Unimed Goiânia conquista certificação internacional GRI

A adoção da metodologia Global Reporting Initiative (GRI) para elaboração de seu Relatório de Gestão e Sustentabilidade e a conquista pela segunda vez consecutiva, em 2018, do selo GRI de conformidade atesta não apenas o aperfeiçoamento do relato, mas também que a Cooperativa evolui seu próprio desempenho, que passou a ser estimulado por conceitos e princípios internacionais de gestão.

Esta metodologia possibilita o aprimoramento da prestação de contas de forma clara e consistente para a sociedade, nos aspectos social, ambiental, econômico e de governança.

Breno de Faria

“Nosso principal objetivo é aperfeiçoar as práticas sustentáveis da gestão e incentivar os públicos interno e externo a conhecerem mais sobre a Unimed Goiânia por meio de um relato objetivo e claro. Por outro lado, ao seguir as orientações do padrão GRI, que inclui códigos indicadores da excelência da gestão para elaborar o relatório, somos levados a melhorar aspectos da gestão para incluir novos códigos e, assim, melhorar a avaliação”, explica Breno de Faria, presidente da Unimed Goiânia.

O relatório recebeu o selo da GRI pelo Serviço “Content Index Service”, que compreende o período de atuação da organização de 1˚ de janeiro de 2018 a 31 de dezembro de 2018. Realizado anualmente, as edições do documento ficam disponíveis para consulta no site da Cooperativa (www.unimedgoiania.coop.br).

Selma Trad

“Recomendamos a sua leitura para conhecer em detalhes o desempenho da Cooperativa. Isso é muito importante para que cooperados e cooperadas possam participar de forma mais efetiva dos seus rumos e colaborar na tomada de decisões”, acrescenta a diretora de Planejamento e Controle, Selma Trad.

O que é GRI

A Global Reporting Initiative é uma organização internacional que ajuda empresas, governos e outras instituições a compreender e comunicar o impacto dos negócios em questões críticas de sustentabilidade como economia de recursos naturais, direitos humanos e problemas de corrupção.

Desde sua criação em 1997, o que antes era uma prática restrita passou a ser adotada por cada vez mais empresas em todo mundo. Atualmente, 93% das 250 maiores corporações do mundo usam a metodologia de relato baseado em conceitos de sustentabilidade.

As diretrizes da GRI – chamadas G4 – na elaboração dos relatórios ajudam a identificar os impactos das operações da organização sobre o meio ambiente, a economia e a sociedade civil. O objetivo é apontar informações confiáveis, relevantes e padronizadas para que as empresas avaliem oportunidades e riscos a partir desses impactos e tomem decisões mais embasadas sobre o assunto.

As diretrizes que compõem o G4 são universalmente aplicáveis a empresas de todos os tamanhos, tipos e setores do mercado, e foram reestruturadas em um conjunto de padrões no final de 2016.

Essa remodelagem originou os Padrões GRI de Relatório de Sustentabilidade, os primeiros padrões globais para criação de relatórios de sustentabilidade. Os indicadores são dispostos em módulos inter-relacionados e representam as melhores práticas de relato dos impactos econômicos, ambientais e sociais dos negócios.

Entre as empresas e instituições que utilizam a metodologia GRI estão o Banco do Brasil, Central Nacional Unimed, General Motors, Johnson & Johnson, Ministério do Interior dos Emirados Árabes, Natura, Nestlé, Nike, Porto de Rotterdam, Symantec, Votorantim, entre outras.