Projeto GynDebike ganha quatro novas estações em Goiânia

Nova estação de bikes, adulto e infantil, no Parque Flamboyant

O projeto de bicicletas compartilhadas, parceria da Unimed Goiânia com a prefeitura da cidade, inaugurou no domingo, 9 de junho, mais quatro estações em uma solenidade que aconteceu no Parque Flamboyant. Todas elas entraram em funcionamento a partir do mesmo dia na Praça do Sol (infantil), Instituto Federal de Goiás (IFG) (adulto) e no Parque Flamboyant (infantil e adulto).

Autoridades presentes no lançamento da estação de bicicletas compartilhadas no Parque Flamboyant

O evento contou com a presença do prefeito de Goiânia, Iris Rezende; do secretário municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Fernando Santana; da vice-presidente da Unimed Goiânia, Selma Trad; da presidente da Associação dos Moradores do Entorno do Parque Flamboyant (Amepark), Luiza Barbosa de Oliveira; e dos vereadores Andrey Azeredo, Tiãozinho Porto, Benício Prado e Anselmo Pereira.

O prefeito da cidade agradeceu a presença de todos e comentou os interesses e benefícios das bicicletas. “Nossa vida é bastante agitada, portanto é muito importante reconhecermos esses momentos de congraçamento e descontração. Nós queremos mudar a cultura do automóvel na nossa cidade, o povo é quem sofre com tanto trânsito. Os ônibus não conseguem circular de forma satisfatória e geram muitos congestionamentos. É com iniciativas como essas que vamos aos poucos mudando a consciência da população”, disse Iris Rezende.

A vice-presidente da Cooperativa, Selma Trad, comentou estar satisfeita em manter a parceria e melhorar a vida do goianiense. “Nós estamos há 40 anos buscando projetos para melhorar a cidade e facilitar a vida dos moradores. As bicicletas atendem à necessidade de mobilidade, saúde e lazer da população. Queremos cada vez mais fazer essa parceria crescer”, comenta.

O projeto GynDebike foi inaugurado em outubro de 2016 e começou a ser implantado na Praça do Sol, no Setor Oeste. Desde 2016, já foram realizadas 175 mil viagens. O sistema é composto por estações inteligentes, com 10 bicicletas em cada, conectadas a uma central de operações via wireless e alimentadas por energia solar. O projeto conta agora com 20 estações e 200 bicicletas espalhadas pela cidade.

Aumentam números de passes mensais

A empresa Serttel, concessionária das bicicletas utilizadas no Projeto GynDebike, divulgou o relatório de utilização do mês de maio. O número de passes mensais aumentou de 629 para 631. E as viagens também aumentaram de 5.702 para 5.703.

As viagens estão sendo realizadas, em maior número, por homens jovens de 18 a 25 anos. O trajeto com maior utilização ainda é o da Praça Cívica (com 3,72% das viagens iniciadas e finalizadas), assim como o horário de maior retirada, entre 16h e 18h (28,46% das utilizações são feitas nesse horário).

No mês de maio, a quarta-feira foi a campeã no número de retiradas na semana, com 20%, seguida da quinta-feira, com 16%. Ao todo já foram realizadas 175.149 viagens com as bicicletas compartilhadas do projeto desde sua inauguração. Essas viagens representam mais de 63 toneladas de crédito de CO2.