Sistema OCB/Sescoop-GO reúne prefeitos goianos

O Sistema OCB/Sescoop-GO quer unir forças com o governo de Goiás e as prefeituras para aumentar o nível de desenvolvimento econômico e social dos municípios goianos. A ideia é promover e estimular a expansão do cooperativismo como estratégia eficaz para o crescimento das cidades. O pontapé deste projeto será no dia 13 março, num encontro realizado com prefeitos, secretários, representantes do Executivo estadual e de entidades cooperativistas, no auditório do Edifício Goiás Cooperativo.

Com o tema Contribuição do Cooperativismo para o Crescimento das Cidades, o evento vai apresentar propostas para a implantação de iniciativas que fomentem o progresso local de forma significativa e que tornem os municípios goianos referência em desenvolvimento, por meio de ações de cooperação, empreendedorismo, cidadania e negócios sustentáveis.

O público conhecerá os detalhes do caso bem-sucedido de São Roque de Minas, uma cidade mineira próxima à nascente do Rio São Francisco que estava em decadência nos anos 1990 e teve seu destino transformado com a criação de uma cooperativa de crédito. O presidente do Sicoob Saromcredi, João Carlos Leite, vai explicar como a fundação da cooperativa alavancou o desenvolvimento da produção agropecuária local e, com isso, do comércio e da prestação de serviços.

Também haverá participação de representantes das cooperativas Comigo, Coapil e Bordana, que têm papel importante no crescimento econômico e na inclusão social nas cidades de Rio Verde, Piracanjuba e Goiânia, respectivamente, além da presença da prefeita de Bela Vista de Goiás, Nárcia Kelly, para falar de como o município tem se beneficiado da parceria com o cooperativismo.

Joaquim Guilherme Barbosa de Souza
 

Para o presidente do Sistema OCB/Sescoop-GO, Joaquim Guilherme Barbosa de Souza, diante da situação atual vivenciada por diversos municípios goianos (assim como em boa parte do País), em que existe cada vez menos disponibilidade de recursos e a capacidade de investimento está comprometida, o cooperativismo tem muito a contribuir como modelo de negócio capaz de sobreviver e de crescer diante de um cenário de crise.

“Como cooperativistas, consideramos que o momento requer a união de esforços para viabilizar parcerias e apresentar o cooperativismo como modelo de negócio diferenciado, capaz de promover o desenvolvimento econômico e social de uma região”, destaca Joaquim Guilherme.

Breno de Faria

O presidente da Unimed Goiânia, Breno de Faria, lembra que as características do cooperativismo favorecem o desenvolvimento municipal. “A inclusão socioeconômica, a geração e a democratização da renda são fatores de desenvolvimento que contribuem para fortalecer a igualdade social nas comunidades”, diz.

Fonte: OCB/GO e Unimed Goiânia.