Workshop Unimed Marca Experience mobiliza Cooperativa

No dia 24 de abril, foi realizado, no auditório da Amcham, o workshop Unimed Marca Experience, destinado a colaboradores e colaboradoras dos setores de Comunicação, Marketing e áreas relacionadas. A apresentação foi ministrada pelos representantes da Unimed do Brasil, Erinaldo Santana, do setor de Gestão da Marca, e Michel Vita, do setor de Assessoria de Comunicação e Imprensa.

Sérgio Baiocchi Carneiro

Na abertura, foi transmitida uma mensagem por vídeo do diretor de Mercado da Unimed Goiânia, Sérgio Baiocchi Carneiro. “Tenho certeza que serão apresentadas informações valiosas para a unificação dos conhecimentos e alinhamento de condutas para a gestão da nossa comunicação com a sociedade, nossos beneficiários e parceiros. Temos ótimos profissionais para colocar tudo em prática”, afirmou.

A seguir, foram apresentados o conceito Unimed, o Manifesto da Marca utilizado em todo Sistema e a estruturação das áreas de marketing e comunicação. Outro tema importante abordado foi o Manual da Marca Unimed de 2019, que contém todas as diretrizes para utilização do nome, marca e logo da Unimed em diversas ocasiões. “O manual foi todo pensado e estruturado para se encaixar em todas as ocasiões possíveis de utilização. Desde situações nas quais não cabe o selo até aquelas em que não é possível usar a cor verde, para todas elas podem ser encontradas soluções aqui”, explica Santana.

O gerenciamento de crises também foi abordado. “Nosso Manual de Gerenciamento de Crises foi construído a partir da análise das crises enfrentadas por 15 Unimeds de todos os cantos do País. Encontramos um padrão de posicionamento e listamos 60 possíveis crises que uma Singular pode enfrentar, juntamente com os encaminhamentos necessários para solucioná-la”, conta Vita.

Sobre o relacionamento com a imprensa, alguns cuidados foram recomendados. “Entendemos que o relacionamento com a imprensa é delicado e pode causar ruídos no relacionamento com a comunidade, por isso, listamos as melhores posturas como nunca falar nada em off e sempre discutir os assuntos, especialmente temas polêmicos, com a assessoria de imprensa”, recomenda.

Por fim, os representantes da Unimed do Brasil se colocaram à disposição para esclarecer dúvidas, garantindo que “a Unimed do Brasil está sempre disposta a ajudar e auxiliar naquilo que as Singulares precisarem. Podem entrar em contato que nós vamos, juntos, resolver as questões que se apresentarem”, afirmaram.

Ariane Panhan

A colaboradora do setor de Projetos, Ariane Panhan, conta que gostou bastante do workshop. “Mesmo sendo de uma área correlata foi muito bom estar aqui e aprender um pouco sobre as questões que envolvem o marketing e a comunicação da Cooperativa”, explica.

 Katia Gesa de Souza

“Achei excelente. Temos muitas dúvidas em relação à elaboração de layout, por exemplo. Somos os guardiões de toda a documentação da Cooperativa e, inclusive, estamos em uma fase de revisão. Então, entender como funciona, que existe algo maior por trás de tudo é importante, valoriza nosso trabalho, nosso entendimento com as áreas de marketing e comunicação. Pra mim, foi muito assertivo e esclarecedor”, disse Katia Gesa de Souza, do Setor de Gestão de Processos, que está completando um ano na Unimed Goiânia.