IBM WebSphere Portal 8.5: Assistência ao utilizador para administradores

Exportar e importar conjuntos de procura

Consulte os passos para exportar conjuntos de procura de um portal de origem e importá-los para um portal de destino.

Sobre esta tarefa

Seguem-se alguns exemplos de motivos para exportar e importar conjuntos de procura:
  • Verificou os conjuntos de procura de um portal de teste e pretende mover esses conjuntos para o portal de produção.
  • Verificou os conjuntos de procura existentes localmente num portal e pretende mover esses conjuntos para uma configuração com procura remota.
  • Verificou a configuração da procura do portal e os conjuntos de procura num único portal e pretende mover esses conjuntos para um ambiente de conjunto de unidades.
  • Encontra-se a efectuar a simulação de processos de produção no portal, através da utilização do ReleaseBuilder.

Para exportar e importar os conjuntos de procura, utilize a opção Importar ou Exportar conjunto da portlet Gerir procura. É possível utilizar essa opção tanto para exportar como para importar. Para obter mais informações sobre estas tarefas e a portlet Gerir procura, consulte a ajuda da portlet. Para exportar e importar os conjuntos de procura, execute os seguintes passos:

Procedimento

  1. Para incluir as informações de segurança ao exportar o conjunto de procura, adicione o parâmetro WS_KEY ao serviço de procura que contém o conjunto de procura origem que pretende exportar. Execute os seguintes passos:
    1. Para abrir a portlet Gerir procura, faça clique no ícone Menu de administração. Em seguida, faça clique em Administração de procura > Gerir procura.
    2. Faça clique em Serviços de procura.
    3. Faça clique no ícone Editar para o serviço de procura que contém o conjunto de procura que pretende exportar.
    4. No campo Chave de parâmetro, insira WS_KEY.
    5. No campo Novo valor de parâmetro, insira secret.
    6. Faça clique em Adicionar parâmetro.
    7. Faça clique em OK.
    Nota: Caso não exporte as informações de segurança ao exportar um conjunto de procura, tem de adicionar manualmente o nome de utilizador e a palavra-passe a cada origem de conteúdo após importar o conjunto de procura para o portal de destino.
  2. No portal de origem, exporte os conjuntos de procura. Este procedimento exporta os dados de configuração e todos os URLs de documentos dos conjuntos de procura.
    Notas:
    1. Antes de exportar um conjunto, certifique-se de que o utilizador que está a executar o processo de aplicação do portal tem acesso de escrita à localização do directório de destino. Caso contrário, poderá ser apresentada uma mensagem de erro, tal como Ficheiro não encontrado.
    2. Quando especificar a localização do directório destino para a exportação, tenha em atenção que a exportação pode substituir os ficheiros desse directório.
  3. Forneça todos os dados que se seguem:
    • Os nomes do ficheiro de destino e as localizações do directório para onde pretende exportar os conjuntos. Por exemplo, C:\ibm\wp_profile\PortalServer\collections.
    • Os seguintes dados de configuração dos conjuntos: A localização, o nome, a descrição e o idioma para cada conjunto.
    • Os seguintes dados de configuração dos conjuntos:
      • A localização, o nome, a descrição e o idioma para cada um dos conjuntos
      • As definições para as opções Especificar idioma do conjunto e Remover palavras comuns das consultas de cada conjunto.
  4. Criar os conjuntos de procura no portal de destino. Esta tarefa cria a interface vazia para o conjunto de procura. Preencha os seguintes campos de entrada de dados e seleccione as seguintes opções de acordo com os dados documentados:
    • Localização do conjunto: Especifique a nova localização do conjunto.
    • Nome do conjunto: Especifique o nome do conjunto. O nome pode corresponder à definição anterior, mas não é obrigatório.
    • Descrição do conjunto: Especifique uma descrição do conjunto. A descrição pode corresponder à definição anterior, mas não é obrigatório.
    • Especificar o idioma do conjunto: Seleccione esta opção para corresponder à definição anterior.
    • Seleccione utilitário de resumo: Não é necessário seleccionar esta opção. O valor é substituído pela importação.
    • Seleccione categorizador: Não é necessário seleccionar esta opção. O valor é substituído pela importação.
    • Remover palavras comuns das consulta (por exemplo: em, de, no, etc.): Marque ou desmarque esta opção para que corresponda à definição anterior.
    Não é necessário adicionar origens de conteúdo ou documentos. O processo é concluído pela tarefa de importação.
  5. Para incluir as informações de segurança ao importar o conjunto de procura, adicione o parâmetro WS_KEY ao serviço de procura que contém o conjunto de procura destino. Execute os seguintes passos:
    1. Para abrir a portlet Gerir procura, faça clique no ícone Menu de administração. Em seguida, faça clique em Administração de procura > Gerir procura.
    2. Faça clique em Serviços de procura.
    3. Faça clique no ícone Editar para o serviço de procura que contém o conjunto de procura de destino.
    4. No campo Chave de parâmetro, insira WS_KEY.
    5. No campo Novo valor de parâmetro, insira secret.
    6. Faça clique em Adicionar parâmetro.
    Nota: Caso não importe as informações de segurança ao importar um conjunto de procura, tem de adicionar manualmente o nome de utilizador e a palavra-passe a cada origem de conteúdo após importar o conjunto de procura para o portal de destino.
  6. Importe os dados dos conjuntos de procura para o portal destino. Para as informações de origem da importação, utilize as localizações dos nomes de ficheiros e directórios registadas para as quais exportou os conjuntos antes da actualização do portal

Como proceder a seguir

Notas:
  1. Para além de exportar e importar os conjuntos de procura, tem de configurar a Procura do portal no portal destino, dependendo dos requerimentos do ambiente do portal destino e da respectiva configuração. Para obter mais informações sobre como executar este procedimento, consulte os tópicos apropriados da documentação da Procura do portal, tais como Planear e preparar a Procura do portal e Administrar a Procura do portal.
  2. Antes de exportar um conjunto, certifique-se de que o processo de aplicação do portal inclui acesso para escrita relativamente à localização do directório destino. Caso contrário, poderá ser apresentada uma mensagem de erro, tal como Ficheiro não encontrado.
  3. Importe apenas dados de conjuntos para um conjunto vazio. Não importe dados de conjuntos para um conjunto destino que já contenha origens de conteúdo ou documentos.
  4. Ao importar dados de conjuntos de procura para um conjunto, a maior parte dos dados de configuração são também importados, incluindo, por exemplo, as origens de conteúdo, os planificadores e as definições de idioma. Caso tenha configurado tais definições ao criar o novo conjunto, estas serão substituídas pelas definições importadas.
  5. Se pretender migrar de uma versão do portal para uma versão superior, é necessário eliminar os conjuntos de procura entre a exportação e a nova importação. Execute os passos descritos no tópico sobre como Migrar conjuntos de procura da Web.
  6. Ao importar um conjunto do sítio do portal de uma versão de portal 5.1 para uma versão de portal 6, os dados de configuração do conjunto são importados, mas os documentos não. Por conseguinte, para permitir aos utilizadores efectuar procuras no conjunto do sítio do portal no portal destino, pode importar o conjunto do sítio do portal e, em seguida, iniciar uma pesquisa ou criar novamente o conjunto do sítio do portal. Para obter mais informações sobre como executar este procedimento, consulte o tópico sobre como Redefinir o conjunto de procura predefinido. Esta restrição não se aplica se os conjuntos de procura forem migrados entre portais da versão 6.
  7. Ao importar um conjunto, um processo em segundo plano localiza, cria uma sequência de hiperligações e indexa todos os documentos apresentados na lista pelo URL no ficheiro anteriormente exportado. Por conseguinte, tenha em atenção que o processo de pesquisa pode exigir mais memória e tempo, consoante a configuração da Procura do portal. Para obter mais informações, consulte o tópico Sugestões e recomendações para pesquisas da Procura do portal.