Unimed Goiânia torna-se associada do Plano Essencial do Instituto Ethos

Além de ser signatária do Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção do Instituto Ethos, com compromisso voluntário para promover um mercado mais íntegro e ético e reduzir as diferentes práticas de corrupção, a Unimed Goiânia tornou-se associada do Plano Essencial da entidade.

A associação junto ao Instituto Ethos leva em consideração dois fatores: o tamanho da empresa e o tipo de experiência que ela quer ter com o Ethos, que se divide em três categorias: Conexão, Essencial e Vivência.

Como associada, a Cooperativa tem acesso a grupos de trabalho, ferramentas de gestão, publicações, oficinas e eventos que a ajudam a se conectar com as inovações nas temáticas de responsabilidade social empresarial e dão apoio na definição de estratégias, políticas e práticas para avançar nesta agenda.

Todas as empresas associadas que aderem ao pacto têm seus nomes apresentados numa lista no site intitulada “Empresas Signatárias do Pacto Empresarial”.

“Ao nos associarmos, assumimos o compromisso de divulgar a legislação brasileira anticorrupção para colaboradores, colaboradoras e stakeholders, a fim de contribuir para seu cumprimento. Além disso, estamos comprometidos em vedar qualquer forma de suborno e primar pela transparência de informações e colaboração em investigações, quando necessário. Ou seja, a Unimed Goiânia não apenas defende valores como honestidade, ética e transparência, mas acredita ser possível viver e se relacionar economicamente com base neles. Por isso, melhoramos o plano de nossa associação e continuaremos empenhados em colaborar para um mundo livre de corrupção", garante Breno de Faria, presidente da Cooperativa.

Obrigações

Conforme o regimento, é obrigatório o preenchimento anual do Guia Temático de Integridade, Prevenção e Combate à Corrupção, que consiste em uma plataforma de monitoramento dos compromissos assumidos por todas as empresas assinantes.

A plataforma de monitoramento é um instrumento que visa realizar diagnósticos sobre as práticas de promoção de integridade nas signatárias, gerar relatórios individuais orientadores da evolução e oferecer subsídios para o aprimoramento de práticas de integridade, gerar referência a partir das práticas das signatárias e fortalecer o Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção.

As signatárias devem preencher a plataforma uma vez por ano, o não preenchimento pode acarretar a suspensão da empresa no pacto.

Em conjunto com o Pacto Empresarial, o Instituto Ethos possui diversas iniciativas dentro da temática de integridade, dentre elas, o Grupo de Trabalho de Integridade, espaço de diálogo, troca de experiências e ação coletiva sob as perspectivas de práticas empresariais e políticas públicas atreladas ao contexto e ao cenário atual.

Consad

Para o Conselho de Administração, é importante demonstrar para a sociedade a relevância de um comportamento socialmente responsável, assim como identificar formas inovadoras e eficazes de atuar em parceria com empresas e comunidades na construção do bem-estar comum.