Unimed Goiânia apresenta case de sucesso em encontro nacional do DRG Brasil

Lueiz Amorim Canêdo durante Encontro

No III Encontro Nacional do DRG Brasil, que reuniu líderes e gestores de instituições de saúde em Belo Horizonte (MG), o diretor de Auditoria Médica da Unimed Goiânia, Lueiz Amorim Canêdo, apresentou a experiência da Cooperativa no Programa Alta Segura e a implantação do Grupo de Diagnósticos Relacionados (DRG, sigla em inglês) como ferramenta de Gestão Clínica e Avaliação de Desempenho.

O Alta Segura prevê a qualidade assistencial e o maior giro de leitos em hospitais – colocando o paciente no centro das atenções. Tanto o paciente como a família são capacitados para o autocuidado com uma equipe interdisciplinar, e a partir dessa orientação é feito um monitoramento clínico do paciente. Assim como o DRG Brasil, o Programa Alta Segura promove mais sustentabilidade, minimizando os custos assistenciais.

Segundo Lueiz Amorim Canêdo, o aumento da qualidade assistencial é um dos principais ganhos com o Programa Alta Segura, que ainda contribui para a redução dos desperdícios determinados pelas falhas assistenciais. Aexpectativa de redução de gastos, qualificados como desperdícios, uma vez que se referem a eventos evitáveis, está estimada em até 10 milhões de reais.

A implantação do DRG na Unimed Goiânia iniciou em 2013 com a coleta de dados, a integração da gestão de custos pelo DRG em 2016, a implantação do Projeto Coordenação dos Cuidados – Alta Segura e Integração com a Rede Prestadora nos anos de 2017 e 2018, e o Pagamento por Bundle (pacote) DRG Brasil em 2019. Mais de 126 mil altas já estão codificadas no banco de dados da Cooperativa. E também 80% dos hospitais da rede prestadora e 100% de codificação admissional e alta nos hospitais piloto, conta o diretor.

Os objetivos do Projeto Alta Segura são diminuir a permanência dos pacientes internados para tratamento, melhorando a qualidade e a segurança assistencial, além de reduzir as readmissões hospitalares.

“Fizemos a gestão das internações dos pacientes clínicos e cirúrgicos a partir do DRG admissional, que permitiu o gerenciamento dos leitos e o controle total das informações, colocando o paciente no centro do cuidado. Além disso, esse processo propicia mais transparência e confiança a todos os envolvidos”, ressaltou o diretor de Auditoria Médica.

Assista AQUI a íntegra da apresentação.

Fonte: IAG