AGO da Unimed Goiânia distribui sobras e aprova prestação de contas de 2018

A Assembleia Geral Ordinária (AGO), realizada no dia 11 de março, lotou o auditório do Conselho Regional de Medicina de Goiás (Cremego) e trouxe boas notícias. Uma sobra do resultado financeiro de 2018 de R$ 5.383.521,19 será distribuída entre cooperados e cooperadas conforme sua produção médica (como determina oEstatuto Social da Unimed Goiânia) por decisão da maioria presente na assembleia. O valor foi depositado na quarta-feira (13/3).

A AGO iniciou com a apresentação do Relatório de Gestão e Sustentabilidade do exercício de 2018, feita pelo presidente da Unimed Goiânia, Breno de Faria, que também relatou as ações e os números da Cooperativa nesseperíodo.

Breno de Faria

"O esforço coletivo de cooperados, cooperadas e do Conselho de Administração resultou em grandes conquistas”, destacou o presidente ao apresentar as principais premiações obtidas ao longo de 2018, como o Selo Ouro RN 277, a Acreditação ONA, o Selo Ouro de Governança e Sustentabilidade da Unimed do Brasil e o Selo Great Place To Work (de melhor empresa para trabalhar).

Ele também destacou os indicadores de desempenho e financeiros, e as importantes medidas de compliancepara estimular a postura ética e combater a corrupção. “Temos mantido nossa solidez e liderança no mercado regional graças a uma gestão muito responsável e cautelosa em relação ao nosso equilíbrio financeiro e à adoção de boas práticas em todos os setores, que garantem a qualidade do atendimento e do ambiente de trabalho. Tudo isso está plenamente alinhado ao trabalho de cada cooperado e cooperada", garantiu.

Todos os presentes receberam uma cópia resumida do Relatório de Gestão e Sustentabilidade 2018 e as Demonstrações Contábeis. Antes da realização da AGO, já havia sido enviado um link de acesso ao documento, que também está acessível no site da Cooperativa.

Consad

Nos últimos anos, o Conselho de Administração (Consad) tem optado pela versão digital do documento, de mais de cem páginas, como uma medida de economia financeira e preservação do meio ambiente por meio da redução do uso de papel.

Estiveram presentes, além do presidente da Cooperativa, Sizenando da Silva Campos Jr., diretor Financeiro; João Damasceno Porto, diretor Administrativo; Selma Trad, diretora de Planejamento e Controle; Adriano Auad, diretor Médico; Raquel Coelho e Júlio Resplande, diretores do Conselho Técnico; Washington Ferreira Rios, diretor de Recursos e Serviços Próprios I; José Garcia, diretor de Recursos e Serviços Próprios II.

Demonstrações Contábeis e Auditoria Independente

Hernane José da Silva Jr.

As Demonstrações Contábeis foram apresentadas pelo contador Hernane José da Silva Jr., que detalhou ponto a ponto do desempenho financeiro da Unimed Goiânia, como o balanço patrimonial (ativos e passivos circulante e não circulante), demonstração do resultado do exercício, reversões e destinações do resultado, mutações do patrimônio líquido, fluxo de caixa e aplicações financeiras exigidas pela ANS.

Gilmar Wisnievski

O relatório dos auditores independentes, apresentado por Gilmar Wisnievski, diretor da DEGE Auditores Associados, foi favorável às demonstrações contábeis. Nele, constam que as demonstrações "apresentam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira da Unimed Goiânia em 31 de dezembro de 2018 e 2017, o desempenho de suas operações e seu fluxo de caixa para o período de 1˚ de janeiro de 2018 a 31 de dezembro de 2018, de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil e nas Normas Reguladoras exaradas pela ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar".

Parecer do Conselho Fiscal e Votação

Romes Batista Alves

O coordenador do Conselho Fiscal, Romes Batista Alves, apresentou o Parecer do Conselho Fiscal realizado com a assessoria técnica da empresa J&M Consultoria e Assessoria Contábil. Na opinião dos conselheiros fiscais, fundamentada nos exames elaborados e nos relatórios e pareceres da assessoria técnica e da auditoria independente, "as referidas demonstrações refletem adequadamente, em todos os seus aspectos relevantes, as situações econômica, financeira e patrimonial da Unimed Goiânia em 31 de dezembro de 2018". Assim, foi recomendada a sua aprovação.

Para realizar a votação, a mesa formada pelo presidente, Breno de Faria, e pela diretora de Planejamento e Controle, Selma Trad, foi dissolvida e a coordenação da assembleia foi transferida para o cooperado Raimundo Nonato. Os cooperados e cooperadas presentes aprovaram por unanimidade a prestação de contas.

Plano de Trabalho

Selma Trad

Também foi aprovado, por unanimidade, o Plano de Trabalho para o ano de 2019 apresentado pela diretora Selma Trad, cujas diretrizes estratégicas são:

- Ampliar e integrar o programa de assistência domiciliar com as áreas afins;

- Implantar novo processo de entrevista qualificada;

- Bonificar contratos corporativos com baixo nível de sinistralidade;

- Maximizar o potencial produtivo da área técnica do laboratório Unimed;

- Diversificar os produtos com foco na Atenção Integral à Saúde;

- Concluir a implantação das novas políticas e processos para retenção e fidelização de clientes;

- Ampliar os projetos da ANS: Parto Adequado e Idoso Bem Cuidado;

- Expandir a carteira e o cuidado do Programa de Crônicos na Atenção Integral à Saúde;

- Realizar a classificação da rede assistencial (clínicas e laboratórios);

- Implantar atendimento personalizado para empresas MPE;

- Dar continuidade ao sistema de gestão da qualidade visando à certificação ISO 9001:2015;

- Criar o serviço Unimed Criança;

- Implantar o sistema de gerenciamento de planos de saúde – SGU 2.0;

- Implantar a nova versão do sistema Tasy nos Recursos e Serviços Próprios;

- Realizar análises do novo sistema de Customer Relationship Management (CRM);

- Implantar prontuário eletrônico;

- Implantar DRG.

Honorários

Em relação à fixação do valor dos honorários ou da cédula de presença de membros do Conselho de Administração, Conselho Fiscal e do coordenador do Conselho de Especialidades, cooperados e cooperadas decidiram manter os valores já praticados.

Eleição do novo Conselho Fiscal

Como até o prazo regulamentar para inscrição de chapas para eleição do Conselho Fiscal apenas a chapa Ética, Respeito e Igualdade foi inscrita e cumpriu todas exigências do processo eleitoral, a eleição foi feita por aclamação.

O novo Conselho Fiscal 2019 - 2020 eleito tem a seguinte composição:

Cargo

Nome

Conselheiro Fiscal Efetivo

Luciano Carvalho Vitorino

Conselheira Fiscal Efetiva

Maria Simone Rodrigues Erickson

Conselheiro Fiscal Efetivo

Romes Batista Alves

Conselheiro Fiscal Suplente

Humberto Ramos Carneiro

Conselheira Fiscal Suplente

Kamila Oliveira Duarte Garcia

Conselheiro Fiscal Suplente

Pedro Seronni Frota

O presidente destacou e agradeceu a dedicação dos ex-conselheiros José Umberto Vaz de Siqueira, Anselmo de Oliveira Franco, Nelcivone Soares de Melo e Geraldo Silva Queiroz, que encerraram seus mandatos neste ano cedendo espaço para a necessária renovação do Confisc.