Superação: Os Doadores

A Unimed Goiânia superou a meta estabelecida para a Campanha de Doação de Sangue, "Que Herói é Você?", lançada em outubro, arrecadando 250 bolsas de sangue. O objetivo era ultrapassar as 200 bolsas de sangue coletadas em 2013 e 2014.

Durante a divulgação da campanha, colaboradores se fantasiaram de "Os Doadores" (os Super-Heróis da campanha) e percorreram os setores da Cooperativa para estimular outros colaboradores, cooperados, beneficiários, gestores e gerentes a tornarem-se super-heróis também. A coleta foi feita por unidades móveis do Hemocentro em dois pontos estratégicos da Unimed Goiânia, na estrutura do Hospital de Urgência de Goiânia Otávio Lage (Hugol) e em outros três pontos específicos das unidades.

O resultado foi animador: na sede administrativa, foram doadas 82 bolsas de sangue; no SAU I, 37 bolsas; Centro Clínico, 60; Unimed Corretora, 32; e no atendimento do intercâmbio, 39.

A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que o percentual ideal de doadores para um país esteja entre 3,5% e 5% de sua população. No Brasil esse número é preocupante, pois não chega a 2%, sendo apenas 1,8% da população brasileira doadora.

Dr. João Damasceno Porto e Dr. Sérgio Baiocchi Carneiro

"Por isso, lançamos anualmente uma campanha de doação de sangue com o objetivo de mover as pessoas, tirá-las de sua zona de conforto, mostrar para cada uma delas que salvar vidas é uma responsabilidade de todos. Temos muitas pessoas necessitando de sangue diariamente. A doação é um ato de amor por alguém que você nem conhece. Agradecemos imensamente a todos os doadores", explicam os diretores Dr. Sérgio Baiocchi Carneiro (Mercado) e Dr. João Damasceno Porto (Administrativo).

As transfusões de sangue fazem a diferença entre a vida e a morte de centenas de pacientes todos os dias. Diariamente, acontecem centenas de cirurgias, acidentes e queimaduras profundas que carecem de transfusões assim como os portadores de leucemia, hemofilia e anemias.