional que será sempre a referência de sua área”, recomendou a diretora.

Ela também destacou o Programa de Visitas aos Cooperados em seus consultórios, que está sendo realizado por uma equipe de agentes de relacionamento para coletar expectativas e opiniões, estimular o conhecimento de projetos da Cooperativa e disseminar informações sobre as ações de gestão. E pediu a colaboração de cada cooperado e cooperada para recebê-las.

Raquel Coelho aproveitou a oportunidade para falar sobre o foco do Núcleo de Desenvolvimento Humano da Unimed Goiânia (NDH) na gestão do conhecimento por meio da articulação de parcerias para o desenvolvimento de ações voltadas para educação, ciência, cultura e preservação do meio ambiente. “Acreditamos na capacidade transformadora do ser humano e da sociedade, convidamos todos a se engajarem e pensarem formas de tornar a Cooperativa melhor”, disse.

Sérgio Baiocchi

Em seguida, o diretor de Mercado, Sérgio Baiocchi, falou a respeito do Bem +, clube de benefícios dos cooperados que em um ano de existência já registra 40 parcerias com instituições de ensino, concessionárias, pet shops, restaurantes, bares, entre outros, que concedem descontos e benefícios aos seus associados. A rede de parceiros pode ser encontrada no app do cooperado ou no Portal da Unimed Goiânia. “Cerca de 90% de nossos parceiros foram indicados pelos próprios cooperados, e estamos abertos a mais sugestões”, disse o diretor de Mercado antes de apresentar o vídeo institucional sobre o clube Bem +.

Em seu discurso, o presidente da Unimed Goiânia, Breno de Faria, chamou a atenção dos presentes para a importância da tolerância e do respeito à diversidade de pensamento, opinião e cultural. “No ano passado, veiculamos uma série de comerciais sobre a necessidade da inclusão social de todas as pessoas e de respeito aos direitos de cada um. Vivemos um momento de muita intolerância, mas se existe algo que os médicos podem ensinar é a tolerância. Temos pacientes de diversas cores, pensamentos, sexos, idades, classes sociais, mas nossa ética é muito simples: ou dar conforto ou salvar não importando quem”, disse.

O presidente continuou dando exemplos cotidianos. No Conselho de Administração, somos diferentes. Respeitamos e toleramos as diferenças em prol do bem dos cooperados. Especialidades diferentes também se toleram dentro da Cooperativa com o objetivo de promover o bem comum. Só podemos ser intolerantes com a intolerância”, afirmou.

Ele fez questão também de reafirmar os compromissos com medidas para evitar práticas antiéticas como o Canal de Denúncias, o Comitê de Ética e, recentemente, com a criação do Escritório de Compliance para alinhar as condutas da Cooperativa às melhores práticas éticas de gestão. “Esse é o melhor caminho, o da retidão e da tolerância. E por causa disso, nos vemos refletidos em uma série de prêmios que recebemos ao longo deste ano: Certificação Nível Ouro da ANS, Prêmio de Excelência de Gestão do Sescoop, prêmio melhor lugar para trabalhar (GTPW), e estamos entre as 500 maiores e melhores empresas da revista Exame, entre as 50 da publicação Valor Econômico e do Anuário 360º. Tudo isso renova nossa crença de que esse é o caminho correto, a tolerância e a retidão”, finalizou.

Espetáculo

O espetáculo “Noite de Improviso” animou a noite dos médicos e seus familiares com situações inusitadas e engraçadas a partir de suas próprias sugestões. Foram desenvolvidos jogos teatrais de improvisação com a participação ativa da plateia que sugeriu temas e atuou nas cenas.

Segundo o ator Marco Gonçalves, cada espetáculo, baseado em técnicas de improviso, é único e nunca se repete porque as histórias ligeiras e espontâneas surgem da interação com a plateia que é sempre diferente. “Vamos explorar o próprio universo dos médicos, buscando entre eles palavras, reações e histórias de vida para construir as cenas, surpreendê-los e fazê-los rir”, explicou.

Daniel César Fernandes e Flávia Castro Fernandes

O casal de cooperados Flávia Castro Fernandes, pneumologia, e Daniel César Fernandes, angiologista e cirurgião vascular, foram convidados a subir no palco para contar como se conheceram. Essa história foi a base para uma encenação sobre a situação narrada por eles, feita com muito improviso e humor. Eles continuaram no palco para assistir e se manifestar sobre a veracidade da cena. Se estivessem de acordo com a realidade, eles tocavam uma campainha. Caso contrário, apertavam uma buzina, e os atores imediatamente corrigiam a situação, que provocou muitas risadas na plateia.

“Adoramos participar. Foi muito divertido. Estava precisando de um momento desse pra sair um pouco dessa realidade médica. Trouxe boas lembranças, fazia tempo que não pensava sobre como nos conhecemos e o início do nosso namoro”, disse Flávia Castro.

Seu marido, o médico Daniel César, contou que a repercussão foi muito grande. “Muitos amigos vieram falar com a gente, e as risadas continuaram. Até o presidente da Cooperativa quis tirar uma fotografia com a gente. No começo, ficamos um pouco tímidos, mas depois nos soltamos e foi bem bacana, muito divertido”, contou.

Thatianna Alves e Uirá Resende

Para o médico oncologista Uirá Resende e sua esposa, Thatianna Alves, o espetáculo foi muito divertido e veio em ótimo momento para espairecer. “Muito bom usar a plateia para criar as situações, precisa de bastante talento para inventar boas piadas na hora”, elogiaram.

Aplausos

Leonardo Mariano Reis

As comemorações do Dia do Médico promovidas pela Unimed Goiânia são sempre uma grande oportunidade de encontro dos médicos da capital para confraternização e troca de informações sobre assuntos de nosso interesse. A Unimed Goiânia também sempre nos brinda com palestras e shows, que nos proporcionam momentos de aprendizado e muita diversão. Neste ano, não foi diferente. A cooperativa, mais uma vez, acertou na organização do evento em homenagem aos médicos. Parabéns à Unimed Goiânia pela festa e parabéns a todos os colegas pelo Dia do Médico.

Leonardo Mariano Reis, presidente do Cremego.

Raimundo Nonato

“Este evento é muito importante para prestigiarmos esse profissional tão importante. A Unimed Goiânia sempre encontra uma forma criativa de celebrar esta data. Como médico e cooperado, sinto-me muito feliz”.

Raimundo Nonato, presidente do Siccob UniCentro.

Vera Lúcia Nunes

“Eu tive um filho, que infelizmente Deus levou, mas ele foi extremamente bem cuidado e tratado pelos médicos da Unimed Goiânia. Então, para mim, a saúde vem em primeiro lugar, e poder comemorar esta data neste evento é muito gratificante.”

Vera Lúcia Nunes, representante da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA).

Pabline Marçal

“É muito importante poder celebrar esta data ao lado de colegas médicos nesse evento tão lindo e bem organizado”.

Pabline Marçal, presidente do Simego.

José Umberto Vaz

“O evento valoriza a profissão, valoriza o cooperado e toda a medicina em si. Mesmo nos dias atuais sendo difícil comemorar algo, é importante que a Unimed Goiânia mantenha a tradição”.

José Umberto Vaz, presidente da AMG.

Danúbio Antônio de Oliveira

“É um dia muito importante para a categoria médica, onde podemos celebrar a nossa profissão ao lado de colegas e refletir um pouco também sobre nossa realidade.”

Danúbio Antônio de Oliveira, presidente da Federação das Unimeds GO, TO e DF.

Fábio Araújo

“Ser médico é salvar vidas e cuidar do próximo. E nesse evento nós nos integramos com os colegas e podemos reforçar a intercooperação”.

Fábio Araújo, presidente da Uniodonto Goiânia.

Joaquim Guilherme Barbosa

“Os médicos são profissionais que escolheram cuidar do próximo e, em regime de cooperativa, fortalecem a intercooperação e as parcerias.”

Joaquim Guilherme Barbosa, presidente da OCB-GO.

Clique aqui e veja a reportagem sobre o Dia do Médico realizada pela TV Record.