Cooperados participam de treinamento sobre Plano Personal

Médicos e médicas reuniram-se no auditório do Centro Clínico para assistir a uma palestra do consultor Daniel Albuquerque a respeito do Plano Personal, iniciativa de atenção primária desenvolvida pela Unimed Goiânia, no dia 27 de abril.

O novo plano ainda é exclusivo para colaboradores e colaboradoras da Cooperativa e seus dependentes, que são atendidos em um núcleo específico de atendimento denominado Espaço Personal, localizado na Avenida Mutirão. Cada equipe é composta por profissionais especialistas em clínica médica ou medicina de família, comunidade e pediatria, das áreas de assistência social, odontologia, enfermagem, farmácia clínica, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição e psicologia.

“Nesse novo modelo, cada paciente passa a ser atendido por um médico que conhece seu histórico de saúde, suas restrições, assim como de sua família. Com esse nível de acompanhamento, a assistência será muito mais assertiva na solução de problemas”, explica o consultor responsável pela implantação, Daniel Albuquerque. Caso não seja possível solucionar o caso com a equipe local, por ser muito específico, a pessoa será encaminhada para um especialista referenciado, com acompanhamento médico do Espaço Personal.

“Aproximadamente 80% dos problemas de saúde são solucionados com a equipe de referência”, afirma o consultor. O novo plano é baseado na experiência da coirmã de Vitória, que utiliza essa dinâmica há cinco anos e tem a satisfação de cerca de 93% de clientes da carteira. Este modelo é escolha de 50 mil pessoas da Unimed Vitória e de mais de 100 mil do Sistema Unimed em todo Brasil.

Daniel Albuquerque contextualizou também a iniciativa dentro do universo da saúde brasileira. O Sistema Nacional Unimed é pioneiro no investimento na atenção primária. Hoje, todos os concorrentes - Amil, Bradesco, SulAmérica, Intermed - têm iniciativas de atenção primária. A ANS está estimulando e existe uma secretaria específica no Sistema Único de Saúde (SUS). “É um sistema que funciona no mundo inteiro”, afirma o consultor.

Washington Luiz Rios

Ao dirigir-se a quem estava presente, o diretor de Recursos Próprios da Cooperativa, Washington Luiz Rios, além de agradecer a presença de todos e sua participação na iniciativa, chamou atenção para a remuneração diferenciada. “Há cerca de cinco meses, abrimos oportunidades para cooperados e cooperadas participarem do processo seletivo de médicos de referência do Plano Personal, garantindo igualdade de condições para todos. Neste atendimento, a remuneração acontece de forma diferente. É pago o valor da consulta integral pelo atendimento e, quando é feito o relatório e devolvido o paciente para o médico de família, é creditado o valor de mais meia consulta. O Plano Personal é o produto de atenção primária da Unimed Goiânia que atende hoje cerca de 3 mil vidas”, explicou o diretor.