Prevenção de Quedas é tema do 2º Encontro do Grupo da Melhor Idade de 2019

No dia 1˚ de março, foi realizada a segunda reunião do ano do Grupo da Melhor Idade, no auditório do Espaço Sinta-se Bem. Na ocasião, o fisioterapeuta Públio de Freitas Júnior tratou da Prevenção de Quedas e instruiu sobre os cuidados para evitar tropeços e escorregões.

O palestrante explicou que um simples tombo pode trazer grandes consequências. “A pessoa da melhor idade já está com 60 anos ou mais e, por causa de um tombo, pode ter uma fratura grave. Nessa idade, quebrar um osso é mais difícil de colar”, conta o fisioterapeuta.

Públio apresentou dicas de precauções que os idosos podem tomar para evitar tropeços. “Tirar tapetes da casa, onde a pessoa pode escorregar ou tropeçar. Não deixar objetos espalhados no chão, mesmo que sejam enfeites. Não limpar a casa com produtos que tornem o chão escorregadio demais. Colocar fitas antiderrapantes e visíveis nos degraus de escadas e desníveis. Instalar barras de apoio no banheiro. Deixar os ambientes com uma luz de fundo para que não fique muito escuro à noite”, explica o médico.

Verenice Stival Nogueira

Verenice Stival Nogueira comentou que gostou muito da palestra e já vai aderir à ideia dos apoios no banheiro. “Saindo aqui já vou comprar meu banquinho para lavar o pé no chuveiro. É muito importante esse tipo de orientação para precaver acidentes e evitar um grande problema”, comenta.

Maria Isabel Valle

Outra beneficiária, Maria Isabel Valle, 73 anos, vem sempre aos encontros do Grupo da Melhor Idade. E de tanto elogiar e fazer propaganda, a amiga Maria Celia Bicalio resolveu participar também. “Eu gosto muito das palestras do grupo, são muito informativas”, contou Maria Isabel. “Aqui também é bom para rever os amigos, conversar com as pessoas, trocar ideias e sempre aprender algo”, diz Maria Celia, 75 anos.

O Grupo da Melhor Idade tem o objetivo de instruir pessoas com mais de 60 anos sobre algumas doenças e cuidados especiais nesta fase da vida. Os temas de saúde são variados, de acordo com as necessidades do público participante. Os palestrantes abordam as principais doenças relacionadas, como preveni-las e conviver com elas de maneira mais saudável e consciente.