Unimed Goiânia promove palestra sobre zika vírus

Da esquerda para direita: Maria Barbara F. Gomes; Heitor Camargo Godinho; Luiza Rosado; 
Madson Montes Bedim (Diretor Clínico do RSPI) e Marilia Turchi

No dia 21 de março, foi realizada a palestra “Infecção pelo zika vírus: um flavivirus que pode trazer sequelas em recém-nascidos”, ministrada pela infectologista Marília Turchi e pela ginecologista e obstetra Luiza Emylce. A palestra faz parte do Programa de Capacitação e Otimização dos Recursos e Serviços Próprios, que irá promover aulas de temas de relevância para profissionais deste setor.

O vírus zika é um arbovírus, que são os vírus transmitidos por picadas de insetos, especialmente mosquitos. Ele é transmitido pelo Aedes aegypti, que também transmite a dengue e a chikungunya. Mesmo apresentando sintomas mais leves como uma alergia, o risco de desenvolvimento de sequelas neurológicas é maior. “Todos os sexos e faixas etárias são igualmente suscetíveis ao vírus zika, porém mulheres grávidas e pessoas mais velhas têm maiores riscos de desenvolver complicações da doença”, explica a infectologista.

Marília apresentou a retrospectiva dos casos de zika e explanou sobre a relação com a microcefalia diagnosticada. “O que nós podemos concluir é que a microcefalia é apenas a ponta do iceberg em relação aos desafios enfrentados pelas gestantes portadoras do vírus. As crianças expostas congenitamente têm apresentado perda de peso, déficit cognitivo e problemas de coordenação motora”, explica a cooperada.

Luiza Emylce

A ginecologista Luiza Emylce é doutoranda em epidemiologia e participa do projeto ZikaPlan: infecção pelo zika vírus em gestantes e crianças do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Ao lado de Marília, ela apresentou os cuidados e as recomendações com pacientes gestantes para a detecção do vírus. “A mãe deve buscar uma Unidade Básica de Saúde para iniciar o pré-natal assim que descobrir a gravidez e comparecer às consultas regularmente: uma vez por mês até a 28ª semana de gravidez; a cada quinze dias entre a 28ª e a 36ª semana; e semanalmente do início da 36ª semana até o nascimento do bebê. Ela também deve se proteger da picada de mosquitos com repelentes, roupas de mangas e calças compridas, telas de proteção em janelas e portas e não tomar remédios sem prescrição médica”, explica a médica.

Rosa Maria Gonçalves

A ginecologista Rosa Maria Gonçalves gostou muito da palestra e da forma como está sendo realizado o Programa de Capacitação. “A apresentação foi muito lúdica, muito explicativa e deu para absorver bem. Acho que esse tipo de programa é muito importante para renovar os conhecimentos”, afirma.