Cresce total de clientes com 59 anos ou mais

No total, 171,9 mil vínculos foram firmados entre as operadoras de planos de saúde médico-hospitalares eclientes com 59 anos ou mais entre abril de 2019 e o mesmo mês do ano anterior. Uma alta de 2,5%. Com isso, esse grupo já totaliza 6,9 milhões de pessoas beneficiárias no País.

Entretanto, de acordo com a última edição da Nota de Acompanhamento de Beneficiários (NAB), do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), apenas esta faixa teve aumento do total de vínculos no período analisado. De modo geral, o setor permaneceu praticamente estável, com ligeira variação positiva de 0,01% ou alta de 5,8 mil pessoas. Isso aconteceu porque enquanto o total na última faixa etária avançou, o número de pessoas mais novas recuou.

O total de vínculos com beneficiários e beneficiárias de até 18 anos recuou 0,4% de abril de 2019 ante abril de 2018. O que representa o rompimento de 45,2 mil vínculos. Já na faixa etária de 19 anos a 58 anos, que responde pela maior parcela de pessoas beneficiárias no Brasil, foi registrado recuo também de 0,4%. Em abril de 2018 havia 29 milhões nessa faixa etária, em abril deste ano, 28,9 milhões. Uma perda de 120,9 mil vínculos.

A redução nas duas faixas não se deve exclusivamente ao rompimento de vínculos com planos de saúde médico-hospitalares, mas também ao envelhecimento da população. Contudo, não há dados para aferir precisamente quantas pessoas migraram de faixa etária no período.

Também é importante notar que o crescimento acelerado de clientes nas faixas etárias mais avançadas simultaneamente ao declínio de pessoas mais novas pode gerar descompasso financeiro a longo prazo, especialmente em função do pacto intergeracional. Um critério fundamental para os cálculos atuariais de formação de preço e sustentabilidade financeiro-econômica dos planos de saúde.

Os números da NAB também estão disponíveis para consulta detalhada, de forma rápida, prática e interativa no IESSdata. Se você precisa de informações sobre o setor, seja para pesquisas acadêmicas ou para apoiar a tomada de decisões de profissionais da área de gestão de sua empresa, não deixe de conhecer essa importante ferramenta.

Selma Trad

“Quanto maior a proporção de idosos na carteira, maior a taxa de sinistralidade das operadoras. Sabemos o quanto é importante a criação de novas alternativas de financiamento do plano para as pessoas mais idosas, principalmente. Entretanto, o aumento do custo de saúde existirá para todos os envolvidos, clientes, governo e operadoras. Na Unimed Goiânia, temos buscado fortalecer nossa Medicina Preventiva, o Programa de Atenção à Saúde, criado em 2003 e voltado para melhoria dos hábitos de vida, combinado com programas de prevenção e controle das enfermidades crônicas. É uma medida que tem gerado bons frutos. São esses os desafios que enfrentaremos juntos com os outros atores do setor de saúde para não apenas garantir nossa sobrevivência no mercado, mas desenvolver sistemas de saúde mais eficientes e justos para todos”, analisa a diretora de Planejamento e Controle da Unimed Goiânia, Selma Trad.