Simpósio debate Governança Corporativa

Preocupação cada vez maior entre as empresas brasileiras, a consolidação de princípios e práticas de governança corporativa na gestão do negócio foi tema do Simpósio de Governança Corporativa Unimed Belém, promovido no último dia 22 de agosto.

O modelo de gestão baseado na governança corporativa tem se firmado no mundo empresarial como uma opção de excelência em administração, com resultados que refletem na qualidade do atendimento. Diante da responsabilidade cada vez maior de se firmar como o melhor plano de saúde da capital paraense, a Unimed Belém investe na capacitação de seu quadro de gestão.

O Simpósio de Governança Corporativa foi uma oportunidade para compartilhar conhecimento sobre o modelo já existente nas mais bem-sucedidas operadoras do País, que apresentaram no Teatro Maria Silvia Nunes, da Estação das Docas, experiências de sucesso que fidelizam cada vez mais a relação entre cooperados, cooperadas e clientes.

Atualmente, a Unimed Belém passa pelo processo de adequação da Resolução Normativa nº 443, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Trata-se da adoção de práticas mínimas de governança, com ênfase em controles internos e gestão de riscos, para fins de solvência das operadoras de planos de assistência à saúde. As normas propostas pela RN 443 serão obrigatórias até dezembro de 2022.

A governança corporativa baseia-se na profissionalização maciça de seus quadros de gestão, com profissionais especializados nos mais avançados modelos de administração, responsáveis por gerir setores com exatas noções de investimentos, gastos e riscos que solidificam a estrutura sustentável e atraem o corpo de cooperados e cooperadas com resultados participativos. Estes, por sua vez, impactam diretamente na melhoria e proximidade do atendimento oferecido.

Dr. Wilson Niwa

“Foi mais uma ação nossa de trazer a todos a importância do que é a governança corporativa e entender o que ocorre com as outras Unimeds. Todos trouxeram suas experiências. É mais um passo importante que a Unimed Belém dá rumo à profissionalização, posicionando-se nesse mercado tão competitivo. Isso nos dá credibilidade junto aos clientes”, explica o presidente da Unimed Belém, Dr. Wilson Niwa.

Atualmente, a Unimed Belém conta 1.945 profissionais de medicina que atendem cerca de 315 mil pessoas beneficiárias em uma estrutura ampla e cada vez mais moderna, com dois hospitais – Hospital Pediátrico da Unimed (HPU) e Hospital Geral da Unimed (HGU) – três unidades de urgência e emergência (unidades BR, Doca e Batista Campos), além de uma central de abastecimento de todos os insumos, imóveis e medicamentos que são utilizados dentro dos serviços e por prestadores.

Simpósio traz casos de sucesso das Unimeds

O simpósio promovido pela diretoria Executiva da Unimed Belém trouxe dois ciclos de palestras com um total de sete palestrantes e mais de 220 participantes no evento. A abertura ficou por conta do presidente Wilson Niwa. A direção executiva, composta também pelo vice-presidente Antonio Travessa, o superintendente Dr. Augusto Borborema e o diretor Financeiro Carlos Antônio Amorim, esteve presente no evento.

A jornada de conhecimento, conforme frisa o vice-presidente Antonio Travessa, tem a proposta de trazer instruções para a diretoria e as cooperativas com a aplicação desse modelo de governança, “com foco na sustentabilidade do negócio enquanto cooperativa”. Entretanto, a implementação do modelo não é tão simples e requer compromisso com transparência e responsabilidade, características que sintetizam bem a história da Unimed Belém com seus milhares de clientes.

“É preciso estar conscientizado que o objetivo é fazer uma prestação de contas de qualidade, ter uma vigilância nos fatores de riscos nos gastos da empresa. Todas as medidas fazem com que a cooperativa se torne mais eficiente, sem perder o reconhecimento junto a seus clientes”, explica Antônio Travessa.

Temas do Encontro

O primeiro palestrante foi o consultor para assuntos regulatórios na Diretoria de Regulação, Monitoramento e Serviço da Unimed do Brasil, Eraldo Ferreira Cruz. Os participantes também acompanharam o primeiro talk showcom o tema “Boas Práticas de Governança Corporativa no Sistema Unimed”.

Selma Trad

O público de cooperados e cooperadas assistiu ainda as palestras da diretora de Planejamento e Controle da Unimed Goiânia, Selma Trad, que falou sobre as boas práticas de governança e a adesão de cooperados e cooperadas. “Na Cooperativa, temos obtido sucesso em enraizar na cultura da nossa gestão os princípios e práticas de governança corporativa, gerando as boas práticas que nos tornaram referência no Sistema Nacional hoje”, afirma.

No segundo talk show, o tema foi a “Governança, Acreditação e Requisitos Regulamentares”, com a palestra da superintendente de Estratégia, Governança e Riscos da Central Nacional Unimed, Fabíola Grijó, que falou sobre a RN 443 e a experiência na implantação da governança corporativa.

De acordo com Valdmário, essa implantação torna, por meio de novas práticas, a empresa ainda mais potente no mercado.

"A iniciativa da Unimed Belém em promover o debate com profissionais que conhecem e já implementaram a liderança em outras cooperativas é muito importante para que a cooperativa seja perene por muitos e muitos anos", pontua.

Seguiram-se a CEO e consultora do Grupo Giovanoni, Ana Giovanoni, com a palestra sobre o tema “Governança Corporativa e o Programa de Acreditação de Operadoras”, e Leandro Rosa, analista sênior de Sustentabilidade e Desenvolvimento Humano da Unimed Brasil, que falou sobre o que é o Selo Unimed de Governança e Sustentabilidade.

Fonte: Unimed Belém