Grupo Vida Ativa incentiva exercícios físicos na terceira idade

O Grupo Vida Ativa é voltado para beneficiários e beneficiárias com 50 anos ou mais que buscam o fortalecimento muscular e a prática de exercícios físicos. No dia 12 de março, aconteceu mais uma reunião, e os participantes puderam se exercitar com bastante música e animação.

Os encontros acontecem duas vezes por semana, às terças e sextas-feiras, sob orientação de profissionais da TRC Assessoria Esportiva, que já trabalham com o Grupo de Corrida da Cooperativa.

Carolina Protásio, que é a coordenadora do grupo, explica que a prática de exercícios físicos para pessoas com mais de 50 anos é importante para garantir uma velhice mais saudável. “O fortalecimento muscular previne quedas, enfraquecimento muscular e também as ‘ites’, que são inflamações nos músculos”.

A aula é dividida em três etapas: cardiorrespiratória com dança, fortalecimento muscular com exercícios funcionais e, por último, a etapa de relaxamento, com alongamentos.

 

A professora alerta para os exercícios corretos nessa idade. “Cada pessoa tem suas próprias limitações, e nessa idade nós evitamos exercícios de alto impacto para preservar a integridade física dos membros”.

Ione Antunes começou a participar do grupo há duas semanas e conta que já percebeu uma melhora na sua saúde. “Eu já me sinto mais animada, menos dolorida para fazer as coisas. Parece que os músculos já começaram a trabalhar bem e estão me deixando mais saudável”, conta a pensionista de 73 anos.

Darci Alves e Reginaldo Bessa

O casal Darci Alves e Reginaldo Bessa iniciaram as atividades quando o grupo foi criado, em 2013. “Quando começamos a participar, tinha poucas pessoas, só nós e umas quatro pessoas. Perseveramos e continuamos quando o grupo mudava de lugar, sempre gostamos muito dessa interação, dessa animação. Os exercícios nos deixam mais ativos e saudáveis, então podemos dizer que o grupo melhora a saúde física e emocional”, garantem eles.