Outubro Rosa

Unimed promove série de lives em alusão ao Outubro Rosa

Incentivar o autocuidado e autoestima das mulheres, em especial daquelas que tiveram a doença ou estão em tratamento contra o câncer de mama, este é o objetivo da série de lives que a Unimed Goiania promoverá nos dias 27, 28 e 29 de outubro pelo canal da Cooperativa no YouTube e pelas redes sociais da Unimed Goiânia.

Encontros virtuais fazem parte da programação em alusão ao Outubro Rosa, mês destinado à conscientização para o controle do câncer de mama. Conversamos com o convidado do último dia, o mastologista Frank Lane Braga Rodrigues, que falará um pouco sobre a saúde da mulher, a importância da prevenção e demais temas relacionados ao câncer de mama.

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, no Brasil?

Sim. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), para o ano de 2020 foram estimados 66.280 novos casos de câncer de mama, o que representa uma taxa de incidência de 43,74 casos para cada 100.000 mulheres.

O autoexame realmente é eficaz na prevenção do câncer de mama?

Ele não previne, mas o fato da mulher conhecer o próprio corpo, e fazer o autoexame regularmente, aumenta as chances dela detectar um nódulo e as chances de cura. Mas como o autoexame não é 100% seguro, por não identificar nódulos pequenos, é fundamental que a mulher consulte o médico é faça exames indicados conforme a faixa etária regularmente. Se detectado no início, as chances de cura chegam a 95%.

A partir de qual idade a mamografia é recomendada?

As mulheres assintomáticas devem realizar a mamografia a partir dos 40 anos de idade, anualmente sem limite máximo de idade. Enquanto a mulher estiver bem de saúde, deve continuar fazendo exames de prevenção secundária de modo anual. Em alguns casos, esse rastreamento deve começar antes dos 40 anos, principalmente em mulheres com histórico familiar da doença, sobretudo de parentes de primeiro grau. Em alguns casos, deve-se começar 10 anos antes do familiar acometido.

Homens podem ter câncer de mama?

Sim, embora seja mais raro, somente 1% dos cânceres de mama acomete os homens.

Quais os sintomas do câncer de mama?

- alterações no tamanho ou formato da mama;

- nódulo endurecido;

- secreção mamilar;

- vermelhidão, inchaço, calor ou dor na pele da mama;

- coceira frequente na mama;

- inversão do  mamilo;

- inchaço do braço;

- dor na mama ou no mamilo.

Como é o tratamento do câncer de mama?

O tratamento pode ser realizado através de cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou hormonioterapia. O que vai mudar entre uma técnica e outra é o tipo do tumor e o estágio da doença.

Como prevenir o câncer de mama?

Evite alimentos processados, excesso de gorduras, açúcar, álcool e cigarro. Priorize alimentos naturais, pratique atividades físicas e mantenha o peso ideal.