IBM WebSphere Portal 8.5: Assistência ao utilizador para administradores |
---|
Gerir procura
Utilize a portlet Gerir procura para administrar a procura do portal.
Para gerir a procura do portal, faça clique no ícone Menu de administração na barra de ferramentas. Em seguida, faça clique em no menu do portal. O portal apresenta a portlet administrativa Gerir procura.
- Serviços de procura
- Os Serviços de procura representam instâncias separadas do motor de procura. Para gerir serviços de procura, faça clique em Serviços de procura para aceder à página Serviços de procura. Faça clique no nome de um serviço de procura para visualizar os conjuntos de procura e origens de conteúdo que utilizam o serviço de procura em questão.
- Conjuntos de procura
- Um Conjunto de procura contém uma ou mais origens de conteúdo da Web ou de conteúdo do portal, bem como os índices de texto completo relacionados que permitem aos utilizadores procurar conteúdo. Para gerir Conjuntos de procura e as respectivas origens de conteúdo, faça clique em Conjuntos de procura para visualizar a página Conjuntos de procura.
- Âmbitos de procura e ligações personalizadas.
- Os âmbitos de procura limitam os resultados da procura a localizações de conteúdo específicas e tipos de documento. Os administradores definem âmbitos de procura para permitir aos utilizadores visar as respectivas procuras. As ligações personalizadas são atalhos de ligações da Web que permitem aos utilizadores efectuar procuras directamente em motores de procura da Web, tais como o Google ou o Yahoo. Para gerir Âmbitos de procura e ligações personalizadas, faça clique em Âmbitos de procura. A página Âmbitos de procura e ligações personalizadas apresenta.
Serviços de procura
- Serviço de procura do portal
- Seleccione o Serviço de procura do portal para gerir conjuntos de procura que contenham páginas do portal, conteúdo
gerido pelo IBM Web Content Manager ou páginas da Web indexadas. Num ambiente de conjunto de unidades, é necessário configurar um serviço de procura
remota. Nota: A ferramenta de sequências de hiperligações de HTTP do Serviço de procura do portal não suporta JavaScript. O texto que é gerado por JavaScript pode não estar disponível para procura.
Pode também criar mais serviços de procura personalizados e adicioná-los ao portal.
- Criar um serviço de procura
- Para criar um novo serviço de procura, faça clique em Novo serviço de procura. A portlet Gerir procura apresenta a página Novo serviço de procura. Especifique um Nome do serviço que seja exclusivo no portal actual ou no portal virtual.
Conjuntos de procura
A partir dos Conjuntos de procura, pode ver e gerir os conjuntos de procura e as respectivas origens de conteúdo no portal. Pode criar e manter conjuntos de procura de conteúdo da Web, conteúdo do Web Content Manager, conteúdo do portal e dos conjuntos de procura associados. Os utilizadores podem então procurar esses conjuntos utilizando o Centro de procura do portal.
Um conjunto de procura pode incluir uma ou mais origens de conteúdo, como por exemplo, páginas da Web, conteúdo do Web Content Manager ou páginas do portal e portlets. O conjunto de procura predefinido do portal combina duas origens de conteúdo e as respectivas ferramentas de sequências de hiperligações relacionadas:
- Origem de conteúdo do portal
- A Origem de conteúdo do portal contém o sítio do portal local, onde os utilizadores podem procurar portlets e páginas do portal.
- Origem de conteúdo do Web Content Manager
- A Origem de conteúdo do Web Content Manager permite aos utilizadores procurar conteúdo da Web.
Durante o processo de criação de um conjunto de procura, o conteúdo é obtido para indexação através de uma ferramenta de sequências de hiperligações (robot) a partir de origens de conteúdo. O conjunto de procura armazena palavras-chave e metadados e efectua o mapeamento dos mesmos para a respectiva fonte de origem. Permite um processamento rápido dos pedidos da portlet Centro de procura.
Os recursos podem ser armazenados no servidor local do portal ou em origens de conteúdo remotas para procuras. O conteúdo pode ser processado pelas ferramentas de sequência de hiperligações, se for acessível através do protocolo de HTTP. Por exemplo, este pode ser conteúdo de páginas do portal, do Web Content Manager e de documentos alojados por servidores da Web. Os documentos podem ser de tipos diferentes, por exemplo, ficheiros de texto passíveis de edição, documentos do Office, tais como Microsoft e OpenOffice ou ficheiros PDF.
Gerir conjuntos de procura
- Seleccione Actualizar para actualizar as informações e os ícones de opção disponíveis
para os
conjuntos. Exemplos:
- A sequência de hiperligações está em execução ou foi concluída, o número de documentos é actualizado.
- Se uma sequência de hiperligações tiver sido concluída num conjunto desde a última actualização, podem ser apresentados ícones de opção, tais como Procurar e pesquisar no conjunto.
- Caso outro administrador tenha actualizado conjuntos de procura, as informações são actualizadas.
- A partir da página Conjuntos de procura, é possível importar e exportar conjuntos de
procura. Pode também visualizar o estado do conjunto de procura e gerir as origens de conteúdo fazendo clique no nome do conjunto de procura. Nota: Os ícones de algumas tarefas estão apenas disponíveis se o utilizador actual puder executar a tarefa específica no conjunto de procura.
Criar um conjunto de procura
Alguns dos seguintes campos de entrada e opções estão disponíveis quando cria um conjunto de procura:
- Localização do conjunto
- Utilize este campo de
entrada de dados para escrever o caminho do directório onde pretende
criar o novo conjunto de procura e guardar os respectivos dados
associados. Pode inserir um caminho completo ou relativo ao parâmetro do serviço de procura Localizações dos
conjuntos. O conjunto de procura é criado na seguinte localização:
- Se introduzir um nome pretendido, a localização do novo conjunto de procura é combinado a partir do directório e nome predefinido. Exemplo: Se introduzir my_collection_location, o novo conjunto de procura é criado no directório wp_root/collections/my_collection_location. Para obter mais informações sobre o directório predefinido para conjuntos de procura e sobre como configurá-lo, consulte o tópico Configurar a localização predefinida para o conjunto de procura na documentação do produto sob a Procura do portal.
- Se introduzir o caminho do directório completo, a localização do novo conjunto de procura é diferente da localização predefinida do conjunto de procura. O novo conjunto de procura é criado na localização de directório especificada.
- Nome do conjunto
- Utilize este campo de entrada de dados para escrever o nome do novo conjunto de procura. Se não introduzir um nome, será utilizada a localização que introduziu no campo anterior para o conjunto de procura.
- Especificar idioma do conjunto
- Utilize este menu para seleccionar o idioma para o conjunto de procura. O conjunto de procura e o respectivo índice são optimizados para o idioma. Esta função melhora a qualidade dos resultados da procura para os utilizadores, já que permite a utilização de variantes de ortografia, incluindo plurais e inflexões,
para a palavra-chave da procura. A Procura utiliza este idioma para indexação, caso não exista qualquer idioma
definido para o documento. Seleccione uma das opções Não especificadas
para indexar documentos sem derivação das palavras.Nota: Esta definição não é substituída ao importar um conjunto de procura, por exemplo, durante a migração de um conjunto de procura. Se criar o conjunto de procura para migrar um conjunto de procura existente, escolha a selecção de modo a corresponder ao conjunto de origem.
- Seleccionar resumidor
- Utilize este menu para utilizar um resumidor para o conjunto de procura. Seleccione a partir das seguintes opções:
- Seleccione Nenhum, se não for criado um resumo. Se seleccionar esta opção, o Centro de procura utiliza os metadados da descrição do documento, caso estejam disponíveis.
- Seleccione Automático, se for criado um resumidor automático.
Ver o estado de um conjunto de procura
- Última actualização concluída:
- Indica a data em que uma origem de conteúdo foi pela última vez actualizada e
indexada através de uma sequência de hiperligações agendada.Nota: O tempo limite possivelmente definido em Parar recolha após (minutos): é uma aproximação. Poderá ser excedido numa determinada percentagem, uma vez que a indexação dos documentos após a sequência de hiperligações demora mais tempo.
Se tiver um conjunto de procura com erros no seu portal, a portlet apresenta uma ligação para esse conjunto com erros.
Migrar conjuntos de procura
Quando actualiza o WebSphere Portal para uma versão superior, o formato de arquivo de dados não é necessariamente compatível com a versão anterior. Para evitar a perda de dados, exporte todos os dados dos conjuntos de procura para ficheiros XML antes de efectuar a actualização. Após a actualização, crie um novo conjunto de procura e utilize os dados exportados anteriormente para voltar a importar os dados dos conjuntos de procura para o portal actualizado.
- Se não executar estes passos, os conjuntos de procura serão perdidos quando actualizar.
- Ao criar o conjunto de procura no portal actualizado, escreva dados e
efectue selecções do seguinte modo:
- Introduza a localização, o nome e a descrição do novo conjunto. Pode fazer corresponder as definições anteriores ou escrever definições novas.
- Não é necessário seleccionar um resumidor. Estas definições são substituídas durante a importação dos dados do conjunto de procura de origem.
- Não pode migrar um conjunto de sítio do portal entre versões diferentes do WebSphere Portal. Se actualizar para outra
versão, terá de voltar a criar o conjunto do sítio do portal. Proceda da seguinte forma:
- Documente os dados de configuração da origem de conteúdo do sítio do seu portal.
- Elimine a origem de conteúdo existente.
- Actualize o seu portal.
- No portal actualizado, crie uma nova origem de conteúdo do sítio do portal. Utilize os dados de configuração documentada.
- Execute a nova origem de conteúdo do portal.
As portlets que tenham sido incluídos na sequência de hiperligações antes da actualização, mas que não existem no portal actualizado, não serão devolvidas numa procura.
Para obter mais informações sobre estas tarefas, consulte os tópicos relativos à migração, importação e exportação de conjuntos de procura na documentação do produto.
Para obter detalhes sobre a exportação e importação de conjuntos de procura, consulte o tópico Exportar um conjunto de procura e Importar um conjunto de procura.
Exportar um conjunto de procura
- Antes de exportar um conjunto, certifique-se de que o utilizador que está a executar o processo de aplicação do portal tem acesso de escrita à localização do directório de destino. Caso contrário, poderá ser apresentada uma mensagem de erro, tal como Ficheiro não encontrado.
- Certifique-se de que o directório destino está vazio ou não contém ficheiros dos quais ainda necessite, uma vez que a exportação pode substituir os ficheiros desse directório.
- Localize o conjunto de procura que pretende exportar.
- Faça clique no ícone Importar ou exportar conjunto junto do conjunto de procura na lista. A portlet Gerir procura apresenta o painel Importar e exportar conjunto.
- No campo de entrada Especificar localização (caminho completo com extensão
XML), escreva o caminho completo do directório e o nome do ficheiro XML para
o qual pretende exportar o conjunto de procura e os respectivos dados. Indique os nomes dos conjuntos, localizações de directórios e nomes dos ficheiros destino para os quais pretende exportar os conjuntos para o processo de importação que irá decorrer. Nota: Quando especificar a localização do directório destino para a exportação, tenha em atenção que a exportação pode substituir os ficheiros desse directório.
- Faça clique em Exportar para exportar os dados do conjunto de procura. A portlet Gerir procura escreve os dados completos do conjunto de procura num ficheiro XML e armazena-o no directório da localização que especificar. Pode utilizar este ficheiro posteriormente como origem de uma operação de importação para importar o conjunto de procura para outro portal.
- Para regressar ao painel anterior sem exportar o conjunto de procura, faça clique na ligação apropriada no percurso de navegação.
Importar um conjunto de procura
- Antes de importar dos dados do conjunto, é necessário criar a interface vazia para o conjunto de procura. Pode criar a interface vazia ao criar um conjunto de procura. É necessário preencher apenas o campo de entrada de dados obrigatório Localização do conjunto. Não adicione origens de conteúdo nem documentos, uma vez que esta acção é executada pela importação.
- Na lista de conjuntos de procura, localize o conjunto de procura para o qual pretende importar os dados do conjunto de procura.
- Faça clique no ícone Importar ou exportar junto do conjunto de procura na lista. A portlet Gerir procura apresenta o painel Importar e exportar conjunto.
- No campo de entrada de dados Especificar localização (caminho completo com extensão XML):, escreva o caminho completo do directório e nome do ficheiro XML dos dados do conjunto de procura que pretende importar para o conjunto de procura seleccionado.
- Faça clique em Importar para importar os dados completo do conjunto de procura do ficheiro XML especificado para o conjunto de procura seleccionado.
- Para regressar ao painel anterior sem importar um conjunto de procura, faça clique na ligação apropriada no percurso de navegação.
- Se necessário, pode adicionar, nesta altura, origens de conteúdo e documentos ao conjunto de procura.
- Importe apenas dados de conjuntos para um conjunto vazio. Não importe dados de conjuntos para um conjunto destino que contenha origens de conteúdo ou documentos.
- Ao importar dados do conjunto para um conjunto, todas as definições são possivelmente substituídas pelas definições importadas. Por exemplo, a definição de idioma é substituída ou é adicionado um utilitário de resumo, caso tenha sido especificado para o conjunto de procura importado.
- Ao importar um conjunto, um processo em segundo plano localiza, cria uma sequência de hiperligações e indexa todos os documentos apresentados na lista pelo URL no ficheiro anteriormente exportado. Este processo é assíncrono e pode demorar bastante tempo até que os documentos fiquem disponíveis.
- Ao importar um conjunto que contenha uma origem de conteúdo de um sítio do portal
criada numa versão anterior, é necessário executar as seguintes acções:
- Reunir novamente o conteúdo eliminando a origem de conteúdo do sítio existente
- Criar uma origem de conteúdo do sítio
- Iniciar uma sequência de hiperligações
Actualizar dados de conjunto
Eliminar um conjunto de procura
Gerir as origens de conteúdo de um conjunto de procura
Para trabalhar com as origens de conteúdo de um conjunto de procura, faça clique no nome do conjunto na lista de conjuntos de procura. A portlet Gerir procura organiza as Origens de conteúdo e a informação de Estado de conjunto de procura do conjunto de procura seleccionado. Um conjunto de procura pode ser configurado de modo a abranger mais do que uma origem de conteúdo.
- Faça clique em Actualizar para actualizar as informações de estado. Enquanto decorre uma sequência de hiperligações na origem de conteúdo, esta opção actualiza as informações sobre o tempo de execução e os documentos recolhidos até agora.
- Visualizar as informações de estado da origem de conteúdo:
- Documentos
- O número de documentos da origem de conteúdo. Se fizer clique em Actualizar durante uma sequência de hiperligações, esta acção apresenta o número de documentos que a ferramenta de sequências de hiperligações obteve até ao momento.
- Tempo de execução
- O Tempo de execução da última ferramenta de sequências de hiperligações executada nas origens de conteúdo. Se fizer clique em Actualizar durante uma sequência de hiperligações, esta acção apresenta o tempo utilizado pela sequência de hiperligações até ao momento.
- Última execução
- A data e a hora de início da Última execução do seguimento de sequências de hiperligações na origem de conteúdo.
- Próxima execução
- A data e a hora da Próxima execução da sequência de hiperligações na origem de conteúdo, se agendada.
- Estado
- O Estado da origem de conteúdo, ou seja, se a origem de conteúdo está Inactiva ou se uma sequência de hiperligações está Em execução.
- Seleccione um dos ícones para uma origem de conteúdo específica e execute uma das
seguintes tarefas:
- Ver programadores de origem de conteúdo. Este ícone é
apresentado apenas se tiver definido sequências de hiperligações agendadas para esta
origem de conteúdo. Se fizer clique neste ícone, a portlet apresenta uma lista das
sequências de hiperligações agendadas, além das seguintes informações:
- Data de início
- Hora de início
- Repetir intervalo
- Próxima data de execução
- Próxima hora de execução
- Estado, uma opção que pode ser desactivada ou activada.
- Iniciar a ferramenta de sequência de hiperligações. Faça clique neste ícone para iniciar uma sequência de hiperligações na origem de conteúdo. Esta acção actualiza o conteúdo da origem de conteúdo através de uma nova execução da ferramenta de sequências de hiperligações.
Durante a execução, o ícone muda para Parar ferramenta de sequências de
hiperligações. Pode fazer clique para parar a execução. Para obter detalhes, consulte o tópico Iniciar a recolha de
documentos a partir de uma origem de conteúdo
. A procura do portal actualiza as diferentes origens de conteúdo da seguinte forma:
- Para origens de conteúdo de sítios da Web, os documentos que foram indexados anteriormente e que ainda existem na origem de conteúdo são actualizados. Os documentos que foram indexados anteriormente mas que já não existem são mantidos no conjunto de procura. Os documentos novos na origem de conteúdo são indexados e adicionados ao conjunto.
- Para sítios do WebSphere Portal, a sequência de hiperligações adiciona todas as páginas à origem de conteúdo. Elimina as portlets e as páginas estáticas da origem de conteúdo que tenham sido removidas do portal. A sequência de hiperligações funciona de um modo semelhante à opção Recolher novamente documentos da origem de conteúdo.
- Para sítios do IBM Web Content Manager, a procura do portal utiliza um método de sequência de hiperligações incremental. Para além do conteúdo adicionado e actualizado, a Seedlist especifica explicitamente o conteúdo eliminado. Por outro lado, ao fazer clique em Recolher novamente documentos da origem de conteúdo, é iniciada uma sequência de hiperligações global, que não é, por conseguinte, incremental.
- Para origens de conteúdo criadas com a opção de fornecedor de seedlist, uma sequência de hiperligações num sistema remoto que suporte a sequência de hiperligações incremental, tal como o IBM Connections, tem um comportamento semelhante a uma sequência de hiperligações num sítio do Web Content Manager.
- Recolher novamente documentos da origem de conteúdo. Esta opção elimina documentos existentes na origem de conteúdo de sequências de hiperligações anteriores. Em seguida, inicia uma sequência de hiperligações global na origem de conteúdo. Os documentos que foram indexados anteriormente e que ainda existem na origem de conteúdo são actualizados. Os documentos que foram indexados anteriormente, mas que já não existem na origem de conteúdo, são removidos do conjunto. Os documentos novos na origem de conteúdo são indexados e adicionados ao conjunto.
- Notas:
- É vantajoso definir um ID de utilizador dedicado para a ferramenta de sequências de
hiperligações. A procura do sítio do portal predefinida configurada previamente utiliza o
ID de utilizador do administrador predefinido wpsadmin com a
palavra-passe predefinida desse ID de utilizador para a ferramenta de sequências de
hiperligações. Caso tenha alterado o ID de utilizador do administrador predefinido
durante a instalação do portal, a ferramenta de sequências de hiperligações utiliza esse
ID de utilizador predefinido. Se tiver alterado o ID de utilizador ou a palavra-passe do
ID de utilizador administrador e continuar a pretender utilizá-lo para a ferramenta de
sequências de hiperligações da Procura do portal, terá de adaptar as definições.
Para definir um ID de utilizador da ferramenta de sequências de hiperligações, seleccione o separador Segurança e actualize o ID de utilizador e a palavra-passe. Faça clique em Guardar.
- Se modificar uma origem de conteúdo que pertença a um âmbito de procura, actualize o âmbito manualmente para se certificar de que esse âmbito ainda abrange a origem de conteúdo. Especialmente se tiver mudado o nome da origem de conteúdo, edite o âmbito e certifique-se de que ainda é apresentado nessa lista. Caso contrário, adicione-o novamente.
- Se eliminar uma origem de conteúdo, os documentos recolhidos permanecem disponíveis para procura por utilizadores de todos os âmbitos. Todos os âmbitos incluíam a origem de conteúdo antes desta ser eliminada. Estes documentos estão disponíveis até à data de expiração. Em Parâmetros gerais, pode especificar esta data de expiração no menu As ligações expiram depois de (dias):.
- É vantajoso definir um ID de utilizador dedicado para a ferramenta de sequências de
hiperligações. A procura do sítio do portal predefinida configurada previamente utiliza o
ID de utilizador do administrador predefinido wpsadmin com a
palavra-passe predefinida desse ID de utilizador para a ferramenta de sequências de
hiperligações. Caso tenha alterado o ID de utilizador do administrador predefinido
durante a instalação do portal, a ferramenta de sequências de hiperligações utiliza esse
ID de utilizador predefinido. Se tiver alterado o ID de utilizador ou a palavra-passe do
ID de utilizador administrador e continuar a pretender utilizá-lo para a ferramenta de
sequências de hiperligações da Procura do portal, terá de adaptar as definições.
- Ver programadores de origem de conteúdo. Este ícone é
apresentado apenas se tiver definido sequências de hiperligações agendadas para esta
origem de conteúdo. Se fizer clique neste ícone, a portlet apresenta uma lista das
sequências de hiperligações agendadas, além das seguintes informações:
Nova origem de conteúdo
Ao criar uma nova origem de conteúdo para um conjunto de procura, essa origem de conteúdo é incluída na sequência de hiperligações e o conjunto de procura é preenchido com documentos dessa origem de conteúdo. Pode determinar a localização em que índice efectua a sequência de hiperligações e quais as informações que obtém. Faça clique em opções do menu Tipo de origem de conteúdo. Os campos de entrada e parâmetros que pode especificar são os seguintes:
- Sítio da Web
- Seleccione esta opção para todos os sítios remotos, incluindo sítios da Web e sítios do portal remotos. As páginas anónimas apenas podem ser indexadas e procuradas em sítios de portal remoto.
- Fornecedor de Seedlist
- Seleccione esta opção se a ferramenta de sequências de hiperligações utilizar uma seedlist como a origem de conteúdo para o conjunto.
- Site do Portal
- Seleccione esta opção se a origem de conteúdo for o sítio local do portal.
- Sítio do WCM (Conteúdo da Web gerido)
- Para disponibilizar uma origem de conteúdo deste tipo para Procura do portal, é necessário criá-la na portlet de autoria do Web Content Manager. Seleccione a opção apropriada para disponibilizá-la para procura e especifique o conjunto de procura ao qual pertence. Quando concluir a criação do sítio de conteúdo da Web gerido, este será apresentado na lista com as origens de conteúdo do conjunto de procura especificado.
- Seleccione os separadores para configurar os vários tipos de parâmetros da origem de conteúdos:
Definir os parâmetros gerais para uma origem de conteúdo
- Introduza o URL da Web ou URL do portal necessário no campo obrigatório Recolher documentos ligados a partir deste URL. Esta acção determina o URL raiz a partir do qual a ferramenta de sequências de hiperligações é iniciada.
Para
origens de conteúdo do portal, o valor deste campo é preenchido pela portlet Gerir
procura.Notas:
- Para sítios da Web, é necessário introduzir o nome completo, que inclui http://. Por exemplo: http://www.cnn.com. Introduzir apenas www.cnn.com resulta num erro.
- Uma falha da ferramenta de sequências de hiperligações pode ser causada por problemas de redireccionamento do URL. Se este problema ocorrer, experimente editar este campo, por exemplo, alterando o URL para o URL redireccionado.
- efectue a selecção a partir das opções seguintes apresentadas nas listas. Os campos e as opções disponíveis diferem consoante o tipo de origem de conteúdo seleccionado.
- Níveis de ligações a seguir:
- Para sítios da Web de sequência de hiperligações: Esta opção determina a profundidade da sequência de hiperligações, ou seja, o número máximo de níveis de ligações imbricadas que a ferramenta de sequências de hiperligações segue a partir do URL raiz.
- Número de documentos ligados a recolher:
- Para sítios da Web de sequência de hiperligações, esta opção determina o número máximo de documentos indexados pela ferramenta de sequências de hiperligações durante cada sessão. O número de documentos indexados inclui documentos que são reindexados à medida que o respectivo conteúdo é alterado.
- Parar recolha após (min.):
- Esta opção define o número máximo de minutos durante os quais a ferramenta de
sequências de hiperligações poderá ser executada numa única sessão para sítios da Web.Nota: O tempo limite funciona como um limite de tempo aproximado. Poderá ser excedido numa determinada percentagem.
- Parar obtenção de um documento após (segundos):
- Esta opção indica o tempo despendido pela ferramenta de sequências de hiperligações a tentar obter um documento. Esta opção define o limite de tempo máximo em segundos para executar a fase inicial da ligação HTTP, isto é, para receber os cabeçalhos HTTP. Este limite de tempo deve ser finito, já que é utilizado para evitar que a ferramenta de sequência de hiperligações fique encravada indefinidamente por ligação incorrecta. Contudo, permite que a ferramenta de sequências de hiperligações obtenha ficheiros de grande dimensão, tais como ficheiros comprimidos, que demoram bastante tempo a obter.
Definir os parâmetros avançados para uma origem de conteúdo
- Número de processos paralelos:
- Este parâmetro determina o número de módulos que a ferramenta de sequências de hiperligações utiliza numa sessão.
- Codificação de caracteres predefinida:
- Este parâmetro define o conjunto de caracteres predefinido que a ferramenta de
sequências de hiperligações utiliza caso não consiga determinar o conjunto
de caracteres de um documento. Nota: O campo de entrada da codificação de caracteres predefinidos contém o valor predefinido inicial windows-1252, independentemente da definição de Idioma predefinido do portal em . Introduza a codificação de caracteres predefinida necessária consoante o idioma do portal. Caso contrário, os documentos podem ser apresentados incorrectamente em Pesquisar documentos.
- Utilizar sempre codificação de caracteres predefinida:
- Se activar esta opção, a ferramenta de sequências de hiperligações utiliza sempre o conjunto de caracteres predefinido, independentemente do conjunto de caracteres do documento. Se não activar esta opção, a ferramenta de sequências de hiperligações tenta determinar os conjuntos de caracteres dos documentos.
- Obey Robots.txt
- Se seleccionar esta opção, a ferramenta de sequências de hiperligações observa as restrições especificadas no ficheiro robots.txt ao aceder a URLs de documentos. Esta opção está apenas disponível para o tipo de origem de conteúdo de um sítio da Web, não para o sítio do Portal ou fornecedor de seedlist.
- Servidor proxy:
- Se deixar este valor de servidor proxy HTTP vazio, a ferramenta de sequências de hiperligações não utiliza um servidor proxy.
- Porta:
- Se deixar este valor de Porta vazio, a ferramenta de sequências de hiperligações não utiliza um servidor proxy.
Configurar o programador
- Definir agendamento
- Adicione um novo agendamento a partir desta caixa.
- Actualizações agendadas
- Esta caixa indica quando as sequências de hiperligações agendadas são efectuadas.
Configurar os filtros
Os filtros da ferramenta de sequências de hiperligações controlam a evolução da ferramenta de sequências de hiperligações e o tipo de documentos indexados e catalogados. Para configurar filtros, faça clique no separador Filtros. Pode definir novos filtros na caixa Definir regras de filtragem. Os filtros definidos são apresentados em lista na caixa Regras de filtragem.
- Filtros de URL
- Estes filtros controlam quais os documentos que são incluídos na sequência de hiperligações e indexados, com base no URL em que os documentos se encontram.
- Filtros de tipo
- Estes filtros controlam quais os documentos que são incluídos na sequência de hiperligações e indexados, com base no tipo de documento.
Se não definir filtros, todos os documentos de uma origem de conteúdo são obtidos e incluídos na sequência de hiperligações. Se fizer clique em filtros Incluir, apenas os documentos aprovados pelos filtros incluídos serão incluídos sequência de hiperligações e indexados. Se fizer clique em filtros Excluir, estes substituem os filtros incluídos. Se não definir filtros incluídos, estes limitam o número de documentos incluídos na sequência de hiperligações e indexados. Mais especificamente, se um documento for aprovado por um dos filtros incluídos, mas também por um dos filtros excluídos, não é incluído na sequência de hiperligações, indexado ou catalogado.
- Criar um filtro
- Ao utilizar a opção Aplicar regra durante: Recolha de documentos com Tipo de regra: Incluir, certifique-se de que o URL no campo Recolher documentos ligados a partir deste URL: se adequa à regra especificada. Caso contrário, são recolhidos quaisquer documentos. Por exemplo, a sequência de hiperligações do URL http://www.ibm.com/products com o filtro de URL */products/* não devolve quaisquer resultados, uma vez que a regra inclui uma barra final, mas o URL não. Mas tanto a sequência de hiperligações de http://www.ibm.com/products/ com o filtro de URL */products/* (ambas com barra final) como a sequência de hiperligações http://www.ibm.com/products com o filtro de URL */products* (sem barra final) funcionam.
Configurar a segurança para uma origem de conteúdo
- Definir nicho de segurança
- Esta caixa é utilizada para adicionar novas origens de conteúdo protegido.
- Nichos de segurança
- Esta caixa apresenta uma lista de nichos de segurança existentes.
- Nome do utilizador
- Introduza o ID de utilizador através do qual a ferramenta de sequências de hiperligações pode aceder à origem de conteúdo ou repositório seguro.
- Palavra-passe
- Introduza a palavra-passe do ID de utilizador que preencheu para o nome do utilizador.
- Nome do sistema central
- Introduza o nome do servidor. Para sítios do Portal e fornecedores de seedlist, esta entrada não é necessária. Se o deixar em branco, é aplicado o nome do sistema central do URL raiz indicado.
- Nicho
- Introduza o nicho da origem de conteúdo ou do repositório seguro.
Iniciar a recolha de documentos a partir de uma origem de conteúdo
- Faça clique em Iniciar a ferramenta de sequências de
hiperligações para a origem de conteúdo para a qual pretende iniciar uma nova
execução da ferramenta de sequências de hiperligações. A ferramenta de sequências de
hiperligações obtém os documentos da origem de conteúdo seleccionada. Se forem novos ou
tiverem sido modificados, serão actualizados no conjunto de procura. Durante a execução
de uma sequência de hiperligações, o ícone muda para Parar a ferramenta de
sequências de hiperligações. Pode fazer clique para parar a sequência de
hiperligações. A procura do portal actualiza as diferentes origens de conteúdo da
seguinte forma:
- Para origens de conteúdo de sítios da Web, os documentos que foram indexados anteriormente e que ainda existem na origem de conteúdo são actualizados. Os documentos que foram indexados anteriormente mas que já não existem são mantidos no conjunto de procura. Os documentos novos na origem de conteúdo são indexados e adicionados ao conjunto.
- Para sítios do WebSphere Portal, a sequência de hiperligações adiciona todas as páginas à origem de conteúdo. Elimina as portlets e as páginas estáticas da origem de conteúdo que tenham sido removidas do portal. A sequência de hiperligações funciona de um modo semelhante à opção Recolher novamente documentos da origem de conteúdo.
- Para sítios do IBM Web Content Manager, a procura do portal utiliza um método de sequência de hiperligações incremental. Para além do conteúdo adicionado e actualizado, a Seedlist especifica explicitamente o conteúdo eliminado. Por outro lado, ao fazer clique em Recolher novamente documentos da origem de conteúdo, é iniciada uma sequência de hiperligações global, que não é, por conseguinte, incremental.
- Para origens de conteúdo criadas com a opção de fornecedor de seedlist, uma sequência de hiperligações num sistema remoto que suporte a sequência de hiperligações incremental, tal como o IBM Connections, tem um comportamento semelhante a uma sequência de hiperligações num sítio do Web Content Manager.
- Para visualizar as informações de estado actualizadas sobre o progresso do processo
de sequência de hiperligações, faça clique em Actualizar. São actualizadas as seguintes informações de estado:
- Documentos
- Indica quantos documentos a ferramenta de sequências de hiperligações obteve da origem de conteúdo seleccionada.
- Tempo de execução
- Indica o tempo utilizado até ao momento pela ferramenta de sequências de hiperligações para criar sequências de hiperligações da origem de conteúdo.
- Estado
- Indica se a ferramenta de sequências de hiperligações para a origem de conteúdo está a ser ou não executada.
Verificar o endereço de uma origem de conteúdo
Para verificar o endereço URL de uma origem de conteúdo, localize a origem de conteúdo e faça clique no ícone Verificar endereço.
Se a origem de conteúdo da Web estiver disponível e não estiver bloqueada por um ficheiro robots.txt, a portlet Gerir procura devolve a mensagem Origem de conteúdo está OK. Se a origem de conteúdo está inválida, inacessível ou bloqueada, o Gestor de procura apresenta uma mensagem de erro.
Quando cria uma nova origem de conteúdo, a portlet Gerir procura inicia a função Verificar endereço.
Âmbitos de procura e ligações personalizadas
- Uma ou mais localizações de procura ou origens de conteúdo.
- Funções ou características de documentos, como, por exemplo, o tipo de documento.
- Todas as origens
- Este âmbito inclui documentos com todas as funções de todas as origens de conteúdo na procura.
- Conteúdo da Web gerido
- Este âmbito restringe a procura aos sítios que foram criados pelo Web Content Manager.
Pode adicionar os seus próprios âmbitos de procura personalizados e um ícone para cada âmbito. Os seus ícones são colocados na lista de âmbitos.
Pode igualmente adicionar novas ligações personalizadas a localizações de procura. Esta ligação personalizada inclui ligações a localizações da Web externas, tais como o Google ou o Yahoo. A procura global do Centro de procura apresenta as ligações personalizadas no menu de selecção de opções de procura.
Gerir âmbitos de procura e ligações personalizadas
- Novo âmbito
- Faça clique nesta opção para criar um novo âmbito de procura. Para obter detalhes, consulte o tópico Criar um novo âmbito de procura.
- Actualizar
- Faça clique nesta opção para actualizar as informações relativas aos âmbitos, por exemplo, o estado dos âmbitos ou actualizações que outro administrador possa ter efectuado nos âmbitos.
- Setas Mover para baixo e Mover para cima
- Faça clique nestas setas para mover os âmbitos de procura para cima e para baixo na lista. Esta acção determina a sequência pela qual os âmbitos são apresentados no menu no qual os utilizadores seleccionam opções de procura para procuras na portlet Centro de procura.
- Editar âmbito de procura
- Faça clique neste ícone para trabalhar com um âmbito de procura ou modificá-lo. Para obter detalhes, consulte o tópico Editar um âmbito de procura.
- Eliminar âmbito de procura
- Faça clique neste ícone para eliminar o âmbito de procura.
- Nova ligação personalizada
- Faça clique nesta opção para adicionar uma nova ligação personalizada. Para obter detalhes, consulte o tópico Adicionar uma nova ligação personalizada.
- Editar ligação personalizada
- Faça clique neste ícone para trabalhar com um ligação personalizada ou modificá-la.
- Eliminar ligação personalizada
- Faça clique neste ícone para eliminar uma ligação personalizada.
Criar um âmbito de procura
- Nome do âmbito
- Um campo obrigatório onde pode introduzir um nome para o novo âmbito de procura. O nome deve ser exclusivo no portal actual ou no portal virtual.
- Descrição
- Um campo opcional onde pode descrever o âmbito.
- URL de ícone personalizado:
- Introduza a localização do URL na qual o portal pode localizar o ícone de âmbito que pretende que seja apresentado com as opções de procura. Se o ficheiro de ícone existir no directório de ícones predefinidos wps/images/icons, apenas é necessário escrever o nome do ficheiro de ícones. Se o ficheiro de ícones se encontrar num caminho de directório diferente, introduza o caminho de ficheiro absoluto com o nome do ficheiro. Faça clique em Verificar caminho do ícone para se certificar de que o ícone está disponível no URL especificado.
- Estado:
- Defina o estado do âmbito de procura, conforme pretendido. Para disponibilizar o âmbito aos utilizadores, defina o estado como Activo.
- Visível para utilizadores anónimos:
- Seleccione Sim para disponibilizar o âmbito de procura a utilizadores que utilizam o portal sem iniciar sessão no mesmo. Seleccione Não para disponibilizar o âmbito apenas a utilizadores autenticados.
- Texto da consulta (opcional):
- Introduza um texto de consulta que esteja visivelmente anexado a todas as procuras neste âmbito. As procuras devolvem resultados que correspondem à procura do utilizador e ao texto de consulta que introduzir neste campo. Ambos os conjuntos de resultados são ponderados com a mesma relevância na lista de resultados. O texto de consulta introduzido tem de estar em conformidade com as regras de sintaxe referentes à introdução de uma consulta no Centro de procura. Para obter mais informações sobre estas regras de sintaxe relativas às consultas, consulte a ajuda da portlet Centro de procura.
- Seleccionar localizações
- Seleccione a localização conforme necessário. Apenas os documentos destas localizações de procura ou origens de conteúdo são procurados quando os utilizadores seleccionam este âmbito para a respectiva procura. Nota: A árvore de localizações apresenta também origens de conteúdo que foram eliminadas, caso ainda contenham documentos no conjunto. Após uma origem de conteúdo eliminada já não ter quaisquer documentos, o daemon de limpeza remove-a da árvore de localizações.
Para definir nomes e descrições para o âmbito de procura, tem de criar e guardar o primeiro âmbito. Em seguida, localize o âmbito na lista de âmbitos e edite o âmbito fazendo clique no ícone Editar. A opção para definir nomes e descrições noutras configurações regionais apenas está disponível na página Editar âmbito de procura.
Adicionar uma ligação personalizada
- Estado:
- Defina o estado da ligação personalizada, conforme necessário. Para disponibilizar a ligação a outros utilizadores, defina o estado como activo.
- Nome da ligação personalizada:
- Um campo obrigatório no qual pode introduzir um nome para a nova ligação personalizada. O nome deve ser exclusivo no portal actual ou no portal virtual.
- URL da ligação:
- Introduza o URL do motor de procura da Web de destino para a nova ligação
personalizada. Este campo é obrigatório.
Certifique-se de que utiliza o formato correcto de URL, uma vez que as consultas dos utilizadores se encontram anexadas ao URL. Para obter a sintaxe de interface da Web correcta, consulte a documentação da ajuda do
motor de procura de destino. Em alguns casos, poderá ser possível determinar a sintaxe da interface da Web da seguinte forma:
- Efectue uma procura introduzindo texto de procura distinto no motor de procura destino, por exemplo, um nome invulgar.
- Reveja o campo do navegador URL e localize a cadeia de procura. A parte do URL que precede a cadeia de procura é provável que seja o URL da ligação do motor de procura destino.
- Se a cadeia de procura não se encontrar na parte final do URL, poderá ser útil editar o URL e experimentar com versões diferentes com a cadeia de procura adicionada.
Os exemplos seguintes apresentam a sintaxe da interface Web:- No Google: http://www.google.com/search?&q=
- No Yahoo: http://search.yahoo.com/search?p=
- URL de ícone personalizado:
- Introduza a localização do URL na qual o portal poderá localizar o ícone que deve ser apresentado com a nova ligação personalizada. Faça clique em Verificar caminho do ícone para se certificar de que o ícone está disponível no URL especificado.
Para definir nomes e descrições para a ligação personalizada, tem de criar e guardar a ligação primeiro. Em seguida, localize a ligação personalizada na lista e edite a ligação fazendo clique no ícone Editar. A opção para definir nomes e descrições noutras configurações regionais apenas está disponível na página Editar ligação personalizada.