Treinamento de Atendimento Médico aborda Infarto Agudo do Miocárdio

No dia 25 de junho, a Unimed Goiânia ofereceu a cooperados e cooperadas o Treinamento de Atendimento Médico - Dor Torácica: Revisão Teórico-Prática de Protocolo Clínico. Ministrada pelo cardiologista Tiago Torrano M. Moraes, a aula foi voltada principalmente para os atendimentos de urgência e discutiu os protocolos de manejo em casos de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM).

Washington Ferreira Rios

O diretor de Recursos Próprios da Unimed Goiânia, Washington Ferreira Rios, fez a abertura do treinamento, destacando a importância da educação. “Devemos trabalhar para garantir o acesso à informação e ao conhecimento para todos os cooperados e cooperadas. As atividades que possibilitam a atualização profissional são importantes não apenas para o quadro dos Serviços Próprios, mas para todos os médicos e médicas comprometidos com a qualidade da assistência prestada. Isso nos torna mais fortes e confiáveis na saúde suplementar”, afirmou o diretor.

Tiago Torrano M. Moraes

“Angina é uma síndrome caracterizada por dor ou desconforto no tórax, epigástrio, na mandíbula, no ombro, dorso ou membros superiores. Normalmente ela surge ou piora com esforço físico ou estresse emocional. Tudo é considerado dor torácica, com exames clínicos, se determina a especificidade”, conta o cardiologista.

De acordo com a base de dados do Datasus de 2014, o infarto agudo é a primeira causa de mortes no Brasil com cerca de 100 mil óbitos por ano. No Serviço de Atendimento Unimed (SAU), a dor torácica é responsável por 200 atendimentos no mês. Caracteriza-se por IAM a necrose (morte) miocárdica devido a uma deficiência da oferta de nutrientes e oxigênio ao tecido.

O tratamento moderno do IAM depende do uso de terapias de reperfusão, rápido acesso ao serviço médico e uso de medicações específicas com benefício comprovado. Por isso, o médico cooperado expôs uma proposta de manejo de pacientes que chegam na urgência com dor torácica que contempla as suas variedades. “O primeiro atendimento deve ser feito o mais rápido possível para, então, identificar as características da dor para o melhor cuidado”, explica.

Adelino Araújo dos Santos

Para o cirurgião clínico, Adelino Araújo dos Santos, a aula foi muito útil e dinâmica. “Gostei da explicação do médico, achei ele bem didático. Eu lido com a outra ponta desse atendimento, mas acho muito importante ter esses conhecimentos”, comenta. Débora Mendes é homeopata e considera mesmo essa aula relevante. “Todo conhecimento é válido. Nós, como médicos, temos que ter amplo conhecimento da medicina para saber orientar quaisquer questões”, diz.