Unimed do Brasil implementa modelo Jeito de Cuidar Unimed na Unimed Goiânia

Workshop de Implementação Jeito de Cuidar Unimed foi realizado nos dias 22 e 23 de maio e reuniu cerca de 35 colaboradores e colaboradoras da Unimed Goiânia, entre responsáveis pelas áreas de coordenação e gerência. A diretora do Conselho Técnico, Raquel Coelho, é madrinha do projeto e acompanhou o evento. “Já temos bons equipamentos, e muitos protocolos todos utilizamos bem, o que faz toda a diferença é a atitude e o compromisso das pessoas, porque são elas que garantem a eficiência e a humanização de todas essas coisas. Por isso, todos devem estar engajados em fazer o nosso Jeito de Cuidar acontecer de forma natural e espontânea”, comenta a diretora.

Raquel Coelho

O Jeito de Cuidar pode ser definido como atitudes e comportamentos, processos e procedimentos, equipamentos e estruturas, que têm o propósito não apenas de cuidar da saúde e do bem-estar das pessoas, mas de tornar a vida melhor.

O treinamento foi ministrado pela gerente da área de Desenvolvimento Humano e Sustentabilidade da Unimed do Brasil, Maike Rothenburg Mohr, que falou sobre evolução organizacional; conceitos gerais do Modelo de Atendimento e Matriz de Evolução; liderança e equipes; modelo Jeito de Cuidar e sua Matriz de Evolução; Avaliação Singular x Matriz de Evolução; compromissos e plano de sustentação, e próximos passos.

“O processo de implementação do Jeito de Cuidar envolve esses momentos de reflexão de líderes, para que atuem como agentes de transformação de uma cultura e estejam cada vez mais conscientes de seu papel como indivíduo perante a equipe e sua relação com o cliente”, explica a gerente da Unimed do Brasil.

Maike Rothenburg Mohr

O modelo proposto surge com o objetivo de colocar clientes como elementos centrais da organização, com pensamento crítico e inspirado pelo propósito de cuidar de pessoas, para ter melhores condições de questionar as práticas atuais e propor inovações e aperfeiçoamentos para que a Unimed evolua, se diferencie e se mantenha competitiva no mercado, realizando o propósito de cuidar.

Breno de Faria

O presidente da Unimed Goiânia elogiou o projeto e destacou o empenho da Cooperativa no sucesso do modelo. “Os conceitos propostos fazem parte da nossa missão cuidar de pessoas, de enxergá-las como seres humanos e não como mais um número em uma lista de espera. Para que pacientes se sintam satisfeitos e acolhidos, devemos refletir que cada experiência de atendimento é única para aquela pessoa. Desejamos que quem for paciente reconheça e sinta na prática nossos esforços em atender bem, e que o valor de cada experiência possa ser associado positivamente a esse jeito diferente de cuidar proporcionado pela marca Unimed”, afirma Breno de Faria.