Papa Cartão promove descarte seguro de cartões de plástico

A Unimed Goiânia instalou um totem, no Setor de Fidelização e Retenção, para recolher e triturar os cartões vencidos ou inutilizados de pessoas beneficiárias do plano. O material triturado é enviado para uma empresa especializada em reciclagem, executora do Programa Reciclagem de Cartões (RC), que reaproveitou 100% do material recolhido pela Cooperativa, transformando-o em novos produtos de baixo impacto ambiental. A ação é comprometida com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável preconizados pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Com 3,9 kg de cartões foram fabricados 44 porta-retratos (12 cartões por produto), que serão utilizados como brindes. E com mais 30 quilos, foram produzidas medalhas da corrida Dia de Saúde Unimed, que será disputada em fevereiro (20 cartões por produto).

Sergio Baiocchi Carneiro

“A Unimed Goiânia é consciente de seu compromisso e responsabilidade ambiental, por isso, pensamos no pós-consumo de nossos cartões de plástico para evitar que esse material seja descartado de maneira errada no meio ambiente. Assim, contribuímos para a preservação de nosso planeta, fortalecemos o princípio cooperativista do Interesse pela Comunidade e nos alinhamos aos objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU”, afirma o diretor de Mercado, Sergio Baiocchi Carneiro.

Reinventar o descarte

No processo de transformação adotado pelo Programa Papa Cartão, o consumo de água é baixo e com eficiência no uso de energia elétrica. Desde seu lançamento, mais de 100 parceiros públicos e privados já disponibilizam cerca de 200 coletores em diversas regiões do País e nos Estados Unidos, resultando em mais de 3 milhões de cartões coletados, o equivalente a 15 toneladas de cartões que teriam seu destino em aterros sanitários ou em corpos hídricos.