Unimed Goiânia participa do IV Festival de Esporte Adaptado do Crer

A Unimed Goiânia participou da quarta edição do Festival de Esporte Adaptado (Fead), promovido pelo Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), no dia 21 de setembro, no Clube da Associação dos Servidores da Saneago (Assesgo). O evento fez parte das comemorações ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e do Aniversário do Crer.

Sérgio Daher

De caráter inclusivo, o evento esportivo atua no trabalho de reabilitação do paciente, além de ser um agente facilitador para a integração social e familiar dos usuários do hospital. "O festival já virou uma referência para o Crer. É um projeto que tem um significado muito grande para nós porque, além da integração, ele também incentiva nossos pacientes a praticarem esporte e melhorarem sua qualidade de vida", afirmou o superintendente executivo da Associação Goiana de Integralização e Reabilitação (Agir), Sérgio Daher.

Consad

Para os membros do Conselho de Administração, o apoio da Cooperativa significa “apostar incondicionalmente na capacidade de superação do ser humano e nos ensina a valorizar ainda mais nossas conquistas”.

Com 274 pacientes inscritos, o festival reuniu cerca de 1.100 pessoas entre pacientes, familiares e colaboradores do hospital. Profissionais do Crer e 50 voluntários, entre estudantes da Faculdade de Educação Física da Universo e colaboradores, atuaram na organização e no apoio aos atletas.

O Festival de Esporte Adaptado premiou todos os atletas que participaram de uma das seis modalidades esportivas do evento: takkyu volley, bocha, basquete de cadeiras de rodas, atletismo, natação e futsal. Arthur Antônio Castro foi um dos atletas premiados no evento. Paciente do Crer há dois anos, ele jogou futsal em uma partida contra o time da Associação Pestalozzi de Goiânia, convidada para o evento. Arthur se declarou "muito feliz" em poder participar.

A mãe do paciente, Núbia Castro, elogiou a iniciativa. "Para o Arthur, participar do festival é uma alegria muito grande. Fico muito feliz em ver meu filho independente e interagindo com outras pessoas. Sou a torcedora número um dele", disse.

Marcos Vinícius Cavalcante Oliveira participou da abertura do evento. Atleta paraolímpico e paciente do Crer há sete anos, Marcos deixou uma mensagem de superação para os participantes do festival. "Comecei a praticar esporte adaptado no Crer e a partir daí vi no esporte uma oportunidade para conseguir levar uma vida saudável e independente. Hoje vivo de esporte e acredito que essa é a forma mais eficaz de inserção social. Não podemos nunca desistir".

Válney Luís da Rocha

Para o diretor-geral do Crer, Válney Luís da Rocha, a realização do festival "reforça nosso compromisso, enquanto instituição, em dar ao usuário nosso melhor para que o paciente alcance a tão almejada reabilitação física e emocional".