Aumenta procura por vacina contra meningite na Unimed Goiânia

Centro de Vacinação da Unimed Goiânia está localizado no Espaço Sinta-se Bem

No Centro de Vacinação da Unimed Goiânia, a procura por vacinas contra meningite meningocócica triplicou. Normalmente, são comercializadas 400 doses por mês. No dia 10 do mês de março, este número já havia sido atingido. A Secretaria Estadual de Saúde confirma 18 casos registrados no território goiano, mas esclarece que não há epidemia.

A preocupação pode ser justificada pelas complicações que a doença apresenta em muitos casos, como lesões mentais, motoras, auditivas e até a morte. A maioria dos casos de meningite é provocada por vírus ou bactérias, mas a doença também pode ser transmitida por fungos. Entre os sintomas estão febre alta repentina, forte dor de cabeça, pescoço rígido, vômitos, náusea, confusão mental e dificuldade de concentração, convulsões e sonolência.

Na rede privada, existem duas vacinas contra meningite meningocócica: meningite ACWY e meningite B, que protegem contra sorogrupos diferentes, portanto, é recomendável que se aplique as duas. Após a vacinação, são necessários 15 dias para o início do efeito no organismo.

Luciana Barreto

A coordenadora médica do Centro de Vacinação da Cooperativa, Luciana Barreto, alerta que a vacina deve ser feita de acordo com o calendário de vacinação das sociedades médicas de pediatria (SBP) e imunizações (SBIm). “O ideal é vacinar crianças a partir dos três meses de idades, pois o sistema imunológico delas não está completamente formado. Adultos podem se vacinar conforme prescrição médica”, explica.

O calendário de vacinação infantil de 2019 está disponível CLICANDO AQUI.