Promoprev alcança marca de 1.868 programas cadastrados na ANS

O Programa de Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos de Doenças (Promoprev) alcançou, em agosto, a marca de 1.868 iniciativas cadastradas junto à Agência Nacional de Saúde Suplementar. Trata-se do maior número desde 2009, ano em que a ANS lançou uma nova estratégia de estímulo ao desenvolvimento de programas desse tipo e os projetos começaram a ser registrados na reguladora. Ao todo, as iniciativas contemplam, hoje, aproximadamente 2,3 milhões de beneficiários e beneficiárias de planos de saúde.

A Unimed Goiânia possui 7 programas cadastrados e monitorados pela ANS:

- Programa de Apoio à Gestante e ao Recém-Nascido - cadastrado em 24 de março de 2010.
- Programa de Apoio ao Paciente Crônico (PAPC) - cadastrado em 14 de novembro de 2014.
- Programa de Assistência Domiciliar ao Paciente > 80 anos (PAD) - cadastrado em 20 de novembro de 2014.
- Projeto Idoso Bem Cuidado (Data de envio do Termo de Intenção à ANS em 13 de junho de 2016).
- Projeto OncoRede (Assinatura do Termo de Acompanhamento de Inovações em Qualidade nos Serviços de Saúde em 1º de março de 2017).
- Projeto Parto Adequado (Data de assinatura do Termo/2ª fase do projeto em 14 de julho de 2017).
- Programas de Reeducação Alimentar – cadastrado em março de 2012.

José Garcia

“Os programas desenvolvidos pela Unimed Goiânia estão alinhados com o Jeito de Cuidar Unimed e a construção de um novo modelo de assistência, que privilegia a saúde e não a doença”, garante o diretor de Serviços Próprios, José Garcia.

Os programas atendem às mais diversas áreas de atenção, como Saúde do Adulto e Idoso – que contempla a maioria dos projetos, totalizando 1.357; Saúde da Mulher; Saúde da Criança; Saúde Mental; Saúde Bucal; Saúde do Adolescente; Saúde do Homem e Saúde da Pessoa com Deficiência Física. Os problemas que mais recebem atenção nos programas de Promoprev cadastrados pelas operadoras são as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), como diabetes, hipertensão e câncer, em detrimento de fatores de risco para essas doenças.

As ações de promoção e prevenção são fundamentais para reorientação da forma de atenção à saúde, sendo uma estratégia que objetiva a melhoria da qualidade de vida e a redução de riscos à saúde da população. Por esse motivo, a ANS tem buscado, cada vez mais, estimular as operadoras de planos privados de assistência à saúde a repensarem a organização do sistema de saúde e a implementarem um modelo de atenção mais eficiente e resolutivo.

Paulo Roberto Rebello Filho

“Temos que sair do modelo historicamente centrado na doença e estruturar ações voltadas ao cuidado integral e centrado na pessoa. Somente dessa forma conseguiremos evoluir em relação à obtenção de valor e de melhores resultados em saúde”, destaca o diretor de Normas e Habilitação dos Produtos da ANS, Paulo Roberto Rebello Filho. “Nessa perspectiva, todos os atores do setor possuem papel relevante: as operadoras devem ser as gestoras de saúde e as empresas contratantes, cogestoras; os prestadores de serviços, produtores de cuidado; e os beneficiários, usuários com consciência e autonomia. À ANS cabe o papel de ser uma agência reguladora cada vez mais qualificada e eficiente para regular um setor que objetiva produzir saúde”, complementa.

As operadoras que têm programas aprovados na ANS recebem incentivos regulatórios e as pessoas beneficiárias de planos de saúde que participam das iniciativas têm a possibilidade de receber bonificação e premiações. A bonificação consiste em vantagem monetária, representada pela aplicação de desconto na mensalidade do plano – sendo ofertada apenas aos participantes de programa para Promoção do Envelhecimento Ativo ao Longo do Curso da Vida. Já a premiação pode ser oferecida por meio de distribuição de brindes, descontos em serviços ou até pelo não pagamento de coparticipação para procedimentos de saúde relacionados ao programa.

Fonte: ANS e Unimed Goiânia.