Unimed Goiânia participa da Campanha Agosto Dourado

Em 2017 foi instituído pelo Congresso Nacional Brasileiro o Mês do Aleitamento Materno: o Agosto Dourado. Criado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o mês é dedicado a informar e debater sobre a importância de amamentar os bebês, com intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.

O dourado faz alusão à definição da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o leite materno: alimento de ouro para a saúde dos bebês. Recomenda-se que a amamentação seja feita com exclusividade até os 6 meses de vida e seja complementada com alimentos até os 2 anos ou mais.

"São 31 dias em que a entidade que congrega os pediatras do País estará buscando a sensibilização de profissionais e da população em geral para a importância do ato de amamentar, buscando o apoio e o estímulo a esse gesto”, disse a SBP.

O leite materno contém todas as proteínas, gorduras, vitaminas, açúcares e água que uma criança precisa para se desenvolver, além dos anticorpos e glóbulos brancos que previnem as infecções e as doenças. Além dos benefícios nutricionais, esse gesto aproxima mais o elo entre a mãe e o filho e ainda melhora a saúde da mulher.

Nas atividades do Programa de Apoio à Gestante e ao Recém-Nascido, a Unimed Goiânia já estimulava o aleitamento materno. Atualmente, a Cooperativa também promove a Roda de Conversa sobre Amamentação para suas beneficiárias, que ajuda a orientar mães desde o fim da gravidez até o pós-parto sobre como ter sucesso neste momento especial para torná-lo duradouro. No encontro, são abordados os problemas mais frequentes enfrentados no início da amamentação para evitar o desmame precoce.

José Garcia

“As dificuldades estão mais relacionadas ao surgimento de fissuras ou rachaduras, ingurgitamento, mastite (inflamação do mamilo) ou fim da produção de leite, ao ser introduzida a mamadeira ou chupetas, e também por fatores como prematuridade. Outra atividade é a Oficina de Alimentação Complementar para Bebês a partir dos 6 meses, que ensina a fazer papinhas saudáveis para introduzi-las no momento certo sem atrapalhar a aleitamento”, destaca José Garcia, Diretor de Recursos e Serviços Próprios II.