IBM WebSphere Portal 8.5: Assistência ao utilizador para administradores

Criar uma relação de agenciamento utilizando as portlets de administração

Pode configurar o agenciamento, utilizando as portlets de administração ou a linha de comandos.

Antes de começar

Certifique-se de que tem a configuração adequada antes de activar o agenciamento.
Espaço em disco
Antes de utilizar o agenciamento, certifique-se de que o subscritor tem memória suficiente para receber os dados agenciados do agenciador. Por exemplo, se pretender agenciar todas as bibliotecas, necessita de pelo menos o mesmo espaço no subscritor que a base de dados utilizada pelo agenciador.
Espaço de comutação
Certifique-se de que tem, pelo menos, a mesma quantidade de espaço de comutação atribuído ao servidor do subscritor que de memória física.
Agenciamento entre versões
O agenciamento entre versões é suportado entre as seguintes edições. O agenciamento de uma versão mais recente para uma versão anterior não é suportado:
  • WebSphere Portal versão 7.0.0.2 com CF26 ou superior.
  • WebSphere Portal 8.0.0.1 com CF09 ou superior.
  • WebSphere Portal 8.5 ou superior.
A biblioteca já existe no subscritor
Não é suportado o primeiro agenciamento numa biblioteca já existente. Se tentar efectuar o agenciamento de uma biblioteca num subscritor que já tenha uma biblioteca com o mesmo nome, ocorre um erro.
Biblioteca de grande dimensão com mais de 10.000 itens
Para agenciar uma biblioteca que contém mais de 10000 itens, actualize o tamanho máximo da pilha de Java utilizado pelo servidor da aplicação do portal no servidor de subscrição:
  1. No WebSphere Integrated Solutions Console, navegue até às definições de Java Virtual Machine.
    Servidor autónomo:
    Servers > Server Types > WebSphere application servers > WebSphere_Portal > Java and Process Management > Process definition > Java Virtual Machine
    Servidor em conjunto:
    System administration > Deployment manager > Java and Process Management > Process Definition > Java Virtual Machine
  2. Actualize o valor no campo Maximum Heap Size. É recomendado, no mínimo, um valor de 1024 MB.
  3. Faça clique em OK e, em seguida, guarde as alterações.

Sobre esta tarefa

Para configurar o agenciamento entre as bibliotecas de conteúdo da Web em duas aplicações do IBM® Web Content Manager, estabeleça uma relação entre um agenciador e um subscritor. O servidor de agenciamento contém os dados a replicar e o servidor de subscrição recebe os dados replicados.
Itens que podem ou não ser agenciados:
  • As alterações apenas ao nome ou descrição da biblioteca são agenciadas. As alterações a outras propriedades da biblioteca, como o acesso a uma biblioteca, não são agenciadas. Se pretender ter as mesmas definições em todas as bibliotecas agenciadas, terá de efectuar manualmente as mesmas alterações em quaisquer bibliotecas de subscritor.
  • Se o conteúdo de uma biblioteca (Biblioteca A) utilizar um item de outra biblioteca (Biblioteca B), terá de incluir ambas as bibliotecas no agenciador. Ao incluir ambas as bibliotecas, irá assegurar que todos os itens são correctamente agenciados.
  • Se apenas incluir a Biblioteca A no agenciador, quaisquer itens da Biblioteca A que façam referência a itens na Biblioteca B não serão agenciados. Também são gerados erros de agenciamento.
  • Se adicionar uma biblioteca a um agenciador após o agenciamento inicial, , é necessário fazer clique em Reconstruir para forçar a nova biblioteca a ser agenciada de imediato.
  • Se estiver a criar uma relação de agenciamento bilateral, terá de utilizar uma estratégia de agenciamento coerente. Por exemplo, se agenciar "Todos os itens", ambas as relações de agenciamento terão de agenciar "Todos os itens".

Procedimento

  1. Certifique-se de que o subscritor e o agenciador estão em execução e de que podem aceder um ao outro através de uma rede.
  2. No servidor do subscritor, inicie sessão no IBM WebSphere Portal.
  3. Aceda a Administração > Acesso > Cofre de credenciais e crie um compartimento de cofre de credenciais partilhado. O acesso atribuído ao utilizador para o cofre de credenciais tem de existir no subscritor e tem de ter acesso ao recurso virtual WCM REST SERVICE.
  4. Aceda a Administração > Conteúdo do Portal > Subscritores.
  5. Faça clique em Subscrever agora.
  6. Introduza o URL do agenciador no formato http://HostName:HostPort/WcmContextRoot. Por exemplo: http://authoring:10039/wps/wcm
    Nota:
    Ao efectuar o agenciamento a partir de um portal virtual:
    Utilizando o contexto do URL de um portal virtual:
    http://HostName:HostPort/wps/wcm/url_context
    Utilizando o nome do sistema central de um portal virtual:
    http://VirtualHostName:HostPort/wps/wcm
  7. Introduza um nome ao item do agenciador. Este nome é utilizado para o item do agenciador criado no servidor do agenciador. Introduza um nome que ajude a identificar a relação de agenciamento que está a criar. Este nome tem de ser exclusivo e não pode ser igual ao nome de um agenciador existente.
    Nota: Para reutilizar os nomes do agenciador de relações de agenciamento anteriormente eliminadas num subscritor, terá também de eliminar a mesma relação no agenciador.
  8. Introduza um nome para o item do subscritor. Este nome é utilizado para o item do subscritor criado no servidor do subscritor. Introduza um nome que ajude a identificar a relação de agenciamento que está a criar. Este nome tem de ser exclusivo e não pode ser igual ao nome de um subscritor existente.
  9. Seleccione o compartimento de cofre de credenciais criado anteriormente.
  10. Faça clique em Seguinte
    Agenciamento entre versões: Se agenciar para um servidor no qual a CF3 para o IBM WebSphere Portal não está instalada, os passos 11 e 12 são ignorados.
  11. Seleccione um modo de agendamento de agenciamento:
    • Configurado: Esta opção utiliza o modo configurado no serviço WCM WCMConfigService.
    • Automático: O agenciamento é agendado automaticamente, com base no intervalo de agenciamento configurado.
    • Manual: O agenciamento ocorre apenas quando solicitado, utilizando a portlet de administração.
  12. Seleccione a opção Actualize o agenciamento quando um par de agenciamento for criado para executar um evento de agenciamento único quando o par de agenciamento é criado com êxito. Não está relaccionado com quaisquer definições de configuração automáticas.
  13. Faça clique em Seguinte
  14. Seleccione as bibliotecas que pretende subscrever e o tipo de agenciamento. This information applies to CF09 and later
    Itens publicados:
    O agenciamento de itens publicados é geralmente utilizado ao agenciar para um servidor de simulação ou de apresentação. São agenciados os seguintes itens:
    • Publicado
    • Expirado

    Os itens de rascunho, os projectos, os modelos de projecto e os itens num projecto não são agenciados.

    Todos os itens:
    Utilize o agenciamento "Todos os itens" para agenciar gradualmente projectos para um servidor de simulação ou de apresentação, em vez de aguardar até que todos os itens num projecto atinjam um estado de publicado. São agenciados os seguintes itens:
    • Publicado
    • Expirado
    • Itens de rascunho
    • Projectos que contêm itens de rascunho guardados na biblioteca configurada. Consulte o tópico do Knowledge Center denominado Projects and syndication para obter mais informações.

    Os modelos de projecto não estão agenciados.

    Todos os itens e versões:
    O agenciamento "Todos os itens e versões" é geralmente utilizado ao agenciar entre servidores num ambiente de autoria. A selecção desta opção pode aumentar o tempo necessário para o agenciamento, uma vez que inclui versões e itens eliminados.

    São agenciados os seguintes itens:

    • Publicado
    • Expirado
    • Itens de rascunho
    • Projectos que contêm itens de rascunho guardados na biblioteca configurada. Consulte o tópico do Knowledge Center denominado Projects and syndication para obter mais informações.
    • Versões
    • Itens eliminados

    Os modelos de projecto não estão agenciados.

    Nota: Se a configuração de agenciamento for actualizada para alterar o tipo de agenciamento para ser mais restritivo, uma recompilação normal não remove itens agenciados anteriormente que estejam agora fora do âmbito. Por exemplo, os itens de rascunho no subscritor não são removidos se o tipo de agenciamento for alterado de "Todos os itens" para "Itens publicados". Pode ser utilizada uma opção Reconstruir com réplica para sincronizar totalmente a biblioteca no que respeita ao tipo de agenciamento que inclui a remoção de modificações do subscritor e itens agenciados anteriormente.
    Tabela 1. Acções de agenciamento num agenciador
    Acções no agenciador Tipo de agenciamento ou agenciador Reconstruir: Acção no subscritor Reconstruir com réplica: Acção no subscritor
    1. Actualizar itens activos no agenciador.
    Itens publicados
    1. Actualiza itens activos no subscritor.
    1. Actualiza itens activos no subscritor.
    1. Actualizar itens activos ou de rascunho no agenciador.
    2. Eliminar itens activos no agenciador.
    3. Restaurar itens activos no agenciador.
    Todos os itens
    1. Actualizar itens activos ou de rascunho no subscritor.
    2. Limpar itens no subscritor.
    3. Criar itens no subscritor.
    1. Actualizar itens activos ou de rascunho no subscritor.
    2. Limpar itens no subscritor.
    3. Criar itens no subscritor.
    1. Actualizar itens no agenciador.
    2. Eliminar itens no agenciador.
    3. Restaurar itens no agenciador.
    4. Eliminar itens no agenciador.
    Todos os itens e versões
    1. Actualizar itens no subscritor.
    2. Eliminar itens no subscritor.
    3. Restaurar itens no subscritor.
    4. Nenhuma acção.
    1. Actualizar itens no subscritor.
    2. Eliminar itens no subscritor.
    3. Restaurar itens no subscritor.
    4. Nenhuma acção.
    Tabela 2. Acções de agenciamento num subscritor
    Acção no subscritor Tipo de agenciamento ou agenciador Reconstruir: Acção no subscritor Reconstruir com réplica: Acção no subscritor
    1. Actualiza itens activos no subscritor.
    Itens publicados
    1. Nenhuma acção.
    1. Reverter itens activos no subscritor.
    1. Actualiza itens activos ou de rascunho no subscritor.
    2. Eliminar itens activos no subscritor.
    3. Restaurar itens activos no subscritor.
    Todos os itens
    1. Nenhuma acção.
    2. Adicionar itens no subscritor.
    3. Criar itens no subscritor.
    1. Reverter itens no subscritor.
    2. Adicionar itens no subscritor.
    3. Eliminar itens no subscritor.
    1. Actualiza itens activos ou de rascunho no subscritor.
    2. Eliminar itens activos no subscritor.
    3. Restaurar itens no subscritor.
    4. Criar itens no subscritor.
    5. Limpar itens no subscritor.
    Todos os itens e versões
    1. Nenhuma acção.
    2. Adicionar itens no subscritor.
    3. Eliminar itens no subscritor.
    4. Nenhuma acção.
    5. Nenhuma acção.
    1. Reverter itens no subscritor.
    2. Adicionar itens no subscritor.
    3. Limpar itens no subscritor.
    4. Limpar itens no subscritor.
    5. Nenhuma acção.
  15. Faça clique em Terminar.
  16. Para iniciar o agenciamento, faça clique em Actualizar subscritor.

Como proceder a seguir

Utilizar um proxy de segurança: A configuração de um par de agenciamento pressupõe que o nome do sistema central do subscritor utilizado pelo agenciador é igual ao nome do sistema central utilizado para aceder ao subscritor para executar o assistente.

No caso de um proxy de segurança estar colocado em frente a um conjunto de unidades do subscritor, este nome do sistema central é o nome do sistema central do proxy de segurança. O agenciamento tem de ser configurado directamente entre o agenciador e o subscritor e não através do proxy de segurança. Após a criação do par de agenciamento, o agenciador tem de ser editado e alterado manualmente para utilizar o nome do sistema central do subscritor efectivo, em vez do nome do sistema central do proxy de segurança. Sem este passo adicional, o agenciamento não ser+a bem-sucedido.