Cooperado lança livro de memórias

Há quatro anos, ao ser inventariante da casa onde seu avô morava, o cooperado Geraldo Silva Queiroz, que é acupunturista, mastologista e oncologista, encontrou um enorme material de memórias e fotos de seus antepassados. Diante desse fato inusitado, o médico sentiu necessidade de escrever um livro contando toda a história do avô, e assim nasceu as Lembranças de um pioneiro (Osterno Potenciano e Silva - Corumbaíba, Nova Aurora, Goiandira e Goiânia/Campinas.)

No começo, a família do cooperado estranhou a ideia de retratar o patriarca em um livro. “Eles me perguntaram se eu estava doido. Um médico querendo escrever um livro, ainda mais sobre memórias? Ainda mais sendo uma escrita totalmente literária, nada técnico, nem da minha área. Mas quando vi o material e, sabendo como ele me ajudou, quis que outras pessoas o conhecessem”, conta. A ideia inicial era que o livro fosse apenas para a família, mas o potencial da obra se revelou muito maior, e o médico procurou uma editora para fazer o lançamento.

Geraldo Silva Queiroz

“Ao ler as memórias do meu avô, encontrei muitas respostas para minhas inquietudes, para minhas dificuldades existenciais. Percebi que se isso aconteceu comigo, outras pessoas também poderiam se identificar. Meu avô era um autodidata e aprendeu a ler e escrever sozinho. Naquela época era algo muito grande. Ele era um homem à frente do seu tempo”, explica o médico com os olhos marejados de orgulho.

O autor lembra de uma passagem do livro, da qual ele gosta muito, que diz assim: “o dever sagrado do homem neste mundo é ser útil à humanidade, fazer o bem e não ver a quem; não é com dinheiro que se dá esmola, a verdadeira esmola é procurar ser menos pesado à humanidade e arcar com suas consequências com prazer e satisfação, mostrando o caminho da tolerância sem olhar para trás”.

O cooperado também conta que o avô participou do Grupo Pró-Melhoramento de Campinas e Adjacências e sempre priorizou a educação, tanto que hoje uma escola municipal leva seu nome e também uma rua, ambas no Setor Castelo Branco. “Meu avô nunca participou da política, sempre fez tudo de forma independente e séria”, diz enfático o neto. O médico também aproveita para afirmar que não vai parar de escrever. “Agora eu peguei o jeito da coisa, vou escrever muitos outros livros por aí”, diz rindo.

O lançamento aconteceu no último dia 7 de agosto, na Escola Municipal Osterno Potenciano e Silva.