Unimed Goiânia promove ação de combate ao fumo

O dia 29 de agosto foi instituído como Dia Nacional de Combate ao Fumo e, em todo País, são promovidas campanhas de conscientização. A Unimed Goiânia realizou a ação “Peso Pesado” nas faculdades da capital. Um maço de cigarros tem o peso aproximado de 16 gramas. Se for feito o cálculo, em um ano um fumante acaba levantando quase 6 kg involuntariamente. E para mostrar o quanto esse vício pode pesar na vida de quem fuma, fumantes foram estimulados a levantar halteres com o peso correspondente ao tempo que já fumaram no decorrer da vida.

A ação levou para a porta das faculdades uma van com uma miniacademia para que os participantes levantassem o peso do cigarro em suas vidas e ganhassem brindes ao final da atividade.

Antônio Gonçalves é zelador da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG) e parou de fumar há 15 dias. Após 46 anos fumando, ele entendeu o mau que o cigarro já fez ao seu organismo. “Eu fumei desde os 13 anos, na época era tudo interessante. Não tinha essas campanhas e ninguém tinha noção da agressão do cigarro ao corpo. Eu tenho bronquite e não subo escadas. Mesmo com 59 anos eu podia ser mais ativo. Foi por isso que resolvi parar”, diz ele.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo, sendo responsável por 63% dos óbitos relacionados às doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). Além disso, o hábito de fumar é responsável por 85% das mortes por doença pulmonar crônica (bronquite e enfisema), 30% por diversos tipos de câncer (pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga, colo do útero, estômago e fígado), 25% por doença coronariana (angina e infarto) e 25% por doenças cerebrovasculares como Acidente Vascular Cerebral (AVC).

A pneumologista Fernanda Miranda é cooperada Unimed e achou a ação muito interessante. “Como pneumologista, eu entendo como esse tipo de ação é importante para a conscientização. As pessoas acham que não vicia, que não é uma droga tão pesada, e não é bem assim. Tem que ser combatido, é um hábito importante a ser mudado”, comenta.

As estudantes de medicina Carolina Daher e Anne Caroline Lucas não são fumantes, mas fizeram o desafio para entender o peso do cigarro na prática. “Nós temos amigos que fumam. Somos estudantes de medicina, então é importante sabermos como o cigarro atrapalha a vida de uma pessoa para conscientizá-la”, alerta Anne.

A ação da Unimed Goiânia visitou faculdades da Universidade Federal de Goiás, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e da Universidade Salgado de Oliveira (Universo), no dia 29 de agosto. “O uso do tabaco ocasiona diversas doenças e influencia também aqueles que são fumantes passivos, pessoas que não escolheram fumar, mas serão afetadas também. Como uma cooperativa comprometida com a qualidade de vida e seguindo o princípio cooperativista do Interesse pela Comunidade, nosso objetivo é mostrar os prejuízos e malefícios do cigarro para promover a saúde”, afirma o Conselho de Administração da Unimed Goiânia.