Crescimento de planos está alinhado com redução do desemprego

O aumento total de pessoas usuárias de planos médico-hospitalares avançou em linha com a redução do nível de desemprego no Brasil em junho de 2019. De acordo com a Nota de Acompanhamento de Beneficiários (NAB) do Instituto de Estudos da Saúde Suplementar (IESS), foram firmados 108,1 mil novos vínculos com estes planos entre junho deste ano e o mesmo mês do ano anterior (aumento de 0,2% em 12 meses). No mesmo período, o saldo de desemprego apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) recuou de 12,9 para 12,8 milhões. Com o avanço, o setor atende 47,3 milhões de pessoas.

Na região Centro-Oeste, a variação anual foi de 2,2%, o maior crescimento entre todas as regiões. Em números absolutos, a maior queda ocorreu no estado do Rio de Janeiro, cuja perda foi de 33.774 pessoas beneficiárias entre junho de 2018 e junho de 2019. Em contrapartida, São Paulo aumentou em 64.631 clientes no mesmo período (entre junho de 2018 e junho de 2019).

Em junho de 2019, 38,2 milhões (80,6%) de pessoas beneficiárias de planos médico-hospitalares possuíam um plano coletivo. Dessas, 83,3% eram do tipo coletivo empresarial e 16,7% do tipo coletivo por adesão.

“O estudo aponta a íntima relação entre o poder aquisitivo da população e a volta do crescimento de planos de saúde. Esse é um dos nossos maiores desafios, uma vez que não controlamos todas as variáveis econômicas e dependemos da implementação de políticas governamentais para a economia. Entretanto, temos discutido alternativas que nos permitam ter independência para melhorar ainda mais nossa participação no mercado de planos de saúde. A qualidade do nosso atendimento é, sem dúvida, um diferencial importante”, avalia o presidente da Unimed Goiânia, Breno de Faria.

Fonte: IESS.