Médicos brasileiros escolhem seus representantes para o CFM

As eleições para escolha de novos representantes da classe médica no Conselho Federal de Medicina (CFM), regulamentadas pela Resolução CFM nº 2182/18, acontecem nos dias 26, 27 e 28 de agosto por meio do voto direto. Cada estado da Federação e o Distrito Federal devem eleger um conselheiro federal efetivo e um conselheiro federal suplente.

Médicos e médicas de todo o País votam em seus conselhos regionais. A eleição no Conselho Regional de Medicina de Goiás (Cremego) será mista (pelo Correio ou presencial), sendo válidos somente os votos que forem recebidos até o dia 28 de agosto de 2019 na Caixa Postal do Conselho.

Para médicos e médicas de Goiânia e Aparecida de Goiânia, o voto é somente presencial, na sede do Cremego. Profissionais da classe médica de Anápolis, Ceres, Formosa, Itumbiara, Luziânia e Rio Verde também só podem votar presencialmente nas delegacias do Cremego de suas cidades. Nas demais cidades do estado, só vale o voto por correspondência.

O kit de votação será enviado via Correios. Após preenchê-lo, o eleitor deve entregar o mais rápido possível em qualquer agência dos Correios antes do dia 28 de agosto de 2019. Somente serão considerados válidos os votos de quem estiver quite financeiramente com o Conselho.

O mandato dos atuais conselheiros federais, efetivos e suplentes do CFM, encerra-se em 30 de setembro, e o mandato dos novos eleitos inicia-se na mesma data e tem duração de 5 anos, com término em setembro de 2024.

O voto é obrigatório para profissionais da medicina que estejam em pleno gozo de seus direitos políticos e profissionais, inscritos no Conselho Regional de Medicina (CRM). E é facultativo para quem tiver mais de 70 anos.

Quem estiver inscrito exclusivamente como médico ou médica militar, nos termos do art. 4º da Lei nº 6.681/1979, está impedido de votar e ser votado. Médicos e médicas estrangeiros, regularmente inscritos nos conselhos regionais de medicina, desde que atendidas as demais condições desta Resolução, podem votar e ser votados, a teor da Lei nº 13.445/2017.

Breno de Faria e Raimundo Nonato Leite

A Comissão Eleitoral é presidida por Breno de Faria (presidente da Unimed Goiânia) e tem como secretários Raimundo Nonato Leite (presidente do Sicoob) e Antonio Fernando Carneiro.

“Conclamamos os médicos e as médicas de Goiás para votar e garantir a voz da classe médica de nosso estado no Conselho Federal de Medicina, uma das mais importantes entidades de defesa do médico brasileiro. Acesse o site das eleições e fique por dentro de todas as informações necessárias para exercer seu direito livre de escolha”, recomenda Breno de Faria.

Cronograma das eleições

• Até 25/7/2019 – Divulgação do Edital com duração do pleito e locais de votação (art. 28, parágrafo único). Alterações: mínimo 30 dias antes da eleição.

• Até 1º/8/2019 – Encaminhamento do material para votação por correspondência (art. 20, § 1º).

• Antes da eleição – Comissão Eleitoral designará: mesa receptora para cada local de votação (1 presidente e 1 mesário, conforme art. 29).

• A propaganda eleitoral (art. 52) pode ser realizada até 24 horas antes da eleição.

• No dia 28/8/2019 (das 8h às 20h) Eleição (forma mista/recebimento dos votos por correspondência até às 17h do dia 28/8/2019).

Chapas concorrentes

Em Goiás, três chapas concorrem para representar o estado no CFM, ocupando o cargo de conselheiro federal efetivo e suplente.

Conheça os candidatos:

Chapa 1 – Ética e Responsabilidade

Efetivo - Salomão Rodrigues Filho

Suplente - Leonardo Emílio da Silva

Chapa 2 – Novo Brasil

Efetivo - José Humberto Cardoso Resende

Suplente - Evandro Geraldo Fontoura de Queiroz

Chapa 3 – CFM Goiás: Renovação + Transparência

Efetivo - Robson Paixão de Azevedo

Suplente - Marcelo Prado

CLIQUE AQUI  para conhecer as propostas.

Todas as informações sobre o pleito em cada estado estão acessíveis em um hotsite administrado pelas entidades locais. Confira cada hotsite das Eleições CFM:

Acre - CRM-AC: eleicoes.crmac.org.br

Alagoas - CREMAL: eleicoes.cremal.org.br

Amazonas - CREMAM: eleicoes.cremam.org.br

Amapá - CRM-AP: eleicoes.crmap.org.br

Bahia - CREMEB: eleicoes.cremeb.org.br

Ceará - CREMEC: eleicoes.cremec.org.br

Distrito Federal - CRM-DF: eleicoes.crmdf.org.br

Espírito Santo - CRM-ES: eleicoes.crmes.org.br

Goiás - Cremegoeleicoes.cremego.org.br

Maranhão - CRM-MA: eleicoes.crmma.org.br

Mato Grosso - CRM-MT: eleicoes.crmmt.org.br

Mato Grosso do Sul - CRM-MS: eleicoes.crmms.org.br

Minas Gerais - CRM-MG: eleicoes.crmmg.org.br

Pará - CREMEPA: eleicoes.cremepa.org.br

Paraíba - CRM-PB: eleicoes.crmpb.org.br

Paraná - CRM-PR: eleicoes.crmpr.org.br

Pernambuco - CREMEPE: eleicoes.cremepe.org.br

Piauí - CRM-PI: eleicoes.crmpi.org.br

Rio de Janeiro - CREMERJ: eleicoes.cremerj.org.br

Rio Grande do Norte - CREMERN: eleicoes.cremern.org.br

Rio Grande do Sul - CREMERS: eleicoes.cremers.org.br

Rondônia - CREMERO: eleicoes.cremero.org.br

Roraima - CRM-RR: eleicoes.crmrr.org.br

São Paulo - CREMESP: eleicoes.cremesp.org.br

Santa Catarina - CREMESC: eleicoes.cremesc.org.br

Sergipe - CREMESE: eleicoes.cremese.org.br

Tocantins - CRM-TO: eleicoes.crmto.org.br

Fonte: CFM e Unimed Goiânia