Educação Médica indica melhor abordagem do check-up

No dia 13 de agosto, foi realizada mais uma aula de Educação Médica Continuada no Espaço de Convivência do complexo administrativo da Unimed Goiânia, às 19h. A aula foi ministrada pelo nutrólogo Mário Cesar Borges e abordou as formas de prevenção e os riscos dos exames realizados no check-up.

check-up é uma avaliação médica de rotina associada a exames específicos de acordo com a idade, o sexo e os históricos pessoal e familiar, que tem como objetivo ajudar a prevenir doenças por meio da informação e da realização de ações de prevenção.

Raquel Coelho Costa

Na abertura, a diretora do Conselho Técnico e coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento Humano, Raquel Coelho Costa, destacou a importância do check-up para o paciente e também a relevância de escolher os melhores e mais seguros procedimentos. “Nosso objetivo como gestores da Cooperativa é diminuir a sinistralidade e ao mesmo tempo melhorar o cuidado com o paciente. Portanto, trouxemos essa aula que traz a abordagem da medicina baseada em evidências para propor um check-up mais seguro e enxuto”, diz a diretora.

Mário Cesar Borges

O cooperado Mário Cesar apresentou a proposta da Agência Nacional de Saúde de que as operadoras de planos de saúde passem a ser gestoras de saúde e protetoras do cuidado, a partir da medicina baseada em evidências, com foco na prevenção. Esta última divide-se nas seguintes práticas:

Com base nisso, os principais exames recomendados para check-up são de rastreamento de câncer. “O foco da prevenção principal para exames são as suspeitas de câncer. Se o paciente não apresentar requisitos básicos para outros exames, não é necessário pedir apenas porque o paciente quer”, explica o médico.

Valdir Faleiro

O cirurgião geral Valdir Faleiro elogiou a aula e a explanação do colega cooperado. “Ele explicou muito bem, com evidências científicas e com embasamento na ANS e no Ministério da Saúde. Foi uma aula completa”, comenta.

Delzirene Pinheiro Botelho

Delzirene Pinheiro Botelho é cardiologista e também gostou da aula, dizendo que vai ser bom levar esses conhecimentos para seu consultório. “No consultório, a gente vê muitos pacientes desesperados e se agarrando em exames. Ter esses conceitos científicos para passar é muito importante”, comenta ela.