IBM WebSphere Portal 8.5: Assistência ao utilizador para administradores

Criar o seu tema

A melhor forma de começar a criar o seu tema personalizado consiste em copiar o tema do WebSphere Portal. Este procedimento assegura que o tema tem todos os elementos requeridos para o tema funcionar.

Sobre esta tarefa

Não modifique o tema padrão do IBM® WebSphere Portal directamente, uma vez que futuros pacotes de correcções e alterações do serviço podem substituir as suas alterações. Para criar um novo tema, proceda do seguinte modo:

Procedimento

  1. Coloque o ponto de entrada /themelist de WebDAV com o cliente de WebDAV:
    /wps/mycontenthandler/dav/themelist/
  2. Copie e mude o nome da pasta do tema na qual pretende basear o novo tema.
    Nota: O ponto de entrada /themelist de WebDAV não suporta a acção de cópia directamente. Se detectar um erro ao copiar e colar pastas de temas em /themelist, efectue o seguinte:
    1. Copie a pasta do tema para o sistema de ficheiros local.
    2. Forneça um novo título ao tema, editando o ficheiro localized_locale.properties adequado na pasta de metadados. Se não alterar o título do tema, o portal irá apresentar vários temas com o mesmo título nas listas de selecção.
    3. Copie a nova pasta para a pasta /themelist.
    Após ter executado estes passos, o novo tema estará definido na base de dados do portal. Se não visualizar o novo tema nas portlets de administração do portal Temas e máscaras ou Propriedades da página, edite um tema localizado na lista e, em seguida, prima OK sem efectuar quaisquer actualizações. Este procedimento actualiza a lista de modelos de temas e o seu novo tema será apresentado. Como alternativa, pode também reiniciar o portal.

Resultados

Pode agora atribuir o tema a páginas, conforme requerido. Para personalizar o seu tema, edite os ficheiros de tema no WebDAV.

Para executar a personalização administrativa, por exemplo, no título, na descrição ou nos metadados do tema, continue a utilizar o ponto de entrada /themelist/. Para personalizar os modelos e os recursos estáticos, utilize o ponto de entrada /fs-type1/. Neste ponto, o tema continua a remeter para os mesmos pontos Default.jsp e de conteúdo dinâmico que o tema do WebSphere Portal.
Nota: Se ocorrer um problema ao utilizar o ponto de entrada /themelist/, experimente /themelist/all, uma vez que alguns clientes de WebDAV têm dificuldade na recepção sem all.