Centro de Diagnósticos Unimed é objeto de estudo de quatro trabalhos acadêmicos

LEED® é um referencial técnico norte-americano elaborado pelo United States Green Building Council (USGBC)

O novo Complexo Administrativo e Centro de Diagnósticos da Unimed Goiânia, construído de forma sustentável por meio da certificação Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), já é objeto de estudo de quatro trabalhos de conclusão de curso (TCCs). Os alunos de engenharia civil e ambiental têm como principal foco a certificação alcançada pela Cooperativa.

O LEED® é um referencial técnico norte-americano elaborado pelo United States Green Building Council (USGBC), organização não governamental que reúne líderes de mercado no setor da construção e da arquitetura com a finalidade de desenvolver critérios mínimos e parâmetros para avaliação e comparação entre edifícios sustentáveis e de alta performance.

Construção é a primeira a obter certificação na região Centro-Oeste

Com essa certificação, o novo prédio foi considerado ambientalmente responsável, economicamente sustentável e com espaços saudáveis para se trabalhar. Com base nisso, a Unimed Goiânia desenvolveu o Projeto Cooperar, que estimula cooperados e colaboradores a manterem a Cooperativa sustentável. A construção é a primeira a obter a certificação na região Centro-Oeste e em todo o Sistema Nacional Unimed.

O aluno Igor Santiago desenvolveu seu trabalho com o tema “Edifícios sustentáveis: certificação Leed no Brasil. Estudo de Caso - Unimed Goiânia”, onde analisa os termos e condições que deram à Cooperativa sua certificação. “Com a crescente degradação não só ambiental, mas cultural, social e econômica geradas pela construção civil, me interessei pela forma que os sistemas de certificações tratam essa situação. A Unimed Goiânia é pioneira na capital, e é muito importante que a missão de ‘cuidar das pessoas’ se estenda ao meio ambiente em que vivemos”, explica Igor.

Sua orientadora, a professora Cynthia Alexandra, cita que a iniciativa pioneira da Unimed Goiânia deveria ser exemplo para as outras edificações e que impacta diretamente na imagem e no posicionamento da instituição, além de promover a sustentabilidade. “Ter um selo de certificação sustentável na capital goiana é muito importante para que seja exemplo para outras instituições poderem seguir pelo mesmo caminho de sustentabilidade”, explica.

Da esquerda para direita: Eduardo Resende, Marta Fernandes, Kleber Pio e Gabriel Dib

Outros dois alunos, Gabriel Dib e Eduardo Rezende, da PUC Goiás, visitaram a Unimed Goiânia e conversaram, no dia 2 de março, com o gerente Administrativo Kleber Pio para obter orientações técnicas para seu trabalho de conclusão de curso.

Com este último, que ainda não está pronto, já é o quarto trabalho acadêmico que tem o prédio do CDU como objeto de estudo. Por ser pioneiro e único no estado a obter a certificação LEED, os estudos enfocam como o prédio foi construído e é mantido de forma totalmente sustentável. Trabalhos como esse impactam diretamente na imagem da Cooperativa, reforçando sua política de sustentabilidade e meio ambiente.

“Nós nos interessamos pela certificação LEED e pela sustentabilidade no meio da construção civil e percebemos que existe uma literatura muito pobre. Não há nenhuma disciplina na grade curricular sobre o tema, e é muito importante que seja discutido no ambiente acadêmico para que os profissionais saiam conscientes da universidade”, explicou o aluno Eduardo.

José Garcia

Para o diretor de Recursos e Serviços Próprios II, José Garcia, a abordagem do prédio para o desenvolvimento acadêmico é uma honra para a Cooperativa. “Nós construímos o prédio dessa forma por causa do nosso compromisso com a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade. Tivemos um tempo de construção maior, mas valeu a pena pelos benefícios e a influência positiva na comunidade. Poder proporcionar oportunidades de estudo técnico aprofundado a esses alunos, de forma a incentivar a sociedade a buscar uma vida mais sustentável, é muito gratificante”, explicou o diretor.