Faculdade Unimed realiza atualização em Auditoria em OPME – DMI e Produtos de Saúde

A Faculdade Unimed promove um curso de atualização em OPME – DMI e Produtos de Saúde nos dias 29 e 30 de março, em Goiânia, voltado para profissionais de medicina, enfermagem, auditoria farmacêutica, administração e gestão em saúde, representantes de equipes de cadastramento, faturamento, atendimento e Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME) de operadoras de planos de saúde.

O objetivo é orientar as equipes envolvidas com OPME na saúde suplementar para trabalharem cada vez mais no sentido de melhorar a negociação com as empresas fornecedoras, controlar o custo e a qualidade destes itens e verificar a racionalidade da utilização de OPME na atenção prestada.

A gestão e a auditoria de OPME, Dispositivos Médicos Implantáveis (DMI) e produtos de saúde são assuntos de fundamental importância para a saúde suplementar devido ao alto custo destes materiais, o que influencia significativamente as operadoras de planos de saúde.

O crescimento do uso de produtos em saúde (materiais de consumo, medicamentos, DMI/OPME), associado à ausência de padronização de nomenclatura e definição de preços de produtos, bem como à ineficiência interna e externa em controlar estes processos, foi um dos fatores que fomentou o crescimento da judicialização em saúde e o aumento de conflitos de interesse.

Ao analisar o contexto, é necessário considerar a frequente utilização de OPME em procedimentos de alta complexidade, em que a qualidade e a segurança são fundamentais. Por isso, é necessário orientar as equipes envolvidas com OPME na saúde suplementar para, cada vez mais, serem desenvolvidas estratégias focadas em melhores negociações com as empresas fornecedoras, controle de custo e qualidade desses itens, além da verificação da racionalidade da utilização de OPME na atenção prestada.

Breno de Faria

Todos os processos que envolvem órteses, próteses e materiais especiais são complexos e necessitam de conhecimento”, reforça o presidente da Cooperativa, Breno de Faria, que recomenda o curso. A relação entre alto custo, necessidade e qualidade geram desafios que devem ser encarados por profissionais especializados, o que torna o curso de atualização e auditoria em OPME necessário para todo o Sistema Unimed.

A inscrição pode ser feita no site da instituição de ensino, clicando aqui.

 

Cooperados e cooperadas da Unimed Goiânia têm 10% de desconto.