Unimed Goiânia investe na saúde e segurança de quem trabalha na instituição

Várias ações e programas focados na prevenção de doenças ocupacionais e na adoção de estilos saudáveis de vida são realizados regularmente para aumentar a produtividade e reduzir a sinistralidade no plano de saúde. A novidade é o Programa Bem-Viver, uma ação inovadora da Cooperativa.

O Programa Bem-Viver é destinado a colaboradores e colaboradoras celetistas, estagiários e estagiárias da Unimed Goiânia. Anualmente, o Setor de Gestão de Pessoas aplica um questionário para fazer o diagnóstico inicial de saúde do quadro de profissionais com objetivo de identificar os públicos-alvo para cada dimensão especificada. Neste diagnóstico são avaliados os seguintes aspectos: estilo de vida, Índice de Massa Corpórea (IMC), doenças existentes, níveis de estresse, ansiedade e depressão.

João Damasceno Porto

“Com base nos dados obtidos, a Cooperativa, em parceria com a Clínica de Psicologia e o Setor de Atenção à Saúde, promove palestras abertas e atividades de grupos fechados, conforme o perfil de cada participante, com o objetivo de garantir mais saúde, evitando o adoecimento e estimulando práticas que promovam a qualidade de vida,” explica o diretor Administrativo, João Damasceno Porto.

Ginástica Laboral

Com o propósito de promover o bem-estar de colaboradores e colaboradoras e prevenir doenças ocupacionais, são oferecidas aulas de ginástica laboral, com orientação de fisioterapeutas, duas a três vezes por semana. Mensalmente é realizada ainda uma aula coletiva de ginástica laboral (exercícios de alongamento e relaxamento) com intuito de promover a integração e o bem-estar de profissionais das diversas áreas.

 

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

Baseada na Norma Regulamentadora nº 5, criada pelo Ministério do Trabalho e normalizada pela legislação brasileira através da Consolidação das Leis de Trabalho, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) tem como objetivo prevenir doenças e acidentes no trabalho e promover a saúde e a integridade física de trabalhadores e trabalhadoras.

 

As eleições da CIPA acontecem anualmente, quando membros são escolhidos por colaboradores e colaboradoras, por meio de votação e indicações da diretoria. Por exigência legal, quem se eleger faz um curso específico no qual aprende os primeiros socorros, a função dentro da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e recebe orientação para montar os mapas de riscos, de acordo com cada ambiente. Em reuniões mensais, a comissão faz o acompanhamento e a auditoria dos riscos além de apresentar propostas de como eliminá-los.

 

Brigada de Incêndio

Para atender à Lei Estadual nº 15.802 e às Normas Técnicas 17/2014 exigidas pelo Corpo de Bombeiros Militar do estado de Goiás, que tem como parâmetros a NR 23, NBR 14276 e NBR 14608 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a Unimed Goiânia criou uma Brigada de Incêndio formada por um grupo de colaboradores e colaboradoras voluntários ou indicados, que são treinados e capacitados para auxiliar demais colegas de trabalho em situações de emergência, em especial, situações de incêndio. A renovação da Brigada de Incêndio é feita de dois em dois anos. São realizadas reuniões mensais com a presença de lideranças da Brigada para discutir assuntos pertinentes como vistoria de extintores, verificação das mangueiras de incêndio e outros.

 

Semana Interna de Prevenção de Acidentes

Desde 2010, a Unimed Goiânia promove a Semana da Saúde e Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT) com palestras e ações para garantir a conscientização sobre a importância da prevenção de doenças e de acidentes nos ambientes de trabalho. Em 2018, 404 pessoas participaram das 24 palestras oferecidas e 954 estiveram presentes nas 3 ações realizadas.