Em 2018, pessoas beneficiárias de planos de saúde realizaram 1,57 bilhão de procedimentos

Usuários e usuárias de planos de saúde realizaram 1,57 bilhão de procedimentos, como consultas, exames e internações no ano de 2018. O número representa um aumento de 4,1% em relação ao total de procedimentos realizados em 2017 (1,51 bilhão). Os dados fazem parte do Mapa Assistencial, publicação anual divulgada na quinta-feira (11/7) pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Na segmentação de assistência médica, a realização de exames complementares somou o maior número de procedimentos no ano, totalizando 861,4 milhões (aumento de 5,45% em relação a 2017). Na sequência, vêm as consultas, com 274,3 milhões (aumento de 1,49% em relação a 2017); outros atendimentos ambulatoriais, como consultas e sessões com psicólogo e fisioterapeuta, com 164,2 milhões (aumento de 4,61 em relação a 2017); terapias, com 93,4 milhões (aumento de 20,97% em relação a 2017); e internações, com 8,1 milhões de ocorrências no ano (aumento de 1,67% em relação a 2017). O número de procedimentos odontológicos somou 176,1 milhões ao longo de 2018, sendo o único tipo de procedimento em que foi registrada redução (5,34%) em relação ao ano anterior.

Unimed Goiânia

A Unimed Goiânia realizou no mesmo ano 11,5 milhões de atendimentos a pessoas beneficiárias e 2,5 milhões no intercâmbio.

Na rede de Recursos e Serviços Próprios, foram realizadas 172.705 consultas no Serviço de Atendimento Unimed (SAU), 300.987 no Espaço Sinta-se Bem, 741. 326 exames no Laboratório Unimed, 108.463 consultas no Centro Clínico, 32.244 exames de imagem e MAPA no Centro de Diagnósticos Unimed, entre outros, como o Serviço UniDomiciliar, que fez 111.875 atendimentos e monitorou 2.823 casos, e o Programa de Crônicos, com 35.429 atendimentos e 12.200 casos monitorados.

“Esses números indicam o tamanho de nossa responsabilidade no cuidado de uma parcela significativa da população. É um desafio que exige uma gestão de qualidade e constante atualização com os avanços da medicina”, comenta o presidente da Cooperativa, Breno de Faria.

Mapa Assistencial

O Mapa Assistencial também informa o número de procedimentos realizados por cliente ou por grupos de pessoas beneficiárias, possibilitando, assim, uma comparação mais fidedigna sobre o uso do sistema de um ano para outro. Por um lado, de acordo com essa análise, o número de consultas e internações apresentou redução em relação ao ano anterior: em 2018, foram realizadas 5,8 consultas por pessoa (em 2017 foram 5,9) e 179 internações por grupo de mil beneficiários (em 2017 foram 180 por mil pessoas beneficiárias).

Por outro lado, houve aumento no quantitativo de outros atendimentos ambulatoriais realizados, sendo 3,5 procedimentos por pessoa em 2018 (em 2017 foram 3,4); e no número de terapias, que registrou 2 procedimentos por pessoa em 2018 (no ano anterior foram 1,7). O número total de exames e de procedimentos odontológicos não contempla a análise por beneficiário ou beneficiária.

Rogério Scarabel

O diretor de Normas e Habilitação de Produtos, Rogério Scarabel, destaca que o Mapa Assistencial contribui para dar mais transparência a dados e informações da saúde suplementar. Ele aponta, ainda, outros aspectos importantes da publicação: “A informação de boa qualidade sobre os procedimentos e eventos realizados pelos beneficiários de planos de saúde é fundamental para a promoção da coordenação das ações em saúde e para a sustentabilidade do setor”, avalia.

“Com o aumento da incidência de doenças crônicas não transmissíveis, o envelhecimento da população e as mudanças nos hábitos de vida, há uma necessidade de melhor acompanhar a condição de saúde de beneficiários. Para que ações reestruturantes sejam implementadas, é imprescindível o conhecimento epidemiológico e demográfico da população que utiliza o plano de saúde. Dessa forma, o Mapa Assistencial possibilita que as operadoras analisem sua própria atuação de forma comparada e tracem metas capazes de melhorar a saúde da população e o funcionamento do sistema suplementar como um todo”, ressalta o diretor.

Confira na tabela o número de procedimentos realizados em 2018 pelos planos de saúde:

Fonte: ANS e Unimed Goiânia.