Cerimônia de entrega do Selo ONA mobiliza Cooperativa

José Garcia (RSP II); Breno de Faria (Presidente); Clara Takeno (IBES) e Washington Rios (RSP I)

No dia 17 de janeiro foi realizada a cerimônia de entrega do Selo ONA para os Recursos e Serviços Próprios I da Unimed Goiânia, às 19h, no terceiro andar do novo complexo administrativo.

Diretores presentes no evento

Estiveram presentes os diretores: Washington Rios (Recursos e Serviços Próprios I), José Garcia (Recursos e Serviços Próprios II), Raquel Coelho (Conselho Técnico), Lueiz Amorim Canêdo (Auditoria Médica), Selma Trad (Planejamento e Controle), Adriano Auad (Diretoria Médica), Sérgio Baiocchi Carneiro (Mercado), Sizenando da Silva Campos Jr. (Financeiro) e o diretor-presidente, Breno de Faria. Também compareceram os coordenadores e colaboradores diretamente envolvidos no processo.

Breno de Faria

O diretor-presidente, ao fazer uso da palavra, pediu para que todos se atentassem para a relevância do momento. Em seguida, agradeceu coordenadores, colaboradores e diretores. “A ONA nasceu da importante ação de entidades de saúde que se especializaram na acreditação de outras entidades de saúde para assegurar a qualidade e a proteção do paciente, a excelência do atendimento e seus processos. Isso representa que estamos oferecendo um atendimento completo e de qualidade, que temos boas condições para atender e proteger os pacientes. Isso significa melhorar a vida e a saúde do outro, ato natural da medicina. É importante esse reconhecimento, esse selo de qualidade dos nossos serviços, alcançado com apoio da diretoria, dedicação dos coordenadores e esforço dos colaboradores. Foi assim que chegamos aqui, hoje, e exibimos esse selo”, enalteceu.

José Garcia

O diretor de Recursos e Serviços Próprios II, José Garcia, discorreu sobre o caminho percorrido até a acreditação e como é importante valorizarmos essa trajetória. “Nós precisamos entender que vale mais a caminhada, tudo que aprendemos, quem conhecemos, a forma como lidamos com os obstáculos. Tudo isso é muito importante. Não só o objetivo no fim do caminho. É gratificante sermos acreditados e termos o selo ONA, mas tudo que nossos colaboradores, coordenadores e nós aprendemos para alcançar esse fim é mais importante. Quero parabenizar a todos e dizer que temos muito orgulho de vocês fazerem parte da nossa Cooperativa”, afirmou.

Washington Rios

Em seguida, Washington Rios, diretor de Recursos e Serviços Próprios II, comentou sobre as dificuldades enfrentadas. “Foram muitas adequações desde 2015, muitos processos que demandavam controle e existência de protocolos. Algumas pessoas iam na minha sala e manifestavam o grande estresse e a pressão que viviam. E eu sempre falava ‘espere que o resultado vem, não vamos desistir agora’. E olha onde chegamos! Tudo isso é responsabilidade dos coordenadores e colaboradores que se empenharam e lutaram por isso, que vestiram a camisa e se dedicaram”, agradeceu.

Ana Claudia Flores Rabelo

A coordenadora de Farmácia, Ana Claudia Flores Rabelo, foi uma das que encontraram grandes dificuldades e chegou a pensar em desistir. “Foi um processo longo e delicado, cheio de processos, de mudanças. Eu tinha acabado de chegar na Cooperativa e já veio essa quantidade de coisas. Teve dia que eu desabei, que achei que não conseguiria. Mas com o apoio de todos, fui vendo que todo mundo estava engajado, que eu não estava sozinha. E foi muito bom no fim, gratificante demais como representante da Unimed Goiânia e profissional da minha área”, contou.

Clara Takeno

Após os discursos, a representante da instituição acreditadora Clara Takeno entregou os certificados com o Selo ONA para os diretores dos Recursos e Serviços Próprios, Washington Rios e José Garcia, que receberam a certificação com uma grande comemoração.

Hugo de Lima

Para o coordenador de enfermagem do Centro Clínico, Hugo de Lima, a emoção é grande, mas não se compara ao que vem por aí, uma vez que a unidade de saúde é a próxima a passar pela acreditação. “Nós ficamos uma pilha, acompanhando tudo e ajudando o SAU e o CDU. Estamos felizes com eles, mas dá um frio na barriga pensar que logo somos nós na linha de frente. Estamos batalhando muito para isso também, e esse processo serviu de escola para nós. Estamos um pouquinho calejados já”, comenta brincando.