Unimed se reúne com a OCB e a Frencoop

Lideranças do Sistema e da OCB estiveram com o deputado Evair de Melo,
presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo. Fotos: Unimed do Brasil

Dirigentes do Sistema Unimed mantiveram, no dia 2 de abril, em Brasília, importantes reuniões com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e a Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop). Na ocasião, foram apreentados a configuração, os números do Sistema e a pauta prioritária para o cooperativismo de saúde.

Participaram o presidente da Unimed do Brasil, Orestes Pullin, o presidente da Central Nacional Unimed (CNU), Alexandre Ruschi, e o assessor especial da Presidência da CNU, Valdmário Rodrigues Júnior.

Representando o Sistema OCB, estiveram o presidente, Márcio Lopes de Freitas, e o superintendente Executivo, Renato Nóbile, além de José Alves, presidente da Uniodonto do Brasil. Técnicos da OCB e do Escritório Regional da Unimed do Brasil em Brasília também atuaram nas agendas.

Pullin, Ruschi e Rodrigues Júnior apresentaram também itens prioritários da pauta política. Dentre os tópicos, destacaram-se os seguintes:

- Incentivo à Atenção Primária à Saúde;

- Alteração das exigências atuais de ativos garantidores de provisões técnicas;

- Possibilidade de realização de parcerias público-privadas com os governos;

- Recuperação judicial para as operadoras de planos de saúde;

- Revisão e alteração das regras de margem de solvência.

Após os compromissos no Congresso Nacional, os dirigentes da Unimed se reuniram no Escritório da Unimed do Brasil, em Brasília, para definir os próximos passos da interlocução política, como as ações do 21º Congresso Nacional de Integração (Conai), entre 22 e 24 de abril, na capital federal. Acompanhe a programação no hotsite do evento.

Breno de Faria

“É, sem dúvida, uma importante iniciativa da Unimed do Brasil e da Central Nacional Unimed para fortalecer a pauta cooperativista de saúde no Congresso Nacional. Precisamos também ampliar a intervenção de representantes do cooperativismo nos parlamentos estadual e municipal, especialmente de trabalho médico, que ainda não está plenamente contemplado na garantia de seus direitos”, afirma o presidente da Unimed Goiânia.