Educação Médica aborda uso da ultrassonografia nas articulações

No dia 17 de julho, aconteceu mais atividade de Educação Médica Continuada para cooperados e cooperadas da Unimed Goiânia. A aula foi realizada no Espaço de Convivência do Complexo Administrativo Unimed, às 19h30, e abordou o tema “A utilidade das ultrassonografias nas doenças articulares”.

Madson Montes

A ação contou com a presença do diretor Clínico do Centro Clínico, Madson Montes.

Monres José Gomes

O médico ortopedista e professor de US MsK (ultrassonografia musculoesquelética), Monres José Gomes, explicou os conceitos de algumas doenças articulares e reforçou os benefícios da ultrassonografia. “Eu sei que vai esbarrar na especialidade dos reumatologistas, mas não temos como abordar o uso da ultrassonografia sem conceituar doenças como artrose, sinovite e espondiloartrites”, explica o médico.

A ultrassonografia é um método de diagnóstico por imagem que utiliza ondas sonoras para obtenção de cortes anatômicos (tomografia por ultrassons). Quando o exame é realizado com Doppler, o médico consegue observar o fluxo sanguíneo da região. “O procedimento é especialmente útil no diagnóstico inicial das lesões degenerativas, no estudo da cartilagem articular, que pode ser examinada em diversas articulações, como quadris e joelhos, na detecção precisa de líquido nos espaços articulares, na investigação e no acompanhamento de doenças articulares inflamatórias”, diz o professor.

As alterações descritas na radiografia simples são bastante específicas, porém surgem muito tardiamente e, às vezes, demonstram a presença de lesões cujo objetivo no manejo da doença é evitar que ocorram, como as erosões. Além disso, a radiografia não é capaz de detectar alterações em estruturas como tendões e enteses.

Célia Finotti

“Eu gostei bastante da aula, achei uma das melhores até agora. Mesmo sendo de outra especialidade, é importante reforçar os conhecimentos para saber instruir nossos pacientes também”, conta a pediatra Célia Finotti.

Rodrigo Cardoso

O ortopedista Rodrigo Cardoso também elogiou a aula e o professor. “Ele apresentou muito bem os casos, os conceitos. Analisou as ultrassonografias aqui conosco. Achei muito útil”, comenta.