Conai enfatiza a integração do Sistema

Aproveitando o novo cenário político que vem sendo desenhado desde a posse da atual legislatura e a necessidade de alinhamento entre as cooperativas Unimed, o Comitê Nacional de Integração (Conai) aportou sua 21ª edição em Brasília (DF), ambiente oportuno para os debates vigentes. Realizado de 22 a 24 de abril, o encontro reuniu dirigentes do maior sistema cooperativo de saúde do mundo para discutir, entre outros assuntos, a maior aproximação com a classe política para defesa das causas do cooperativismo de saúde e, consequentemente, da saúde nacional.

Orestes Pullin

“Temos a missão de integrar nossas cooperativas com o mundo político e este é o espaço ideal. Talvez seja muita pretensão passar a nossos representantes, deputados e senadores eleitos, e também ao Executivo, um desenho do cooperativismo de saúde no País, mas ao menos devemos tentar”, pontuou o presidente da Unimed do Brasil, Orestes Pullin, durante a abertura do evento, em 22 de abril.

Entre os principais pontos defendidos pela Unimed para sustentabilidade da saúde no País estão a mudança do modelo assistencial, o controle da inflação médica e a redução da judicialização, de acordo com Pullin. Com 115 mil médicos e médicas cooperados, 18 milhões de clientes e presente em 84% do território nacional, para ele, aUnimed possui tamanho e capilaridade suficientes para se posicionar como um dos principais entes do setor.

O Conai, que aconteceu até o dia 24, recebeu em sua abertura, ainda, o senador Nelsinho Trad, coordenador do Ramo Saúde na Frente Parlamentar do Cooperativismo e vice-presidente da Frente Parlamentar de Medicina, o presidente da Federação Centro Brasileira, Danúbio Antonio de Oliveira, o presidente da Central Nacional Unimed, Alexandre Ruschi, o presidente da Seguros Unimed, Helton Freitas, e o presidente da Unimed Participações, Nilson Luiz May.

Nelsinho Trad

“Quero assumir o compromisso de atuar em prol do cooperativismo médico. Vocês terão um representante à altura da Unimed para defender os interesses desse modelo de negócios e enfrentar os temas importantes e polêmicos que teremos pela frente para dotar o Brasil de melhores condições para o desenvolvimento da nossa gente. Que este evento seja bastante produtivo em ideias e sugestões para o enfrentamento dos problemas inerentes às nossas dores”, declarou o senador Nelsinho Trad.

Danúbio Antonio de Oliveira

Como representante da região, Danúbio Antonio de Oliveira destacou a importância de sediar o Conai em Brasília. “A escolha da nossa cidade corrobora o fato de que o Sistema Unimed permanece vivo na capital federal, graças a Seguros Unimed, à Central Nacional Unimed e aos clientes que acreditam em nossa marca. Precisamos continuar aumentando essa chama e resgatar o cooperativismo médico em Brasília”.

Palestras

Os debates na plenária aconteceram no segundo e terceiro dias. Orestes Pullin conduziu a palestra de abertura. Embasado por dados obtidos por meio da Pesquisa Nacional Unimed com Médicos e do Selo Nacional de Governança e Sustentabilidade, o presidente da Confederação adiantou: “Para muitas coisas aqui, não tenho respostas, porque acredito que elas precisam ser construídas coletivamente em momentos como este”.

Os números apresentados destacaram a concentração de médicos no País, a média de remuneração nas regiões e nos portes das Unimeds, a parcela de novos profissionais no mercado que não está sendo absorvida pelo Sistema, a necessidade de investimento em educação cooperativista, dentre outros temas. Diante dessa realidade, Pullin questionou aquela que seria a análise inevitável e necessária para o evento: “Qual será a nossa postura no mercado diante dessas características?”.

Na sequência, o vice-presidente da Unimed do Brasil, Alberto Gugelmin Neto, resgatou a segunda Carta do Conai, entregue ao Sistema em 2018. “Alinhamos missões, e esta diretoria conseguiu tirá-las da teoria para colocá-las em prática. Esta carta nada mais é do que a representação do nosso compromisso com vocês”, disse.

O evento trouxe outras discussões relevantes, como o Projeto Bahia, desenvolvido pela Central Nacional Unimed, as perspectivas para o cooperativismo no Congresso Nacional, a política de regulação de medicamentos, os Projetos de Lei nº 2.452/2015 e nº 2.454/2015, modificações na política de regulamentação de medicamentos, o futuro da Frente Parlamentar Cooperativista e tendências em tecnologia da informação em saúde.

Mude1Hábito

O movimento Mude1Hábito também esteve no Conai. A Unimed do Brasil disponibilizou um espaço para descompressão e relaxamento, com poltronas e mesas bistrô, além de massagens para participantes e acompanhantes.

Breno de Faria

Para o presidente da Unimed Goiânia, Breno de Faria, o encontro favoreceu discussões importantes a respeito da importância do fortalecimento da Atenção Primária. “A Unimed Goiânia soma-se às ações de defesa da sustentabilidade da saúde suplementar e está alinhada aos esforços para o desenvolvimento de projetos nessa área como o nosso Plano Personal e os estudos para reformulação da remuneração médica. Outra ação importante do Conai foi a atuação da Assessoria Político-Institucional da Unimed do Brasil em Brasília, fortalecendo a defesa do cooperativismo e da saúde", disse.

Fonte: Unimed do Brasil e Unimed Goiânia.